Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->tristeza -- 03/08/2004 - 13:43 (Walnei Arenque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tristeza



Nesta última semana, ouvi por diversas vezes a palavra tristeza então, pensei que meus leitores desta coluna também gostariam de ouvir alguma palavra sobre este sentimento. Tomei a liberdade de, hoje, seguir um rumo diferente do nosso habitual.

Para começar gostaria de citar um trecho de um poema de Vinícius de Moraes, penso que ele foi, é e será um poeta que consegue falar de tristeza e amor, claro com muita propriedade.

Vamos a ele então:

Tristeza e Solidão

Ela não sabe

Quanta tristeza cabe numa solidão

Eu sei que ela não pensa

Quanto a indiferença dói no coração

Se ela soubesse

O que acontece quando estou triste assim...



A tristeza é um sentimento (desde que não seja patológico) importante, ajuda na elaboração de sofrimentos e perdas.

Como é um sentimento incompreensível, todas as esferas da ciência tentam decifrá-la. Antigamente era apenas a filosofia que ousava, hoje, até mesmo os neurocientistas estão fazendo estudos sobre a tristeza.

Posso citar um importante cientista português Dr. Antonio Damisio. Por não se satisfazer com explicações filosóficas ele parte para experimentos científicos e chega a conclusão que nós, quando em estado de tristeza, desativamos determinadas zonas cerebrais, a saber, córtice pré-frontal, hipotálamo e o tronco cerebral. Esta desativação produz uma mudança global no estado do organismo. (Sem dúvida é só lembrarmos de nossas noites mal dormidas por causa de uma perda importante).

Ele conseguiu mapear nossas químicas cerebrais. Grande, avanço para a medicina! A tristeza já passou por vários estudos dentro da psicologia, sociologia, psiquiatria e outros. Eu particularmente acho muito bom, tomara que mais e mais pessoas tragam sua compreensão e contribuição para tal sentimento.

Uma coisa muito importante é sabermos diferenciar a tristeza de uma depressão. Por exemplo, quando perdemos alguém querido é normal passar pelo luto que envolve a perda então, choramos, perdemos o apetite, o sono e ficamos chorosas, desesperançosas, etc. Estes sintomas, com o tempo, vão ficando mais amenos (veja não estou falando que esquecemos definitivamente uma pessoa querida), pouco a pouco choramos menos, passamos a dormir melhor, etc. Enfim, vamos nos recuperando, nos recompondo.

Agora, se passado um tempo não nos recuperamos e a intensidade dos sintomas se agrava e passa a prejudicar nossas vidas então podemos estar com depressão. Eu diria que a tristeza é um sentimento que abala nossa "alma", causando prantos, melancolias, nostalgias, amargura, solidão, etc. Muitas pessoas costumam fazer da tristeza sua amiga, companheira para toda vida, o que vale lembrar que muitas pessoas permanecem na tristeza por gostarem dela.

Assustei?

É verdade, observe quantas pessoas poderiam pelo menos amenizá-las se "ouvissem", "olhassem" ou "sentissem" o mundo com outros olhos. Existe o tempo da tristeza, mas existe o tempo da alegria também! Às vezes precisamos trocar as lentes de nossos óculos para vermos melhor. A tristeza não pode ser eterna!

Muitas vezes escondemos nossas tristezas, por vergonha ou acanhamento ou até porque achamos que não teremos quem queira nos ouvir. Não é verdade, sempre temos alguém para compartilhar nossos sentimentos, a não ser que você seja tão egoísta que queira guardar só para si! Egoísta sim, pois ao falarmos de nossas tristezas damos liberdade de outras pessoas falarem das delas e perceberem que esse sentimento faz parte da vida.

Então, denuncie sua tristeza, talvez esse sim seja o primeiro passo para tirá-la de dentro de seu coração. Fale sobre ela, chore, pense, recorde, analise os porquês, peça ajuda, explique, escute, mas não alimente a tristeza.

Não adormeça em sua tristeza

Confie

Movimente-se

Mude se necessário

Liberte-se

Aproveite o instante (ele é único)

De passe livre ao amor a esperança

Avante.

Para terminar, posso citar um poeta que eu particularmente adoro, que é símbolo de minha esperança. Raul Seixas:

Tente outra vez

Veja

Não diga que a canção está perdida

Tenha fé em deus tenha fé na vida

Tente outra vez

Beba

Pois a água viva ainda está na fonte

Você tem dois pés para cruzar a ponte

Nada acabou

Tente

Levante sua mão sedenta e recomece a andar

Não pense que a cabeça agüenta se você parar

Há uma voz que canta uma voz que dança

Há uma voz que gira

Bailando no ar

Queira

Basta ser sincero e desejar profundo

Você será capaz de sacudir o mundo

Tente outra vez tente Não diga que a vitória está perdida

Se é de batalhas que se vive a vida

Tente outra vez!

Não é lindo? Então, vamos tentar?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui