Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Raiva -- 13/07/2004 - 00:35 (Bruno César Artuzo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Raiva ?





Prefácio : Se tiver raiva dentro de ti , ache-a , analise-a , cure-a , sane-a , corrija as raivas semeadas , ou humilde-se e empobreça para sempre.





Que provem de onde veio a raiva ?

Que provem para onde ela leva ?

Que provem que excesso de raiva não é falta de amor ?

Que provem que a raiva não há um princípio de ódio , por pequeno que seja ?





Que provem o quanto de ódio há no mundo ?

Que digam o quanto de amor será o suficiente para convertê-los ?

Que provem que o ódio não nascera da raiva ?

Que provem que a miséria não veio da raiva de alguém ?





Que provem que a injustiça não veio da raiva arrogante de algum ensinador ?

Que provem que o mundo não acabará em ódio ?

Que provem com mais carnificinas para provar o quanto de amor há nas pessoas ?

Que provem que o pecado veio da maça e não da essência do homem ?





Que provem se há beleza e amor atrás do ódio ?

Que provem que não somos quase iguais aos animais irracionais , nos quais agem por instinto e raiva à concorrência , seja ela qual for ?

Que provem quem tem mais culpa , o ensinador da raiva ou o propagador ?

Que provem que até o estágio final da raiva , o ódio , o dono nela não semeou sementes de ódio em dezenas de plantações ociosas alheias ?





Que provem que não semeiam raiva nos corações de nossas futuras crianças ?

Que provem que nossos futuros ódios e misérias não estão nessas sementes presentes ?

Que provem o quanto de raiva pregou o mais amado ?

Que provem o quanto de raiva às indiferenças as religiões pregam ?





Que provem que alguns tipos de raiva nasceram do vaso do diferente , e não do vaso do respeito a diferença ?

Que provem que há amor o suficiente em quem guarda enrustida a raiva a algum tipo de diferença ?

Que provem que na arte bem empregada , na cultura bem ensinada , na educação bem feita , nos salários dignos a todos cidadãos ,nos direitos civis respeitados e igualitários à todos , à justica imparcial e justa , na respeitabilidade constitucional , na empregabilidade da moral e ética , e portante , que provem onde há espaço para o nascimento do ódio corrompedor neste vaso de valores ?

Que provem que vale mais a pena cultivar a raiva do que esperança ?

***

Me despeço na recusa em aceitar a irrelevância histórica que dão à infância humana. Pode ser na literatuda ou no conceito clínico dos mais sórdidos , porém nunca irrelevante , uma preocupação doentia pelos aspectos da infância , como princípio e fim do destino humano.

Nenhuma atitude destas citadas nas perguntas acima pode conduzir , no devido tempo , ao bom caminho de uma nova verdade. A corrente dos acontecimentos mundiais , em toda sua legalidade histórica, é alimentada pelas energias e pensamentos de sucessivas gerações . E cada geração traz à corrente histórica de sua versão particular de um conflito inescapável ; o conflito com a ‘’pré-história ‘’ individual . Estes conflitos - raiva , ódio , miséria , negligência , vilolência , falta de amor , e outros - ajudam a conduzir o homem para coisas assombrosas que realiza , e nele está também sua destruição. É a condição de ser da humanidade , e a causa primeira de sua infinita desumanidade.



Bruno César Artuzo 30/06/2004 bcaultradom@homail.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui