Usina de Letras
Usina de Letras
198 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Política ou politicagem?! (Eleições 2004) -- 05/08/2004 - 12:53 (Vanderli Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Política ou politicagem?! (Eleições 2004)



Por Vanderli Medeiros







ANALFABETO POLÍTICO



O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce à prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo. (Bertolt Brecht)







Eu era uma Analfabeta política com muito orgulho, enchia o peito e dizia “odeio política” e ainda me sentia grande por me proclamar assim. Contudo, um belo dia passei no vestibular para História e lá me deparo com aulas de sociologia e política, que martírio a princípio. Mas com o tempo fui me apaixonando pelo tema e percebi que eu não odiava a política e sim a “politicagem” E, como a maioria da população eu confundia política com politicagem.



Quando li o texto de Bertolt Brecht sobre o Analfabeto político, me envergonhei, pois me reconheci nele. Passei então a estudar a diferença e, hoje, sei que política é a forma como utilizamos para administrar algo e ela não está restrita apenas ao modus operantes governamental dos chefes de governo eleitos por nós pelo voto direto; há também a nossa política diária; como cuidamos de nossa casa, de nossa família, de nosso corpo, etc. Tudo isto é política, e eu a confundir com politicagem (arte de ludibriar, enganar e levar vantagem, utilizando-se da máquina pública administrativa em benefício próprio) com política!



Enfim, na Universidade conseguirem me fazer apaixonar-me pela política e ser o que Aristóteles já apregoava na Grécia Antiga: “Um animal político” e, acreditar nela como uma ideologia de vida.



Metida hoje estou na política, cheia de ideologia e confiança em mudar o poder arcaico e ‘coronelista’ por um poder do povo, com mais participação popular, com mais igualdade e justiça social. Acreditando no trabalho de equipe em prol de um mesmo ideal; na luta pelo mesmo candidato, não porque me beneficiarei diretamente disto se ele ganhar. Mas porque ela fará a diferença (assim eu creio) não só em minha vida futura, mas na de toda uma população carente, oprimida, submissa e alienada do meu habitat.



Entretanto, confesso, nosso país está tão acostumado à politicagem que é difícil lutar apenas por um ideal sem desanimar às vezes. Entristece-me quando vejo que há entre nós, alguns que querem fazer uma POLÍTICA realmente limpa e ideológica e, é na maioria das vezes, impedido desse exercício saudável por causa da herança politiqueira que está impregnada em nossa população.



Onde está o ideal? Cadê o pensamento em beneficio do bem comum? Só vejo ANALFABETOS POLÍTICOS querendo exercer a POLITICAGEM por onde tenho passado.



Questiono-me: Até quando ainda estarei acreditando que nosso país um dia saberá exercer o uma política, limpa, sadia, honesta, totalmente voltada em benefício do bem comum?



Só sei que enquanto esse “Animal político” estiver latente em mim estarei dando minha cota de participação por uma sociedade mais justa, por menos desigualdade social e por um governo realmente político (voltado para uma administração que visa o benefício real da população que o elegeu) e não um governo politiqueiro.





Barra do garças-Mt - Brasil - 27/07/04

Vanderli Medeiros

(Professora graduada em História com extensão em pesquisa, escritora, poeta e Web máster premiada pela UNESCO).





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui