Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Depressão -- 05/08/2004 - 11:19 (Walnei Arenque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
por - Walnei Arenque





A depressão é uma doença que compromete o corpo, o humor e os pensamentos.



O custo do sofrimento humano, não pode ser avaliado, pois é uma doença que poucas pessoas conhecem e a compreendem. É muito comum o depressivo ficar andando de médico em médico para ter um diagnóstico, isto porque ele sempre vai ao médico pelas dores físicas e não pelas emocionais. Muitas vezes por sentirem muitas dores no peito, vão ao cardiologista e por terem um diagnóstico de saúde no coração, eles não acreditam e vão de um a outro. As fantasias que se criam em um paciente depressivo vai de câncer a AIDS, aumentando cada vez mais seu sofrimento. Isto sem falar no sofrimento familiar que, por não conhecer a doença, muitas vezes acha que a pessoa está "com frescura", "chiliqui" podendo sair desta "fossa" sozinha.







A maioria das pessoas com depressão não costumam pedir ajuda, o que leva a um maior sofrimento e aumento dos sintomas. E sem tratamento adequado os sintomas podem durar dias, semanas, meses até anos. Estima-se que 8% das pessoas adultas sofram de um episódio depressivo uma vez na vida. Existem vários fatores que podem desencadear uma depressão, fatores estes bio-psico-sociais, tais como: pessoas com baixa auto-estima, que vêem o mundo com pessimismo, que se abatem com o stress, um falecimento importante, conflitos de relacionamentos, dificuldades financeiras, uma doença crônica.

O importante é ficar atenta às mudanças de humor e pedir ajuda para alguém próximo. Não fique com seus sintomas sozinho.







Alguns sintomas:







- tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio;





- sentimento de desesperança, pessimismo, sentimento de culpa, inutilidade, desamparo;





- perda de interesse ou prazer em passatempos e atividades que anteriormente causavam prazer, incluindo atividade sexual;





- insônia, despertar matinal precoce ou sonolência excessiva;





- perda do apetite e/ou de peso, ou excesso de apetite e ganho de peso;





- diminuição da energia, fadiga, sensação de desânimo;





- idéias de morte ou suicídio, tentativas de suicídio;





- inquietação, irritabilidade;





- dificuldade para se concentrar, recordar e tomar decisões;





- sintomas físicos e persistentes que não respondem a tratamento; como por exemplo, dor de cabeça, digestiva, dor crônica, etc.







O tratamento inicia-se com intervenções psicoterapêuticas e, caso necessário, será feita indicação de um médico psiquiatra que solicitará exames físicos e fará uma intervenção medicamentosa.







Existem medicamentos de ultima geração (anti-depressivos), que sendo indicado pelo psiquiatra com certeza ajudará muito. O que não ajuda o paciente é o tabu que existe em torno das medicações, muitas vezes o paciente e seus familiares "não acreditam" que o paciente tem depressão e que existe sim, uma medicação. O que não se pode nem se deve é fazer a auto medicação e o auto-diagnóstico. O medico é quem deve nos orientar.







As intervenções são muito importantes para o paciente, como para a família, que passa a ter conhecimento da doença e formas de ajudá-lo.







Não fique desesperançado... os médicos, psicólogos com certeza irão ajudar você, indicando quais caminhos você devera seguir.







Não desanime, procure ajuda, caso conheça alguma pessoa com depressão, vamos lá, arregace suas mangas e incentive a procura de um médico psiquiatra ou um psicólogo.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui