Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil República Velha Questões Julho 2004 -- 09/08/2004 - 08:41 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL REPÚBLICA VELHA QUESTÕES VESTIBULARES JULHO 2004



CORONELISMO

MACKENZIE JULHO 2004

1.Do ponto de vista eleitoral, o coronel controlava os votantes em sua área de influência. Trocava votos, em candidatos por ele indicados, por favores tão variados como um par de sapatos, uma vaga no hospital, um emprego de professora. A permanência do coronelismo na República Velha deveu-se:

a) ao apoio do Tenentismo às práticas da política oligárquica.

b) ao isolamento do sertanejo nordestino, visto que o coronelismo só ocorria na região Nordeste.

c) ao fato de os chefes locais não dependerem de recursos dos governos para a prática de favores e benefícios locais.

d) ao clientelismo, resultado da desigualdade social, da precariedade de serviços públicos e da impossibilidade do cidadão de efetivar seus direitos.

e) à autonomia dos coronéis, que não dependiam de outras instâncias do poder, inclusive no plano militar.



MOVIMENTOS MESSIÂNICOS

2. UNESP JULHO 2004

Entre 1893 e 1916, eclodiram duas grandes revoltas populares no Brasil, a primeira conhecida como Guerra de Canudos (1893-1897) e a segunda, como Guerra do Contestado (1912-1916). Segundo defendem alguns historiadores, ambos os movimentos têm características comuns. Considerando essa tese, assinale a afirmativa correta.

a) Ambas foram orientadas por um líder messiânico.

b) Antônio Conselheiro e o "monge" José Maria eram adeptos do Integralismo.

c) Ambas aconteceram em regiões pobres e abandonadas do Nordeste.

d) Os revoltosos eram comunistas.

e) Em ambas, os revoltosos atingiram seus objetivos.



GUERRA DO CONTESTADO

FGV JULHO 2004

3. Sobre a chamada Guerra do Contestado, ocorrida em Santa Catarina e encerrada em 1916, podemos afirmar que:

a) Foi um movimento anarquista, liderado por imigrantes italianos, influenciados pelas idéias libertárias de Proudhon e Malatesta.

b) Foi um movimento liderado por integrantes do Partido Comunista do Brasil, que pretendia estabelecer um regime socialista em Santa Catarina.

c) Foi uma revolta da oligarquia catarinense, que contestava o controle político do Poder Central exercido pela elite paulista durante a República Velha.

d) Foi um conflito armado entre setores da oligarquia catarinense que disputavam o controle político do Estado.

e) Foi um movimento milenarista que desafiava o poder republicano e acreditava no estabelecimento de um Reino sagrado na região.



CAFEICULTURA E INDÚSTRIALIZAÇÃO

MACKENZIE JULHO 2004

4. Toda a infra-estrutura necessária para o início do desenvolvimento industrial do Brasil foi implantada com a expansão da cafeicultura paulista, que criou diversas condições de estímulo aos empreendedores industriais, como:

I. a disponibilidade de capitais, que sustentou financeiramente as primeiras experiências industriais.

II. a eficiente rede de transporte ferroviário, que passou a ser utilizada para trazer matérias-primas até as indústrias e para levar os produtos industrializados até os mercados consumidores do interior.

III. a utilização do trabalho assalariado do imigrante, que aumentou a circulação interna de moeda e, dessa forma, ampliou a capacidade de consumo de bens pela população.

Assinale:

a) se apenas I estiver correta.

b) se apenas I e II estiverem corretas.

c) se apenas I e III estiverem corretas.

d) se apenas II e III estiverem corretas.

e) se I, II e III estiverem corretas.



5. MACKENZIE JUNHO 2004 O messianismo desenvolveu-se em áreas rurais e pobres que reagiam à miséria. Seus componentes básicos eram a religiosidade do sertanejo, o sentimento de revolta contra a omissão do governo, o repúdio à opressão e às injustiças da república dos coronéis. Assinale os movimentos rebeldes com essas características.

a) Revolta da Chibata e do Quebra Quilos

b) Canudos e Contestado

c) Revolta da Vacina e do Forte de Copacabana

d) Coluna Prestes e Revolução de 1924

e) Revolução Federalista e Revolta Armada





6. UNESP JULHO 2004

Entre 11 e 16 de fevereiro de 1922, realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo a Semana de Arte Moderna. Segundo Mário de Andrade, as mudanças ocorridas a partir da Semana de 22 e do Movimento Modernista significaram a fusão de três princípios: o direito permanente à pesquisa estética, a atualização da inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora nacional. Está inteiramente correto considerar como conseqüências da Semana de Arte Moderna:

a) a formação de uma geração de artistas que romperam com a arte barroca; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do Renascimento Italiano; a formação de grupos de artistas e salões de arte moderna em todo o Brasil.

b) a formação de uma geração de artistas acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas da Missão Artística Francesa; a formação de grupos de artistas e de salões de arte neoclássicos.

c) a formação de uma geração de artistas que romperam com a estética modernista; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas contemporâneas; a formação de grupos de artistas e salões de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro destinados a exposições de arte moderna.

d) a formação de uma geração de artistas que romperam com os ditames acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas dos primitivos; a formação de grupos de artistas, tais como o Clube dos Artistas Modernos e a Sociedade Pró Arte Moderna de São Paulo.

e) a formação de uma geração de artistas que romperam com o estilo clássico; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do estilo Rococó; a formação de grandes exposições de Arte, como a Bienal de São Paulo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui