Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Verdugo * -- 08/01/2002 - 22:45 (Taitson Alberto Leal dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Parado, ali à calçada, senti-me assolado pelo vazio. Não havia qualquer razão para mover-me. Acabara de ser tomado de assalto por este sentimento, por mim tão conhecido. Tal qual buraco-negro rodeado por uma infinidade de astros e estrelas radiantes e tremeluzentes.
Muitos foram os nomes que tal sensação recebeu: angústia, solidão, desespero, náusea; mas nenhum o abraça e o define como o “vazio”. Nem mesmo poderia nomeá-lo sentimento, pois nada se sente. É a completa ausência de tudo, e de nada.
De repente, não mais que de repente, vemo-nos arrastados a um profundo, úmido e escuro abismo, nem mesmo tem-se a sensação de queda; não se tem qualquer sensação.
Dezenas de minutos após, ao conseguir-me mover, tomei uma resolução. A mais segura e inusitada decisão: daria cabo a tudo. Para tanto, deveria extinguir-me, soprar a chama de minha existência. Mas não, não poderia ser por minhas mãos, mãos que nunca foram condicionadas a tão nobre gesto. Precisava encontrar quem estivesse disposto a fazê-lo.
Encontrei-o num sujo apartamento de um bairro periférico. Entreguei-o minhas economias, não mais necessitava de provisões, uma arma-de-fogo (carregada) e um itinerário de minha rotina. Fiz-lhe a seguinte exigência: “o senhor deverá tirar-me a vida de súbito, poupando-me qualquer sofrimento. Deverá ser num momento, a seu critério quando e onde, em que não o espere”.
Estava assinada minha sentença de morte, assinada por mim, e que deveria ser aplicada por mãos alheias e implacáveis.
Semanas já se haviam transcorrido e minha absurda existência ainda podia ser apalpada. Caminhava pelas calçadas, atravessava ruas, ia a lanchonetes, e sempre com o terrível pressentimento de que poderia ser a qualquer momento.
E assim transcorria minha vida, em dúvida, receio e impaciência. “Por que a demora?” - perguntava-me.
Foi a partir do segundo mês que outro sentimento, inédito em minha existência, apoderou-se de mim (o vazio há muito desaparecera). Passei a ser assolado pelo medo. Medo de que a qualquer instante poderia ser baleado e morto. O medo foi ampliando-se em tal escala que trouxe o arrependimento.
Voltei ao sujo apartamento, mas ninguém mais habitava-o. Durante o resto de minha errante existência fui acompanhado por estes dois sentimentos. Se acreditava jamais ter “vivido”, agora não mais poderia “viver’. Somente aguardava, aflito, o encontro mortal de meu verdugo.


Taitson Alberto Leal dos Santos


* Texto publicado no "Jornal de Piracicaba" em 17/12/1999.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui