Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->JULIUS E AUGUSTUS IMORTALIZADOS NO CALENDÁRIO -- 01/08/2004 - 12:21 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"No tempo de Rômulo, o primeiro rei romano, fundador de Roma, lá pelos anos de 753 antes de Cristo, o ano civil se compunha de 304 dias, divididos em 10 meses, sendo seis de 30 dias, e quatro de 31 dias. Os meses eram: Março, Abril, Maio, Junho, Quintilis, Sextilis, Setembro, Outubro, Novembro, e Dezembro.



O nome de Março procede de Martius, designação latina de Marte, deus da guerra. O nome Abril deriva de Aphrodite, deusa do amor, Vênus, nascida da espuma do mar, que em grego se traduz por "aphril" que é espuma. O nome Maio vem do nome da deusa Maia, antiqüíssima divindade romana. O nome Junho deriva de Junius, nome latino da deusa Juno, esposa de Júpiter, o rei dos deuses. Os nomes dos demais meses significam quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo mês.



Porém com este ano de 304 dias, as estações cada ano começavam 2 meses mais tarde que no ano anterior. Para sanar esta irregularidade, o sucessor de Rômulo, o sabino Numa Pompíllio, criou os meses Janeiro e Fevereiro, colocando-os no fim do ano, que ficou assim composto de 355 dias.



O nome Janeiro deriva de Janus, a divindade romana que abria e fechava as portas do Céu. O nome Fevereiro provém de Febro, deus dos mortos.

Porem mesmo com este corretivo, as estações continuavam a não começar no mesmo dia, porém 10 dias mais tarde. Para corrigir este mal, acrescentaram o mês Macedônius de 11 dias, passando o ano a ter 366 dias.



Então as estações passaram a cair cada ano 18 horas mais cedo que no ano anterior. Depois de anos, a diferença já era grande em relação aos anos do princípio.



Para resolver este problema de fazer as estações caírem todos anos no mesmo dia, Júlio César, no ano 46 a.C. encarregou o astrônomo egípcio Sossígenes, que admitindo que o tempo de duração entre o início de uma estação até o seu início seguinte era de 365 dias e 6 horas, recomendou que o ano civil fosse composto de 365 dias, e que a cada 4 anos fosse acrescentado 1 dia antes do início da primavera, que suprimisse o mês 13º, o Marcedônius, e distribuísse os seus 11 dias entre os 12 meses restantes.



Para acrescentar 1 dia ao ano que deveria ter 366 dias, repetiam o dia 24 de Fevereiro. Este mês teria dois dias 24 que seriam os dois sextos dias contando para traz de 29 até 24. Por isto o ano de 366 dias recebe até hoje a denominação de "bissexto". " (Calendário Natural).



Por ter criado um calendário muito melhor do que o antigo, de Numa Pompilio, Júlio César teve seu nome imortalizado em um dos meses do ano. O "quintilis", quinto mês, passou a chamar "julius", em homenagem ao imperador.



Mas o sucessor de Julius, o imperador Augustus, colocou seu nome no mês seguinte, o "sextilis", que passou a chamar-se "augustus", atual agosto.



O mês de agosto tinha trinta dias. Mas, para equipará-lo ao mês de "július", tiraram mais um dia em "februárius", fevereiro, para o mês de agosto ficar com trinta e um dias como o de julho.



Os demais meses, de setembro a dezembro, mantiveram seus nomes, não obstante passassem a ter outra ordem no calendário; pois "Julius Caesar" determinou que o ano inicial do calendário começasse na lua nova após o solstício meridional, não sendo mais o início em "martius", e sim em "januarius", nosso janeiro. Assim, hoje setembro não é mais o sétimo, mas o nono mês, embora mantenha seu nome antigo.



Graças à vaidade dos homens, os nossos meses sétimo e o oitavo, que anteriormente eram o quinto e o sexto, ficaram com os nomes do imperador criador do calendário e o do seu sucessor, respectivamente "Julius" e "Augustus".



ÍNDICE





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui