Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Inicio de seculo, amores e cafes expresso -- 03/08/2004 - 13:13 (Walnei Arenque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Numa sociedade consumista e em plena era do "descartável" verifica-se que cada pessoa, dentro da realidade de sua renda, acaba consumindo muito mais coisas do que são necessárias e supérfluas.



Adquire-se um bem e imediatamente ele se desvaloriza, em termos de valor financeiro e em termos de valor sentimental. A moda faz esse processo se perpetue: o casaco de lã comprado no inverno passado, não satisfaz mais neste inverno e, portanto, compra-se outro.



O guarda-chuva comprado no verão será substituído por outro agora no início da primavera. O carro que acabou de ser adquirido, modelo 2001, já está velho e fica-se admirando outro. Enfim, os modismos e os costumes nos levam a querer possuir muitas coisas e esses desejos são tão fortes que nos impelem ao consumo imediato.



Os desejos e a pressa de consumo levam as pessoas a um egoísmo não pensado e a uma sensação insaciável por bens. Comprar cada vez mais e rapidamente. A bola de neve do desejo de consumo não se restringe aos bens materiais, se expande a lazer, cursos, viagens, livros, amigos, etc. Cada um tem o seu estilo de consumo próprio e dentro dele está o consumismo e o imediatismo. Como isso poderá estar influenciando no comportamento social e nos relacionamentos?



Pode-se observar que nossas relações também acabam por se tornar descartáveis. As palavras acabam por descrever uma relação amorosa como algo intencionalmente superficial: “fulano ficou com esta pessoa, tal teve um caso com outrem, eu estou em rolo com... “



Será que as pessoas também estão se tornando descartáveis em nossas vidas? Será que o desejo de felicidade e de amor ou companhia passam a ser nos dias atuais necessidades de consumo?





Precisamos consumir nosso namorado atual, que já estará ultrapassado no verão. Meu amigo de infância que agora ficou velho não está mais com nada, não serve mais. Meu primeiro marido se tornou o segundo e se tornará o terceiro no próximo ano pois, já estou de olho em um modelo mais novo!



Como será no futuro? Se hoje já se conversa virtualmente pela Internet e cada acesso a um site tenho um novo amigo? Entra-se na sala de bate-papo e se conversa sem saber com quem e se não nos agrada é só sair.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui