Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Metas de governo de Ronaldo Carvalho exigem mudança radical -- 30/06/2004 - 12:32 (Humberto Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendo o programa de governo do candidato a prefeito de Sta. Rita do Sapucaí, Ronaldo carvalho (PSDB), que se encontra disponível na internet, percebo um plano de metas muito bem estruturado e uma correta ação política administrativa. Mas será que esse plano de metas que visa o desenvolvimento do município é realizável? Mesmo depois de 16 anos em que a cidade foi bombardeada por administrações pífias e desastradas é possível alcançar a recuperação dos níveis econômicos e sociais que Sta. Rita do Sapucaí detinha anteriormente? Será possível recolocar o município santa-ritense como um dos melhores municípios mineiros em termos de administração pública como era visto antes dos anos jeffinianos?

Essas perguntas são difíceis de responder. Pois, afinal, Ronaldo Carvalho não seria louco de tentar chegar ao principal posto da cidade novamente se não acreditasse ser possível recuperar o que foi destruído ao longo dos penosos 16 anos em que Jefferson Gonçalves Mendes, conhecido como Jeffinho, realizou a frente da grande maioria desse tempo.

As contas da administração jeffiniana estão pendentes até hoje e nada foi feito. Há suspeitas de evidências de corrupção desenfreada e endêmica por parte de funcionários da mais alta confiança do atual prefeito. Os absurdos que foram praticados por esses anos são eloqüentes. O mandatário atual em sua visão tosca, perturbada, irresponsável e bitolada levou o município de Sta. Rita do Sapucaí ao caos absoluto.

É repetitivo dizer que ruas e vielas estão sem calçamento há anos. O sistema de esgoto é praticamente inexistente, além de ser arcaico. Animais como vacas, bois, cavalos etc a solta pelas ruas da cidade são uma rotina. As indústrias do finado Vale da Eletrônica não mais existem. Atualmente Itajubá se julga o Vale da Eletrônica.

A administração direitista do lorde Jeff, completamente abestalhada, se dá na velha e asquerosa política da troca de favores. Não bastasse sua manipulação junto as comunidades carentes feitas através do puro paternalismo, o cenário que será entregue ao futuro prefeito é horripilante e assombroso.

Sem dinheiro no caixa e sem infra-estrutura adequada para iniciar novos trabalhos, a missão da próxima administração promete ser sombria. Tudo isso devido a uma gigantesca irresponsabilidade fiscal, administrativa e política praticada pelos mandos e desmandos da administração jeffiniana.

Boa vontade e disposição para mudar o quadro não faltam a Ronaldo Carvalho. Mas para mudar a situação, além de demandar uma imensa vontade de trabalho, necessita de muita inteligência e coragem para emplacar um novo modo de governar.

Eficiência e visão de futuro Ronaldo Carvalho tem de sobra. Não é preciso lembrar a sua administração da década de 70, que verdadeiramente iniciou o Vale da eletrônica. Mas o momento é de suma preocupação.

Entendo eu que as grandes transformações que Ronaldo Carvalho quer impingir ao desenvolvimento da cidade com as construções de um Centro de Eventos, de uma nova rodoviária, de novas galerias pluviais etc requerem parcerias com os governos do estado e da União. Outros projetos na área da agricultura, meio ambiente, cultura e esporte são possíveis de serem feitos só com recursos da prefeitura.

A melhoria do atendimento a população na área da saúde, que deve ser prioridade de qualquer governo, e que se encontra jogado as traças, tem avanços infindáveis se existir uma política de saúde preventiva. E isso faz parte do plano de governo. Essa política de saúde preventiva é de fácil realização visto que não precisa de grandes aportes financeiros para tocar esse programa. Já a modernização do hospital e dos postos de saúde depende e muito de parcerias com os governos federal e estadual.

Em suma as metas que dependem apenas de recursos próprios são passíveis de realização e concretização. Já as metas que dependem de parcerias do governo estadual e federal é complicado afirmar suas conclusões, visto que nem sempre o repasse é cumprido com rigidez, como deveria ser.

O principal desafio para transformar Sta. Rita do Sapucaí num celeiro de empregos e qualidade de vida passa em conseguir varrer para bem longe do município os vícios que a administração jeffiniana deixou em todos cantos. Esse será o grande desafio da futura gestão Ronaldo Carvalho, se confirmada em outubro próximo a vitória dele na eleição.

A criação de novos empregos pode ser resolvida com muita criatividade. Exemplo disso é o estado do Paraná. O governo de Roberto Requião ao contrário do antecessor Jaime Lerner passou a priorizar as pequenas e micro-empresas. Com a isenção dada pelo governo paranaense as essas empresas do ICMS o índice de emprego quase dobrou. E isso Ronaldo Carvalho poderá fazer aplicando essa política com a isenção do ISS, como faz parte do seu plano de governo.



Humberto Azevedo

Jornalista no Distrito Federal
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui