Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->HÉRCULES e HIDRA à portuguesa - SÉCULO XX -- 04/11/2006 - 13:25 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Simples-simples de raciocinar

MUSSOLINI = 1922/1943 = 21 anos de poder - executado
SALAZAR = 1932/1968 = 36 anos de poder - morte natural
HITLER = 1933/1945 = 12 anos de poder - suicidou-se
FRANCO = 1939/1975 = 36 anos de poder - morte natural

Sempre que me atrevo a defender minhas ideias e convicções, procuro sobretudo fundamentar-me em dados inabaláveis e irmaná-los nos factos com a maior simplicidade possível. No vertente assunto, cinjo-me tão-só a uma brevíssima exposição sobre o que foi e consequente resultado em evidência.

Portugal e Espanha actuais, que durante a II Guerra Mundial e o período do pacifíco restabelecimento que se seguiu, foram governados sob regimes autoritários (de que outra maneira poderia ter sido?), ao longo de 36 anos, por dois vultos históricos assaz invulgares: Salazar e Franco. Num ápice, como se explica pois a diferença de nível de vida entre portugueses e espanhóis no presente decurso? Enquanto a Espanha, apesar de todas as vicissitudes, prosseguiu harmoniosamente o rumo á tenaz traçado, Portugal, em 1974, sofreu uma ruptura política que o colocou de cócoras e em progressiva degradação económica perante o mundo e a sua grandiosa história, tendo-se prostado dependente e submetido ao auxílio estrangeiro. Enquanto Salazar conseguiu recuperar o país de uma grave crise de tudo, restaurar-lhe os alicerces e entregá-lo incólume ao futuro, o que adiante adveio lesou profundamente os ditâmes da portugalidade até ali implantados. Agora, pelo menos, resta-nos a fama, mas, infelizmente, não podem os portugueses - praza que só por enquanto se porventura Pessoa logrou deveras a visão do porvir - deitar-se tranquilamente na cama.

Eu, que vivi 35 anos de ditadura e 32 de democracia, perante o debate em que a memória de Salazar foi conspurcada e o professor José Hermano Saraiva abruptamente calado - um dos raros cidadães vivos que podia com estreita competência testemunhar de pele quem Salazar deveras foi - ainda neste momento me quedo estupefacto a interrogar-me defronte à História de Portugal: que democracia é esta para que seja possível cometer-se tamanha e absurda "gafe"? Pergunto mais em lança objectiva: como seria possível Salazar e Franco terem sobrevivido até à morte natural se algo houvessem tido com os hediondos Mussolini e Hitler? Oh... A Europa e o mundo ocidental, que os respeitavam, teriam estado em ridícula farsa sobre as ruínas de um palco sanguinolento.

Logo que os róis históricos dos dois procénios políticos se desenrolem naturalmente, a memórica pedra de Salazar assentará enfim plena e em seu devido sítio no EDIFÍCIO LUSITANO, desiderato exemplar que mais uma vez representará o embate entre Hércules e a Hidra.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui