Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Agenda setting, pois nem tudo é Pentágono, WTC, NY -- 14/09/2001 - 16:34 (Anderson O. de Paula) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Talvez seja momento errado, amiga leitora, ou leitor, para falar sobre qualquer assunto não referente ao Pentágono e às torres gêmeas, World Trade Center, NY.



Entretanto, falarei de outro assunto, pois já estou cansado de tudo dessa semana, e acredito que você também esteja - pois os terrores já nos foram incutidos, talvez até se igualem às imagens dos cogumelos em Hiroshima e Nagasaki.



Mas que fique claro que ainda estou bastante chocado e preocupado, afinal tudo foi muito diabólico.



O fato é que vivemos uma crise ambiental. Incêndios florestais, extração predatória de madeira etc. (e bota etc. nisso!) são alguns exemplos do empobrecimento do Brasil e do mundo.



Alguns dados:

Brasil, área total de 8.547.404 Km2;

Mata Atlântica, em 1500, correspondia a 1.209.000 Km2, 15 % do território

nacional.

Em 1990, 91.408 Km2, 1,06 % do território nacional;

Hoje 86.289 Km2, 1 % do território nacional.



Obs: Atualmente a Mata Atlântica está sendo destruída no ritmo de 1 campo de futebol a cada 4 minutos. De 1985 a 1990 a média foi de 420 campos de futebol por dia; De 1990 a 1995 a média foi de 390 campos de futebol por dia.



Diante disso, uma pergunta insiste em sair de meus dedos para o teclado, e para a rede, e para você: "De onde vem a vida humana??"



Gênesis, que significa "livro das origens", narra que Deus criou o universo, a Terra, e tudo o que nela há, em sete dias, inclusive nós.



Santo Agostinho já dizia que "Deus nos ofertou dois livros: a Bíblia e a Natureza. O primeiro permite compreender o caráter sagrado do segundo".



Toda vez que o homem agride a Natureza, distancia-se de Deus, do sagrado, e agride a si mesmo.



Contudo, tratamos a Natureza como mero objeto, do qual a única utilidade é o lucro. Achamos que tudo é inesgotável e, portanto, damos "bananas" para as gerações futuras.



Se olhássemos a Natureza como nosso carro, casa, sofá, tapete da sala – que só pode pisar sem sapatos - certamente teríamos uma atitude mais reverenciosa a esses bens criados para a nossa felicidade.



Será que o homem não percebe que precisa da Natureza para fazer o que há de mais elementar, respirar?



Frei Betto escreveu que a nossa vida é uma respiração boca a boca com a Natureza: "Do nascimento à morte, jamais deixamos de respirar. Morreríamos se não absorvêssemos o oxigênio que nos é fornecido pelas plantas e algas dos oceanos. E, quando expiramos soltamos ar pelas narinas e pela boca, devolvendo gás carbônico à natureza. As plantas e os plânctons se nutrem de gás carbônico. Eis a respiração boca a boca".



Estamos cavando e já nos aproximamos dos sete palmos.



E, por assim dizer, pouco a pouco, isso poderá destruir toda a humanidade, é o neoterrorismo, talvez pior que o ocorrido nesse histórico 11 de Setembro.









Dados:



*Instituto Ambiente Vidágua - 2000

Anderson

andersonop@yahoo.com





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui