Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil Colônia e Reino Unido Questões Julho 2004 -- 09/08/2004 - 08:37 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




BRASIL COLÔNIA E REINO UNIDO QUESTÕES JULHO 2004



MINERAÇÃO E AÇÚCAR NA COLÔNIA

FGV JULHO 2004

1. Comparando a produção canavieira à extração mineradora no Brasil colonial, podemos afirmar que:

a) A primeira caracterizou-se pela utilização da mão-deobra escrava, enquanto a segunda baseou-se fundamentalmente no trabalho assalariado.

b) A primeira esteve voltada para o mercado interno colonial e a segunda articulou-se aos circuitos do mercado mundial.

c) A primeira desenvolveu-se principalmente nas áreas do interior, enquanto a segunda estabeleceu-se principalmente nas áreas próximas ao litoral.

d) A primeira esteve vinculada às estruturas do Antigo Sistema Colonial, enquanto a segunda pôde desenvolver-se independentemente do controle metropolitano.

e) A primeira desenvolveu-se numa sociedade de caráter rural e a segunda promoveu o aparecimento de uma sociedade de caráter fortemente urbano.



ESCRAVIDÃO

FGV JULHO 2004

2. No Brasil colonial, a denominação ladino referia-se:

a) Ao judeu que manteve sua religião durante a ocupação do Nordeste pelos holandeses.

b) Aos escravos africanos considerados aculturados à sociedade colonial.

c) Ao cristão-novo que se dedicava ao tráfico negreiro entre a África e a América.

d) Aos portugueses autorizados a praticar o comércio na América espanhola.

e) Aos africanos alforriados que habitavam os principais núcleos urbanos coloniais.



ESCRAVIDÃO

FATEC JULHO 2004

(Reis, João José. Negociação e conflito.)

3. "Senhores e autoridades escravistas da Bahia, como em toda parte, usaram da violência como método fundamental de controle dos escravos. Mas a escravidão não funcionou e se reproduziu baseada apenas na

força. O combate à autonomia e indisciplina escrava, no trabalho e fora dele através de uma combinação da violência com a negociação, do chicote com a recompensa." Segundo a afirmação do historiador João José Reis,

a) as relações existentes entre senhores e escravos eram baseadas exclusivamente na força e na violência.

b) a recompensa era dada toda vez que o chicote era usado de modo exagerado sobre os escravos.

c) a autonomia escrava não passava de uma ilusão permitida pelos senhores, pois na prática apenas eles tinham poder e força de decisão.

d) diante da violência com a qual eram tratados, os escravos se rebelavam contra os senhores, fugindo e montando grupos de resistência escrava, como os quilombos.

e) havia por vezes um equilíbrio de forças entre senhores e escravos, uma negociação que era necessária entre esses dois grupos para a manutenção da própria escravidão.



4. MACKENZIE JUNHO 2004 Nas missões dos Sete Povos nasceu um dia Sepé

Trazendo uma cruz na testa, cicatriz sinal de fé Quando o sol batia nele, esta cruz resplandecia Por isso lhe deram o nome Tiaraju´a luz do dia (...) Tiaraju que era cacique, reuniu seus guerreiros E sem medo dos canhões atacou só com lanceiros. Assinale a alternativa correta, relacionada aos versos de Barbosa Lessa, que lembram fatos e conseqüências relativos ao Tratado de Madrid, de 1750.

a) O tratado estabeleceu a troca da Colônia portuguesa do Sacramento por Sete Povos, sob domínio espanhol, fato que transcorreu sem conflitos.

b) O tratado removia trinta mil índios e setecentas mil cabeças de gado para o outro lado do Rio Uruguai. Padres e índios recusaram-se a sair, sendo atacados por Portugal e Espanha.

c) A fronteira sul brasileira era definida sem novos confrontos entre Portugal e Espanha.

d) Índios e padres, protegidos por tropas portuguesas, resistiram aos espanhóis por longos anos.

e) A Colônia do Sacramento passou a ser portuguesa, devolvendo-se os Sete Povos das Missões à Espanha, definitivamente.



GUERRA DOS MASCATES

5. UNESP JULHO 2004 .

Cabral de Mello situa a "A Guerra dos Mascates" no amplo contexto da Guerra dos Emboabas em Minas e a revolta fiscal do "Maneta" na Bahia ou ainda da revolta anterior de Beckmann no Maranhão, em 1684. Segundo ele, foram manifestações precoces do desassossego colonial, mas não previram a "desagregação do Atlântico luso-brasileiro" - como o fizeram posteriormente as revoltas do início do século XIX.

a) Em que região do Brasil ocorreu a Guerra dos Mascates?

b) Quais as características da Guerra dos Mascates?



VINDA DA FAMÍLIA REAL

FATEC JULHO 2004

6.Como conseqüência do Bloqueio Continental, em 22 de janeiro de 1808, da família real portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro. Sua vinda

a) trouxe à colônia portuguesa um maior número de proibições e taxações de impostos, que, anos depois, levariam à Independência.

b) deu à cidade do Rio de Janeiro o estatuto de capital de todo o império lusitano e, com a abertura dos portos, ocasionou o rompimento do monopólio metropolitano.

c) abriu caminho para o comércio brasileiro, uma vez que os portos foram abertos a outras nações, fator que iniciou o desenvolvimento industrial do Brasil.

d) confirmou a tradição portuguesa de tolerância colonial, uma vez que D. João VI abriu a possibilidade de crescimento econômico aos colonos portugueses e de liberdade aos escravos.

e) enxugou o número de funções políticas e administrativas existentes no Rio de Janeiro, transformando a cidade num espaço menos burocrático.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui