Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um equívoco Sr. Freitas -- 05/07/2004 - 20:06 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Pode ele ser um batista, um assembleísta, um metodista, um adventista, ou mesmo uma testemunha de Jeová; só na igreja dele ocorre o verdadeiro encontro com Jesus





Por Freitas







A questão não é encontrar Jesus,

A questão e seguir Jesus









"Católico por tradição;

Evangélico por emoção;

Testemunha de Jeová por convicção".









“SE ALGUÉM quer vir após mim, repudie-se a si mesmo e apanhe a sua estaca de tortura, dia após dia, e siga-me continuamente.” (Lucas 9:23) Pescadores humildes e um desprezado cobrador de impostos aceitaram prontamente este convite. Abandonaram tudo para seguir Jesus. — Mateus 4:18-22; Lucas 5:27, 28.



Por que alguns se refreiam de aceitar o convite de Jesus e de se dedicar a Jeová Deus? Deve-se admitir que aqueles que não foram criados com o conceito judaico-cristão do monoteísmo talvez precisem de bastante tempo para conseguir entender plenamente que existe um Criador todo-poderoso e que ele é uma pessoa. No entanto, mesmo depois de se terem convencido de que Deus é real, alguns se esquivam de seguir as pisadas de Jesus. Talvez temam o que seus parentes e amigos possam pensar deles se se tornarem Testemunhas de Jeová. Outros, que perdem de vista a urgência dos tempos em que vivemos, se empenham na busca de fama e de fortuna. (Mateus 24:36-42; 1 Timóteo 6:9, 10) Qualquer que seja o caso, os que continuam a adiar sua decisão de se tornarem seguidores de Jesus podem aprender uma lição do relato sobre Nicodemos, um rico governante judeu dos dias de Jesus.



Abençoado com oportunidades maravilhosas



Apenas cerca de seis meses depois de Jesus ter iniciado seu ministério terrestre, Nicodemos reconheceu Jesus como ‘instrutor vindo de Deus’. Impressionado pelos milagres que Jesus fizera pouco antes em Jerusalém na Páscoa de 30 EC, Nicodemos veio, sob o manto da noite, para confessar sua crença em Jesus e para saber mais sobre este instrutor. Jesus disse então a Nicodemos uma profunda verdade referente à necessidade de ‘nascer de novo’ para poder entrar no Reino de Deus. Nesta ocasião, Jesus disse também: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” — João 3:1-16.



Nicodemos, como governante dos judeus e instrutor em Israel, tinha bom conhecimento da Palavra de Deus. Também, é evidente que ele era muito perspicaz, pois identificou Jesus como instrutor enviado por Deus. Nicodemos estava interessado em assuntos espirituais e era humilde — algo incomum. Quão difícil deve ter sido para um membro da corte suprema dos judeus reconhecer que o filho dum carpinteiro humilde era um homem enviado por Deus! Todas essas qualidades são inestimáveis para quem deseja ser discípulo de Jesus.



O interesse de Nicodemos neste homem de Nazaré aparentemente não diminuiu. Dois anos e meio mais tarde, na Festividade das Barracas, Nicodemos assistiu a uma reunião do Sinédrio. Naquela ocasião, Nicodemos ainda “era um deles”. Os principais sacerdotes e os fariseus mandaram oficiais prender Jesus. Esses voltaram e relataram: “Nunca homem algum falou como este.” Os fariseus começaram a menosprezá-los: “Será que também vós fostes desencaminhados? Será que um só dos governantes ou dos fariseus depositou fé nele? Mas esta multidão, que não sabe a Lei, são pessoas amaldiçoadas.” Nicodemos não conseguiu mais se conter. Disse: “Será que a nossa lei julga um homem sem que primeiro o tenha ouvido e venha a saber o que ele está fazendo?” Passou então a ser alvo de crítica dos outros fariseus: “Será que tu também és da Galiléia? Pesquisa e vê que nenhum profeta há de ser levantado da Galiléia.” — João 7:1, 10, 32, 45-52.



Uns seis meses mais tarde, no dia da Páscoa de 33 EC, Nicodemos viu o cadáver de Jesus ser retirado da estaca de tortura. Juntou-se a José de Arimatéia, outro membro do Sinédrio, na preparação do cadáver de Jesus para o enterro. Para isso, Nicodemos trouxe “um rolo de mirra e aloés”, pesando cerca de 100 libras romanas, equivalentes a uns 33 quilos, o que representava uma considerável soma em dinheiro. Ele também tinha de ter coragem para ser identificado com “esse impostor”, como seus colegas fariseus chamavam Jesus. Preparando rapidamente o cadáver de Jesus para o enterro, os dois o colocaram num novo túmulo memorial que ficava ali perto. Nem mesmo neste momento, porém, Nicodemos é identificado como discípulo de Jesus! — João 19:38-42; Mateus 27:63; Marcos 15:43.



Por que ele não agiu



No seu relato, João não revela por que Nicodemos se esquivou de ‘apanhar a sua estaca de tortura’ e de seguir Jesus. No entanto, deixa alguns indícios que podem explicar a indecisão deste fariseu.



Em primeiro lugar, João salientou que aquele governante judeu “veio [a Jesus] de noite”. (João 3:2) Certo erudito bíblico sugere: “Nicodemos veio de noite, não por medo, mas para evitar as multidões que teriam interrompido sua entrevista com Jesus.” No entanto, João chama Nicodemos de “o homem que viera a [Jesus] pela primeira vez de noite” no mesmo contexto em que diz que José de Arimatéia “era discípulo de Jesus, mas em secreto, por temor dos judeus”. (João 19:38, 39) Por isso, é provável que Nicodemos tenha visitado Jesus sob o manto da noite por “temor dos judeus”, assim como outros nos seus dias temiam ter algo que ver com Jesus. — João 7:13.



Você tem adiado a decisão de se tornar discípulo de Jesus por causa do que seus parentes, seus amigos ou seus colegas poderiam dizer? “Tremer diante de homens é o que arma um laço”, diz um provérbio. Como lidar com este temor? O provérbio prossegue: “Mas quem confia em Jeová será protegido.” (Provérbios 29:25) Para desenvolver esta confiança em Jeová, você terá de sentir na sua própria vida o apoio divino, quando estiver em sérios apuros. Ore a Jeová e peça que lhe dê coragem para tomar decisões, mesmo que pequenas, referentes à sua adoração. Aos poucos, sua fé e sua confiança em Jeová aumentarão a ponto de você poder tomar decisões maiores em harmonia com a vontade de Deus.



A posição e o prestígio de Nicodemos como membro da classe governante talvez também o impedissem de dar o passo importante de negar a si mesmo. Naquela época, ele possivelmente ainda tinha forte apego à sua posição como membro do Sinédrio. Hesita você em se tornar seguidor de Cristo porque poderia perder uma posição de prestígio na sociedade ou teria de sacrificar certas perspectivas de promoção? Nada disso se compara com a distinção de poder servir ao Altíssimo do Universo, que está disposto a satisfazer nossos pedidos em harmonia com a vontade dele. — Salmo 10:17; 83:18; 145:18.



Outro possível motivo da procrastinação de Nicodemos pode ter tido que ver com sua riqueza. Sendo fariseu, talvez tivesse sido influenciado por outros, “que eram amantes do dinheiro”. (Lucas 16:14) Ele tinha condições de comprar um rolo dispendioso de mirra e aloés, o que confirma sua riqueza. Alguns adiam hoje a decisão de assumir as responsabilidades de cristão devido à ansiedade quanto aos seus bens materiais. No entanto, Jesus admoestou seus seguidores: “Parai de estar ansiosos pelas vossas almas, quanto a que haveis de comer ou quanto a que haveis de beber, ou pelos vossos corpos, quanto a que haveis de vestir. . . . Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas outras coisas vos serão acrescentadas.” — Mateus 6:25-33.



Ele tinha muito a perder



É interessante que o relato sobre Nicodemos, que ocorre só no Evangelho de João, não conta se ele acabou se tornando seguidor de Jesus ou não. Segundo certa tradição, Nicodemos tomou posição a favor de Jesus, foi batizado, tornou-se alvo da perseguição judaica, perdeu sua posição e finalmente foi banido de Jerusalém. Qualquer que tenha sido o caso, uma coisa é certa: Ele tinha muito a perder com sua procrastinação enquanto Jesus estava aqui na Terra.



Se tivesse começado a seguir Jesus na época do seu primeiro encontro com o Senhor, Nicodemos poderia ter-se tornado um discípulo achegado dele. Com o conhecimento, a perspicácia, a humildade e a percepção das necessidades espirituais que Nicodemos tinha, ele poderia ter-se tornado um discípulo notável. Poderia ter ouvido os empolgantes discursos feitos pelo Grande Instrutor, aprendido lições vitais das ilustrações de Jesus, presenciado espantosos milagres realizados por ele e obtido força da admoestação de despedida que este deu aos seus apóstolos. Mas perdeu tudo isso.



A indecisão de Nicodemos significou uma enorme perda para ele. Esta incluiu o cordial convite de Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e achareis revigoramento para as vossas almas. Pois o meu jugo é benévolo e minha carga é leve.” (Mateus 11:28-30) Nicodemos perdeu a oportunidade de sentir literalmente este revigoramento da parte de Jesus!



Que dizer de você?



Desde 1914, Jesus Cristo exerce o poder como Rei do Reino celestial de Deus. Predizendo o que aconteceria durante a sua presença, entre outras coisas, ele disse: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” (Mateus 24:14) Antes de vir o fim, terá de realizar-se esta pregação mundial. Jesus Cristo se agrada de que humanos imperfeitos participem nela. Você também pode participar nesta obra.



Nicodemos reconheceu que Jesus veio de Deus. (João 3:2) Por estudar a Bíblia, você também pode ter chegado a uma conclusão parecida. Talvez tenha feito mudanças no seu modo de vida para se harmonizar com as normas bíblicas. Quem sabe esteja até mesmo freqüentando as reuniões das Testemunhas de Jeová para obter mais conhecimento da Bíblia. Merece ser elogiado por tais esforços. No entanto, Nicodemos tinha de ir além de apenas reconhecer que Jesus fora enviado por Deus. Precisava ‘repudiar a si mesmo e apanhar a sua estaca de tortura, dia após dia, e seguir a Jesus continuamente’. — Lucas 9:23.



Tenha bem em mente o que o apóstolo Paulo nos diz. Ele escreveu: “Cooperando com ele, também nós instamos convosco para que não aceiteis a benignidade imerecida de Deus e desacerteis o propósito dela. Pois ele diz: ‘Num tempo aceitável te ouvi e num dia de salvação te ajudei.’ Eis que agora é o tempo especialmente aceitável. Eis que agora é o dia de salvação.” — 2 Coríntios 6:1, 2.



Agora é o tempo para você cultivar uma fé que o induza à ação. Com este objetivo, medite naquilo que estuda na Bíblia. Ore a Jeová e peça-lhe ajuda para ter tal fé. Ao passo que sentir a mão ajudadora dele, seu apreço e amor por ele o induzirão a querer ‘repudiar a si mesmo e apanhar a sua estaca de tortura, dia após dia, e seguir a Jesus continuamente’. Vai começar a agir? Ou vai continuar pensando que todas as religiões são iguais.











Don Cuervo









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui