Usina de Letras
Usina de Letras
256 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->20 motivos para votar em Lula-Laite -- 18/09/2001 - 15:52 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“O PT não pode ser um novo talibã” – alerta Cristóvam Buarque no Jornal do Brasil de hoje, 18 de setembro. É verdade. Jorge Amado já havia alertado sobre o saco de gatos que se tornou o PT, em seu livro de memórias “Navegação de Cabotagem”, se referindo principalmente aos radicais que se escondiam sob aquela sigla. Os talibãs caboclos.



Nos últimos tempos, o PT passou a ser rosa em São Paulo, com Marta, e amarelo em Curitiba, onde quase emplacou um prefeito. Se o PT hoje é mesmo light, será que Lula-Laite teria também mudado da água para o mojito?



Nas últimas eleições votei em Cristóvam. Por causa do seu Bolsa-Escola e do trânsito que prima pelo direito do pedestre, implantados no DF pelo seu governo. Nas próximas eleições votarei em Lula-laite se...



1. Se prometer fazer uma revisão de todos os salários e pensões no Brasil (obviamente, os salários públicos), estabelecendo o valor máximo de R$ 10.000,00 para o Presidente, o Congresso e o STF. Todos os demais funcionários públicos receberão salários abaixo daquele teto, dentro de um escalonamento hierárquico. A medida, como todas as que seguem abaixo, será levada para aprovação popular, mediante plebiscito.



2. Se prometer levar água para todo o Polígono da Seca, mediante aquedutos nacionais que captarão água do Rio Tocantins e do Rio Amazonas, tornando rios perenes, além da criação de novos rios e enormes lagos, para o desenvolvimento da agroindústria e da piscicultura. O plano matará de vez a fome e o gasto governamental em levar cestas básicas para a região, que muitas vezes são desviadas por motivações políticas ou, até, particulares. Além de produzir um superávit que poderá ser colocado no comércio internacional. Aliás, por que a transposição do Rio São Francisco nunca sai do papel?



3. Se prometer a diminuição de taxas e impostos, que será possível com a redução de salários e pensões dos marajás (item 1.). A medida permitirá um maior desenvolvimento de micros e pequenas empresas, 80% das quais fecham após 2 a 3 anos de existência.



4. Se prometer implantar, em todas as áreas metropolitanas, um projeto de erradicação de favelas, não necessariamente dos moradores. Os “condomínios horizontais”, digamos assim, hoje existentes, seriam substituídos por “condomínios verticais”, para obtenção de maior espaço para a construção de escolas, postos policiais, farmácias, padarias, clubes etc.



5. Se prometer mandar fazer uma auditoria internacional para apurar a dívida externa brasileira. As alterações encontradas serão levadas a foro internacional competente, para endosso ou não do atual valor existente.



6. Se prometer que, nas universidades públicas, os alunos com renda familiar acima de um certo teto, digamos R$ 2.000,00, pagarão algum valor, por menor que seja. Os de alto poder aquisitivo, pagarão pelo menos 50% das mensalidades. O dinheiro será carreado unicamente para pesquisas científicas, aumento de salários de professores e melhora das condições de nossas universidades, muitas hoje caindo aos pedaços. Hoje, os filhinhos de papai, com carrões importados e boinas de Guevara, pululam em nossas universidades sem dar nada em troca.



7. Se prometer que vai promover uma parceria universidade-empresa, com o fim exclusivo de incrementar a pesquisa científica.



8. Se prometer que o ensino de 1º e 2º graus será ministrado em tempo integral a nossas crianças e adolescentes, que permanecerão o dia todo na escola, onde terão ensino regular, prática de esportes, alimentação, e onde farão os deveres de casa nas bibliotecas.



9. Se prometer que vai desindexar os contratos relacionados com as privatizações realizadas por FHC. Hoje, como reza o vil contrato, há pelo menos 1 aumento anual, enquanto a população brasileira, de modo geral, não tem qualquer tipo de aumento há mais de 7 anos.



10. Se prometer que vai eliminar os índices de correção que só o Governo pode ter (TR etc.). Se vivemos em um sistema econômico, como diz FHC, em que não pode haver correção monetária, não há justificativa para que somente o Governo faça esse tipo de correção. Os contratos devem apenas prever um índice de juros e multas.



11. Se prometer acabar com o atual crime de usura do sistema bancário, estabelecendo tetos máximos de cobrança de juros ao mês. Não é possível que a população receba rendimentos mensais pela poupança da ordem de 0,5% mais uma mixaria, enquanto paga juros por empréstimos bancários e cheques especiais da ordem de 10 a 15% ao mês.



12. Se prometer uma revisão completa dos valores de abatimento para cálculo do Imposto de Renda (dependentes, educação etc.), incluindo os gastos com educação em geral, como cursos de idiomas e cursos técnicos, como computação. Hoje, somente os cursos regulares pagos é que podem ser abatidos – mesmo assim, num limite irrisório.



13. Se prometer construir uma biblioteca em cada bairro, em cada cidadezinha do interior, que serão implementadas mediante cooperação com as prefeituras, ONGs e a comunidade em geral, incluindo uma ampla campanha de doação de livros.



14. Se prometer incrementar o turismo ecológico no Pantanal e na Amazônia, com propaganda através das embaixadas espalhadas pelo mundo todo. O programa aumentará o número de empregos em nosso país, além de aumentar o ingresso de divisa estrangeira. Afinal, depois do atentado a Nova Iorque, ver um jacaré no Pantanal é muito mais seguro do que ir à Disney.



15. Se prometer, através do Ministério da Educação, a incrementação do ensino de música em nossas escolas de 1º e 2º graus, como o antigo “canto orfeônico”, para divulgação de nossa música folclórica e popular, além do hasteamento da Bandeira e canto do Hino Nacional uma vez por semana.



16. Se prometer cortar todo tipo de verba destinada a horas extras de trabalho público, bem como de passagens nacionais e internacionais que não têm nenhuma finalidade prática a não ser fazer turismo com o dinheiro público. Somente com esse dinheiro, daria para fazer um concurso público para chamar 70.000 funcionários, com salários de R$ 1.800,00 ao mês.



17. Se prometer acabar com a farra dos pedágios nacionais, em que o atual Governo doou o filé mignon às concessionárias, depois de gastar bilhões na pavimentação, deixando a maior parte de nossas estradas ao deus-dará. Se prometer fazer uma racionalização na cobrança de pedágios, p. ex., na Via Dutra, entre São Paulo e Rio, há 4 pedágios; quem fizer o percurso completo, pagará no máximo 2 vezes o atual valor, não quatro; quem passar por três pedágios, pagará 1,5 e assim por diante. Além de fazer a manutenção da estrada sob sua custódia, cada concessionária fará reparos em outra rodovia, de igual percurso, sem cobrar pedágio.



18. Se prometer fazer um governo de transparência ideológica, refutando todas as formas de autoritarismo, como dualidade de poder. Se prometer não dar cobertura a terroristas, como as FARC, o que ocorreu no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no início de 2001. Da mesma forma, não deverá dar guarida nem apoio aos excessos praticados pelo MST, muitas vezes verdadeiras ações revolucionárias, para não dizer terroristas. Se prometer unir o povo brasileiro sob a mesma bandeira do desenvolvimento em geral, sem querelas de facções, como as observadas nos últimos anos, quando de um lado a população comemora o 7 de setembro dos desfiles, e do outro um grupo prima pela contestação sistemática contra tudo, o tal “Grito dos Excluídos”. Ou será que Lula-Laite, no poder, irá comemorar o Dia da Independência com os “excluídos”, no molde da política demagógica utilizada por Jango, quando fazia comícios para sublevar marinheiros?



19. Se prometer fazer uma ocupação efetiva da Fronteira Norte e Centro-Oeste de nosso País, para que nossa biodiversidade e riqueza mineral na área não sejam contrabandeadas para o estrangeiro. Para isso, deverá ser implementado o antigo projeto do Calha Norte, com a instalação obrigatória na área de todos os ministérios então previstos, não só dos “recos” do Exército.



20. Se prometer implantar no serviço público software de código aberto, como já é adotado por muitas entidades públicas, para que não se tenha que pagar altíssimo valor pelo uso dos atuais sistemas de informatização.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui