Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O medo de Arriscar -- 05/08/2004 - 11:43 (Walnei Arenque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O medo de arriscar

por - Walnei Arenque



Medo: sentimento de viva inquietação ante a noção do perigo real ou imaginário, receio. Medo, fico aqui pensando como distinguir o que é real e o que é imaginário.

O medo de um perigo real é muito importante para nossas vidas. Quando o perigo realmente existe, ele oferece danos reais. Por exemplo: não devemos andar em lugares ermos durante a noite, pois podemos ser abordados de forma indevida. Perigo real.

O complicado para nossas vidas é ter medo do imaginário! Quantas vezes deixamos de fazer algo importante, necessário pelo medo imaginário. Perdemos muitas coisas por medo de arriscar, de sofrer, de dar errado, etc. Muitas pessoas criam fantasias negativas e passam a acreditar nelas de forma que realmente é aterrorizador.

É importante analisarmos os fatos reais, se é que temos condições de avaliar o que é real, e não nos deixarmos prender ao imaginário. Quantas pessoas que conhecemos não deixam de serem felizes por puro medo!

Algumas pessoas que deixam de ser feliz por medo de arriscar. Às vezes arriscar é necessário para chegarmos à felicidade. Outra coisa que impede nossa felicidade é não acreditar no que o outro está declarando. Preste atenção, pois a sinalização do outro pode não ser imaginária e sim real.

Posso citar como exemplo, pessoas que julgam erroneamente o sentimento do outro, mas, na verdade elas são inseguras. Não existe motivo aparente de medo, elas são inseguras por não confiarem em si. Seja fantasioso ou não, a falta de confiança própria acaba fazendo com as pessoas se escondam de tudo, fujam de tudo que lhes traga felicidade em nome de sua segurança ou, poderíamos dizer, seu medo do imaginário?

Como pode uma pessoa prever o futuro de uma forma tão absoluta se o amanhã é incerto? Sim, incerto porque podemos apenas conjecturar. Nossas vidas não são negócios em que podemos nos debruçar e fazer estudos estatísticos, análises, ou seja lá o que for, não podemos prever o dia de amanhã. E pensando assim, muitas vezes deixamos de acreditar na pessoa amada por "sabermos" o que acontecerá no futuro.

Seja por medo ou insegurança, no amor, às vezes precisamos arriscar, pois o que está em jogo é a nossa própria felicidade. Pela nossa felicidade tudo! A única pessoa que se preocupará realmente com a nossa felicidade seremos nós mesmos. Então assuma sua felicidade e saia desta de medo ou insegurança. Confie!

Uma frase de Fernando Pessoa que acho que cabe bem aqui: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Não é linda? Então, confie, acredite. E assim, terá vivido intensamente e, sem dúvida encontrará sua felicidade.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui