Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A história do tanque brasileiro Osório -- 20/07/2004 - 11:06 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Saudacoes nacionais



Ronaldo Schlichting - Menbro da Liga da Defesa Nacional



O Osório EE-T1 e o limite para a desmobilização das Forcas Armadas Brasileiras.



Até que ponto os sucessivos governos neo-liberais ou assemelhados, da Republica Federativa do Brasil podem continuar pondo em risco a segurança do Estado e do patrimônio nacional, desmobilizando e desarmando criminosamente o Exercito, a Marinha e a Aeronáutica sem que haja uma insurreição, "de oficio", por parte de seus Comandantes, dentro do que prevê a Constituição da Republica, a Lei de Segurança Nacional e o Código Penal Militar?



Hoje, em nome da "economia", dentre centenas de ações negativas promovidas contra nossas Forcas Armadas, chegaram ao ponto de interromper a continuidade na formação anual dos nossos contingentes de reservistas, podendo com tal irresponsável ato produzir serias conseqüências para integridade territorial do pais em caso da necessidade de uma mobilização em caso de guerra.



Em 2003, no tradicional discurso de final de ano, feito pelo atual Presidente da Republica no Clube do Exercito para os Oficiais Generais das FFAA. sua T declarou:



" ... PARA QUE TERMOS UM BANDO DE GENERAIS? PARA QUE TERMOS UM BANDO DE SOLDADOS SE NÃO TEMOS PÓLVORA, SE NÃO TEMOS UMA BALA SE VIERMOS A PRECISAR DELA? ..."



Uma das leituras que podemos fazer desta declaração e a da possibilidade de amanha qualquer Ministro da Fazenda, realmente por falta de pólvora em nossos paióis, cortar mais verbas e interromper a preparação das turmas de Aspirantes a Oficias das Academias Militares de Agulhas Negras, Pirassununga e da Escola Naval e assim quebrar a continuidade na formação de toda a cadeia de comando, que vai dos Tenentes aos Oficiais Generais.



Dentro da lei, o "limite" acima citado, à ser entendido como "Estado de Necessidade", deve obrigatoriamente ter que existir mas, talvez ainda não deva ter sido atingido, ou se o foi, então, os nossos Chefes militares estão deixando de cumprir com suas missões constitucionais.



Em um trecho da "Carta" enviada aos Generais do Exercito em 12 de outubro 2002, pela diretoria da ASMIR-PR - Associação do Militares da Reserva do Paraná, podemos ler:



"...E, se esta nossa avaliação for correta, já estamos perigosamente próximos da situação extraordinária que São Tomás de Aquino e também o nosso Direito Positivo define como Estado de Necessidade, em que todos os fatores adversos atingem um nível de gravidade e complexidade tão agudo que se potencializam entre si, o que tende a engendrar um cenário tão excepcional que dá origem ao chamado Direito de Necessidade, no qual as avaliações, os juízos, os conceitos, as decisões, e até os atos devem estar referenciados a parâmetros de hierarquia superior, filosófica, quase de ordem metafísica, acima portanto das normas, regras, valores e até dos princípios normais do Direito Positivo. Salus Patriae Suprema Lex.



E esse Direito de Necessidade pode - in extremis - tornar lícita (para alguns até mesmo um dever) a DESOBEDIÊNCIA CIVIL contra o tirano injusto que quer destruir a Pátria...".



Foi assim que o ex-Ministro da Aeronáutica, o Brigadeiro Werner Brauer, lançou mão deste Direito quando FHC, para humilhar nossas FFAA, nomeou para o recém criado Ministério da Defesa um elemento civil, desqualificado e supostamente ligado à atividades ilícitas no Estado do Espirito Santo. Werner Brauer corajosamente denunciou o ato mas, desgraçadamente foi abandonado por seus pares e por isso, exonerado.



Entretanto, mesmo sozinho atingiu seu objetivo. Lavou a honra da Forca Aérea e "abateu" o impostor.



Em 1982, pelo o que ficou estabelecido nos termos do "Consenso de Washington", alem da criação do Ministério da Defesa, da submissão do Brasil ao Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis, etc., o tanque de combate Osório - EE - T1, desenvolvido pela extinta Engesa S/A, importantíssima industria de viaturas militares blindadas e de transporte que fazia parte do emergente complexo industrial militar brasileiro, é um dos melhores exemplos para se denunciar esta política que submete nossas FFAA ao continuo desarmamento e a dependência da boa vontade de governos estrangeiros para o fornecimento, através das Comissões Mistas de Compras no exterior, de suprimentos e de material bélico caro, inadequado e ineficiente.



Em 1991 com o fim da Engesa, articulado pelo governo dos EUA com a colaboração do governo brasileiro, o Exercito ficou sem um fornecedor nacional de um tanque de combate do mesmo nível do Abramos norte-americano, do Challenger inglês ou do AMX-40 francês e de outros carros de combate nacionais como o Urutu e o Cascavel.



Assim, o Brasil que já esteve próximo de produzir um dos mais modernos tanques de guerra do mundo, Infelizmente, hoje voltou ser um pais importador de blindados usados, mal repotencializados e de segunda linha como o Obus autopropulsado 105 - M-108, porque em 1989, os EUA impediram que a Engesa vendesse 702 tanques pesados - os EE-T1 Osório - para o Exército saudita.



O contrato de US$ 7,2 bilhões acabou ficando com o grupo americano General Dynamics, fabricante do tanque M-1A1 Abramos, segundo colocado nas provas de desempenho promovidas pela Arábia Saudita.

A Engesa participou com o Osório, disputando os testes no deserto sob temperaturas que chegavam 50 graus centígrados, contra o Challenger, o AMX-40 e o M-1A1Abrams.



O EE-T1- Osório pesava 41 toneladas vazio, peso limite para o seu transporte em carretas rodoviárias, usava blindagem de placas duplas, e levava como arma principal um canhão de 120 milímetros capaz de disparar munição supersônica. Além disso, incorpora vasta carga eletrônica.



O tanque brasileiro era o único dos concorrentes projetado especificamente para atender às exigências da licitação. Ao final de uma semana de ensaios, o Osório havia vencido todas as provas.



Em entrevista para o jornal "O Estado de São Paulo" de 10/11/2002, um engenheiro de armamentos, ex-executivo da Engesa disse:



"Nesse momento as luzes de emergência se acenderam no governo americano. A primeira conseqüência foi a surpreendente declaração de que a concorrência chegava ao fim com dois produtos possíveis de serem comprados, de acordo com o anúncio feito em Riad pelo ministro da Defesa, príncipe Sultan Aziz Abdulazis. Essa foi a forma encontrada para ceder às pressões de Washington e manter o M1-A1 no páreo.



Na época, começou a circular no Senado e na Câmara um documento conclamando senadores e deputados a se envolverem no processo para impedir o fechamento da Engesa, as demissões de trabalhadores e a perda de mercados cativos caso a encomenda do Osório não fosse concretizada com a Arábia Saudita, país nem sempre amigo" - concluiu.



O encontro marcado para a assinatura do protocolo de compra do Osório entre o governo brasileiro e o da Arábia saudita foi marcado duas vezes pelo então presidente Fernando Collor de Mello diretamente com o rei Fahd.



O primeiro em agosto de 1990, não foi possível porque o príncipe Sultan quebrou a perna.



Por isso, em outubro de 1990, Collor anunciou uma nova data e os nomes que comporiam a comitiva oficial liderada pelo General Leônidas Gonçalves, ex-ministro do Exército. A cerimônia seria realizada em Roma.



Em seguida foi anunciado um novo cancelamento, por causa da mobilização para a guerra contra o Iraque. Finalmente, em novembro daquele ano, a Arábia fez o anúncio de que fecharia o contrato com a General Dynamics americana.



Soube-se depois que a formalização para a compra dos tanque americanos já havia sido concluída mesmo antes dos contatos de Collor com o rei saudita.



Como a Engesa tinha apostado todas as suas fichas no desenvolvimento do Osório, cuja venda para a Arábia era tida como certa, contraiu uma divida de US$ 53 milhões, motivo para a sua falência, que tranquilamente poderia ter sido refinanciada com o apoio do governo federal.



Resumindo,os sauditas "puxaram o tapete" e Fernando Collor deu a "cama de gato", não encomendando nenhuma unidade do Osório para o Exercito Brasileiro. Assim, a Engesa desapareceu fechando cinco fábricas e extinguindo cerca de 6 mil empregos com graves conseqüências econômicas, sociais e militares.



Depois deste lamentável episódio o Brasil comprou para o Exercito 87 tanques LEOPARD lAl da Bélgica e 91 M-60 A3 TTS dos EUA.



Recentemente, os dois últimos exemplares do EE-T1, que faziam parte da massa falida da Engesa, depois de uma árdua campanha cívica, foram incorporados ao Exercito Nacional com autorização judicial.



Talvez algum governante já tenha assinado secretamente a nossa rendição, em termos mais vis do que os do "Tratado de Versalhes", e o Brasil e suas FFAA ainda não foram avisados.



Ronaldo Schlichting .









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui