Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A fronteira da maldade -- 06/08/2004 - 18:49 (Walnei Arenque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A FRONTEIRA DA MALDADE

Por – Walnei Arenque



Queridos leitores, sempre que um assunto me preocupa, sinto-me a vontade de escrever sobre ele. Claro que não sou uma intelectual, portanto meus artigos são escritos com a espontaneidade de uma pessoa simples, do povo.

Do que se trata então? Naturalmente, como sempre, falo de relacionamentos e neste artigo vamos falar de tipos de pessoas que devemos ter cuidado, medo mesmo.

Vamos falar dos psicopatas. Não pense que os psicopatas estão todos presos ou apenas nas telinhas de cinema e TV, não eles podem estar bem ao nosso lado.

Existem vários e vários autores que escrevem sobre eles, existem várias e várias pesquisas, uma vez que são na verdade uma aberração, que nem mesmo a psiquiatria, psicologia chega a um porque, o que, quem, de forma unânime.

Conforme a subtipologia de Millon, existem 4 tipos, hoje vou falar apenas do Psicopata Carente de Princípios. Existe neste tipo de psicopatia sempre a esperança de explorar os demais. Há neles uma consciência social bastante deficiente e se faz notória uma grande reverencia para violação das regras, sem se importarem com os direitos alheios. A irresponsabilidade social se percebe através de fantasias expansivas e de grosseiras, contumazes e persistentes mentiras.

O que lhes falta é o Superego, que seria a censura, o filtro. Essa falta é responsável pelos seus relacionamentos inescrupulosos, amorais, desleais e exploradores. A grande maioria deles são vingativos e desdenhosos com suas vítimas. Suas tendências maliciosas resultam em freqüentes dificuldades pessoais e familiares, assim como complicações legais.

Estes psicopatas narcisistas funcionam como se não tivessem outro objetivo na vida, senão explorar os demais para obter benefícios pessoais. Eles são completamente carentes de sentimentos de culpa . Normalmente sua relação com os demais dura tempo suficiente em que acredita ter algo a ganhar, quando isso acaba ele elimina você como se você fosse um objeto a jogar no lixo.

Os Psicopatas Carentes de Princípios exibem uma total indiferença pela verdade, e se são descobertos ou desmascarados, podem continuar demonstrando total indiferença, tanto faz para estas pessoas. Uma de suas maiores habilidades é a facilidade que têm em influenciar pessoas, ora adotando um ar de inocência, ora de vítima, de líder, enfim, assumindo um papel social mais indicado para a circunstância. Podem enganar a outros com encanto e eloqüência. Quando castigados por seus erros, ao invés de corrigirem-se, podem avaliar a situação e melhorar suas técnicas em continuar a conduta exploradora.

Carentes de qualquer sentimento de lealdade, juntamente com uma extrema competência em desempenhar papéis, os psicopatas normalmente ocultam suas intenções debaixo de uma aparência de amabilidade e cortesia.

Seus comportamentos são rígidos e inflexíveis.

É exatamente isso, assim que se comportam. Muitas vezes detectamos um comportamento estranho em certas pessoas, mas como dizer, esclarecer, denunciar se na verdade acabamos por "reféns" de sua manipulação.

A única coisa que podemos e devemos fazer é incentivar que ele vá a um psiquiatra. Por ser extremamente dissimulado até mesmo o psiquiatra ele poderá enganar. Mas com certeza um dia a vida da uma rasteira, ele não irá sair ileso o tempo todo, podem acreditar!





Bibliografia:

Millom Th - "Tem subtypes of psychopathy", em "Psychopathy", editado por Millom, Th e outros, Guilforde Press, 1998.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui