Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vale a pena ler de novo -- 25/06/2004 - 08:02 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Cuidado com a língua ou tecla





O burro e o cavalo pode ser algo preparado para o trabalho e para a batalha. No passado a vitória em muitas batalhas foi graças a cavalaria em parceria com toda uma logística baseada em burros e outros animais de carga. Todos cheios de vigor, mas controlados pelo freio.



O freio faz parte da brida que é um conjunto de correias que mantém o freio fixo na boca das cavalgaduras, preso às rédeas que se permiti guiar o animal.



Domado o animal, ele se torna um companheiro fiel. Alexandre, O Grande, prezava tanto Bucéfalo, sua montaria , que o homenageou dando seu nome a uma cidade da Índia.



Pois bem, o homem vem domando cavalos há milênios, sem grande dificuldade. Mas, no que diz respeito a refrear sua natureza imperfeita, não se pode dizer o mesmo. O díscipulo cristão Tiago observou: "Todos nós tropeçamos muitas vezes. Se alguém não tropeçar em palavra, este é homem perfeito, capaz de refrear também todo o seu corpo." (Tiago 3:2) É isso mesmo, pode alguém afirmar que nunca falou uma palavra impensada, ríspida ou agressiva ?



Por que então lutar para refrear a língua, se "ninguém da humanidade a pode domar"? (Tiago 3:8) Bem, sabendo o quanto é útil um cavalo domesticado, as pessoas não poupam tempo e esforço para doma-lo. O mesmo se aplica a língua. Quanto mais a "domesticarmos" ou controlarmos, maís útil ela será.



Escrever na Usina não é para qualquer autor.

Poucos adquiriram dominio absoluto ou domesticou suas teclas. À minima crítica a retaliação é cheia de rancor e intemperança. Bem diferenteque em sites controlados pois seriamos censurados antes da publicação. As críticas não passariam de alguns emails recebidos, e portanto sem conhecimento do público em geral.



Aqui na usina damos à cara pra bater e autor de baixa categoria, deleta texto, apela pra ignorância, xinga, esbraveja com palavras de baixo calão e se diz perseguido.



Tudo conversa pra sensibilizar incautos leitores, se pedirmos pra que publiquem as supostas ofensas, provavelmente essas não virão e se vierem, com certeza serão produtos de fraude.



Fiquei emocionado em saber que um autor felizmente está deletando textos e deixando este espaço a procura de sites controlados.



Prova sua incompetência, pois, quem escreve, escreve para o mundo, escreve para sempre. Se erra, retrata-se, portanto, é humilde. Tem cacife para dar a volta por cima. É por isso que digo: Todos querem escrever, mas poucos nasceram para isso. A parte que me cabe, escrevo o que tenho no coração.



Logicamente que em site controlado o autor passará por correção e censura, inclusive no português,iliminando erros, porém, não com o valor dos aqui postados, pois vão ao ar imediatamente levando ao leitor a verdadeira personalidade do autor e logicamente seu grau de instrução.



Porisso digo que conheço personalmente todos os autores que com constância escreve nesta Usina.

Muitos deles ao longo dos meses foram aperfeiçoando técnicas de escritos, portanto ajeitando sua personalidade para melhor, enquanto que outros poucos decairam ao ponto de deletar, conforme já disse, 90% de seus escritos. E devia deletar mais 90% dos 10% restantes e olha que ainda sobraria muita banalidade.





Nunca devemos esquecer que palavras bem pensadas são ternas - levantam o ânimo de amigos, de colegas de trabalho e de parentes. (Provérbios 12:18) São expresões que tornan a vida mais agradável para as pessoas que convivem conosco, mesmo virtualmente. Mas a língua sem freio cria situações difíceis. Bem que a Bíblia adverte:Quem guarda...a língua evitará muitos apertos. (Provérbios 21:23) Refrearmos a língua resulta em bem tanto para nós como para os que nos ouvem e leem.



Há um provérbio que diz; "Cuida-te do que dizes e escreves, as palavras ficam para sempre".



É através da palavra, escrita ou falada que se conhece um homem e seus valores, sem distinção de cor, religião etc.



Aqueles que nunca escreveram neste site, pense bem antes de iniciar, para que no futuro não passe pelo vexame de ter de abandona-lo expondo-se ao opróbrio público.



Don Cuervo

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui