Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESTOU COM O ROBERTO DRUMMOND E NÃO ABRO ,(CONTINUO...) -- 13/07/2004 - 17:47 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESTOU COM O ROBERTO DRUMMOND(SAUDADE)E NÃO ABRO .

(artigo publicado no jornal CIDADE DE UBÁ em

15 de agosto de 1993.Mas... Parece que foi hoje...)



MISÉRIA, FOME, MENORES ABANDONADOS, SEM TETOS,SEM TERRAS, PROSTITUIÇÃO DE MENORES, EXPORTAÇÃO DE TRAVESTIS, EXÔDO DE JOVENS BRASILEIROS, FALTA DE ESPERANÇA, ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS, DE PC,COLLOR & CIA LTDA, LATIFÚNDIO IMPRODUTIVO, FAVELIZAÇÃO, MEDO,O FANTASMA DO DESEMPREGO -TIRANDO OUTROS, LUCRO DOS ESPECULADORES A EXPLORAÇÃO DOS POBRES. ISTO É DEMOCRÁTICO?

É DEMOCRÁTICO PODER DIZER : EU TENHO FOME", "EU NÃO TENHO ONDE MORAR", PREMIAR UMA MINORIA PUNINDO A GRANDE MAIORIA DO POVO?

QUE EXISTE UM BRASIL DE PRIMEIRO MUNDO,SABEMOS.

MAS SABEMOS QUE EXISTEM OUTROS BRASIS, DE TERCEIRO, DÉCIMO, DE DÉCIMO QUINTO MUNDOS.

O TEXTO MONTADO ACIMA É DE TRECHOS DO ARTIGO DO ESCRITOR MINEIRO ROBERTO DRUMMOND, PARA O JORNAL HOJE EM DIA , DE 18.07.1993 E QUE SE INTITULA "COM FIDEL CASTRO".

ESTOU COM ROBERTO E NÃO ABRO, FALEI PESSOALMENTE PRA ELE QUANDO CAMINHAVA PELA SAVASSI,QUANDO ELE DIZ ESTAS VERDADES, NO MOMENTO EM QUE NA CONFERÊNCIA ÍBERO-AMERICANA REALIZADA EM SALVADOR EM PRINCÍPIOS DE JULHO ENTRE OS ESTADISTAS QUE VISITAVAM O BRASIL, SAIU: CUBA NÃO É UMA DEMOCRACIA E O PRESIDENTE MENEN, DA ARGENTINA, FOI O QUE MAIS ATACOU FIDEL.

ROBERTO CONTINUA: NA FAMOSA PLAZA DE MAYO EM BUENOS AIRES, VIU UMA MULHER FAZENDO GREVE DE FOME CONTRA A POLÍTICA ECONÔMICA DE MENEN. E ELE QUESTIONA : SERÁ QUE A POLÍTICA ECONÔMICA DE MENEN, IMPOSTA AUTORITARIAMENTE AOS ARGENTINOS, É DEMOCRÁTICA?" "SERÁ QUE É?", REFORÇA.

CONCORDO COM O AUTOR DE HILDA FURACÃO , DE QUENÃO QUER IMPORTAR O MODELO CUBANO PARA O BRASIL , DE QUE NÓS BRASILEIROS ENCONTRAREMOS UMA SAÍDA QUE SERÁ DIFERENTE DA SOLUÇÃO CUBANA.

ESTIVE,RICARDO, NAQUELE PAÍS A PRIMEIRA VEZ EM 1988 E A SEGUNDA EM 1991(OUTRAS VEZES VIERAM). DÁ PARA FAZER MINHAS, AS PALAVRAS DE DRUMMOND PELO QUE ALI PUDE VER, SENTIR , OBSERVAR E DEPOIS ANALISAR.

ASSIM, ADMIRO A SERIEDADE DE FIDEL CASTRO, ADMIRO A HONESTIDADE DE FIDEL, ADMIRO A CORAGEM COM QUE FIDEL CASTRO E OS CUBANOS ENFRENTAM UM BLOQUEIO BRUTAL E PERVERSO,ADMIRO A SOLUÇÃO QUE FIDEL CASTRO DEU PARA VÁRIOS PROBLEMAS CUBANOS E TAMBÉM ESPERO QUE CUBA ENCONTRE UMA SAÍDA DEMOCRÁTICA, QUE OS OPOSITORES DE FIDEL ORGANIZEM SEUS PARTIDOS, MAS SE EU FOSSE CUBANO, NA HORA DE ME DEFINIR, EU IA PERGUNTAR : QUAL É O PARTIDO DE FIDEL CASTRO? , E SE ME DISSESSEM QUE SE CHAMA ISSO OU AQUILO, QUE É O PARTIDO DAS OVELHAS NEGRAS OU VERMELHAS, QUE É O PARTIDO QUE VAI REMAR CONTRA A CORRENTEZA E CONTRA A MARÉ .

PODERIAM ME DIZER O QUE FÔSSE, EU ME INSCREVERIA E TAMBÉM MILITARIA NO PARTIDO DE FIDEL CASTRO, MESMO DISCORDANDO DELE EM MUITOS PONTOS. MAS NELE EU CONFIO, PRINCIPALMENTE PORQUE JUNTO COM OUTROS CAMARADAS AJUDOU A RESGATAR A DIGNIDADE DE UM POVO QUE ATÉ 1954 ERA EXPLORADO, TIRANDO CUBA DO JOGO COLONIALISTA, TRANSFORMANDO-O EM PESSOAS DE CABEÇA ERGUIDA COM DIREITO À EDUCAÇÃO, À SAÚDE, HOJE UM PAÍS SEM ANALFABETOS, SEM FILAS DE GENTE DOENTE, COM A MÉDIA DE VIDA AUMENTADA E INVESTINDO O QUANTO PODE EM PESQUISAS NESTES DOIS SETORES E NA AGRICULTURA E NO TURISMO.

DEU PRA VER DE PERTO , ROBERTO DRUMMOND, QUE O POVO CONFIA EM FIDEL. ACREDITAM EM MELHORES DIAS ,MESMO COM O BLOQUEIO IMPOSTO PELOS EUA A CUBA. E DAQUI, DE UMA COLUNA SIMPLES DE UM JORNAL DO INTERIOR TAMBÉM CONCLAMAMOS OS NOSSOS LEITORES PARA QUE EMPUNHEM ESTA BANDEIRA PELO FIM DO BLOQUEIO, PELA DIGNIDADE LATINO-AMERICANA, NÃO IMPORTANDO A QUAIS PARTIDOS OU TENDÊNCIAS PERTENÇAM.

OS CUBANOS TÊM PELO BRASIL E PELOS BRASILEIROS UMA GRANDE ADMIRAÇÃO. SÃO PESSOAS SOLIDÁRIAS, AMÁVEIS, CORDIAIS E ACIMA DE TUDO UNIVERSAIS , SEMPRE DISPOSTAS A PERMITIR QUE ULTRAPASSEM SUAS FRONTEIRAS, AQUELES E AQUELAS QUE DELES NECESSITEM PARA ESTUDOS, APRIMORAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS,DAS CULTURAS, DA EDUCAÇÃO, DA MEDICINA, O MESMO OCORRENDO QUANDO DELES NECESSITAM EM ALGUMA REGIÃO DESTE NOSSO IMENSO PLANETA.



*Roberto Drummond, mandou-me amável resposta após ter lido este artigo, que publicarei assim que localizá-la.



Ubá,MG,13.07.2004

rnn

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui