Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Adorne sua Quaresma com amor -- 31/03/2010 - 12:17 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Adorne sua Quaresma com o amor‏

De: ZENIT (infodoacao@zenit.org)
Enviada: quarta-feira, 31 de março de 2010 9:56:51
Para: doacao1@zenit.org

“Quão esplêndido é o jejumQue se adorna com o amorReparte generoso teu pão com quem tem fomePois de outro modo teu jejum não é mais que poupança”.

Com este canto das Vésperas de terça-feira de Quaresma, a liturgia maronita, embebida da teologia dos pais/padres siríacos, relaciona intimamente o jejum e a Quaresma com a caridade.

Em um tempo em que o jejum de fato tornou-se apenas uma espécie de dieta, a Igreja nos lembra que o jejum cristão é muito mais que uma mera abstinência de alimento. O apóstolo Paulo não tem dúvidas sobre a caridade ser a coroa das virtudes cristãs, e de que todo jejum não agraciado pelo esplendor da caridade é vão.

O apóstolo João deixa claro que a pedra fundamental da verdadeira caridade é a praticidade e a concretude, por isso exorta:

“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade” (1 Jo 3, 18).

A pobreza tem muitas faces, e madre Teresa, tão familiarizada com a pobreza e com a fome material, afirmou certa vez que no mundo ocidental – onde as pessoas parecem ser mais ricas – há uma fome maior e uma pobreza mais severa que aquelas encontras nas ruas de Calcutá: é a pobreza espiritual, a ausência de sentido e a indigência dos que renunciaram ao seu Senhor, fonte, sentido e fim de toda nossa existência.

Nós, da Redação de ZENIT, buscamos dar nossa contribuição na promoção desta caridade, definida por João Paulo II como “a diaconia da verdade” (Fides et Ratio, 2).

Por exemplo, a edição em árabe de ZENIT oferece um serviço único no mundo, buscando levar a Palavra de Cristo e da Igreja e fazendo ecoar também no mundo árabe a Boa Nova, que se mostra fresca e revigorante também para o homem de hoje. Transmitimos também a palavra de nossos irmãos cristãos de outras denominações e daqueles que, estando entre nossos irmãos muçulmanos, acreditam que, apesar das diferenças, têm “uma palavra comum” a respeito do amor de Deus e do amor ao próximo.

Nossa obra não constitui um simples trabalho; é uma missão de serviço que brota de nossa fé cristã e de nosso amor pelo homem, por todo o homem e por todos os homens.

Caro leitor, cara leitora, você pode estender conosco uma mão de ajuda aos que estão sedentos pela Palavra de Cristo, oferecendo aquele copo de água fresca do qual fala Jesus a um dos pequeninos. Estamos convencidos de que nossa época reflete de modo especial a profecia de Amós:

“Dias hão de vir — oráculo do Senhor Deus — quando hei de mandar à terra uma fome, que não será fome de pão nem sede de água, e sim de ouvir a Palavra do Senhor”(Am 8,11).

ZENIT se empenha nesta obra de “caridade na verdade”, e precisa da sua comunhão e de sua ajuda! Ajudar a ZENIT é facílimo e não exige necessariamente grandes somas. Se cada um de nós oferecer de coração uma “moeda da viúva”, nosso serviço poderá continuar sua missão de levar a Palavra, que ainda hoje se oferece humildemente na pobreza de nossas palavras. Para doar, as informações se encontram em: http://www.zenit.org/portuguese/doacao.html

Vivamos esta Quaresma de dom para experimentarmos juntos a dupla alegria prometida no canto litúrgico: “Aos necessitados, doa daquilo que tensE experimentarás a fecundidade da Quaresma,Canta o jejum com duas bocas: uma boca que jejua!E uma outra que dá graças por teu dom!”

Boa Semana Santa.

Robert Cheaib,

Zenit – Edição árabe.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui