Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A arte de fazer um jornal diário -- 03/07/2004 - 22:31 (Flavia.s) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A interferência da pressão econômica nos jornais e na vida e texto do repórter vem sendo um fator decisivo para a perda de credibilidade do jornalismo impresso. Alguns fatores contribuem para a crise instaurada. O impresso nos últimos tempos vem perdendo espaço para outros meios, tal qual a Internet. Na era da informação as pessoas, principalmente os jovens preferem outro tipo de leitura. Pesquisas revelaram que leitores buscam por notícias instantâneas e enxutas de rápida absorção, por isso, os jornais estão cada vez mais factuais e menos apurativos.

Outro destaque, segundo Noblat , envolve a concentração de veículos de comunicação nas mãos de poucos donos conspirando contra o jornalismo de qualidade. Isso representa uma seria ameaça ao pluralismo de opiniões. O autor acrescenta ainda que as empresas adotam uma política de cortar gastos para sobreviver as periódicas crises econômicas que assolam o mundo . “Por toda à parte, as redações são vistas pelos donos e administradores de empresas jornalísticas como sorvedouros de recursos, pendularias e alvos prioritários de medidas de economia. As redações não estão apenas jovens. Estão cada vez mais enxutas - e, por extensão, sobrecarregadas.” O trabalho do repórter anda cada vez mais limitado, deve seguir o seguinte lema: “ Suprimam o trecho “de uma ponta a outra”. Se digo que as crises assolam o mundo, subtende-se que me refiro ao mundo todo. A síntese é uma virtude a ser perseguida sem descanso. Escrever é cortar , corta, cortar.”

Atentando agora para a questão de que o modelo dos jornais está em xeque, impera entre os donos de jornais um medo de mudança em todos os sentidos. Quando entendemos que é o conteúdo que aumenta a venda de um jornal e que reformas são necessárias, o autor do livro cita o exemplo da mudança radical do Correio Braziliense . A reforma deste jornal iniciada em fevereiro de 1994 é um caso a ser seguido por outros veículos impressos, mostrando que a independência editorial de um jornal resulta da independência econômica da empresa que o edita e dos valores que a orientam .



Baseado no Livro A arte de fazer um jornal diário de Ricardo Noblat
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui