Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Século XIX Questões Julho 2004 -- 09/08/2004 - 08:45 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


SÉCULO XIX QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2004



REVOLUÇÃO FRANCESA

FGV JULHO 2004

1. “Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo do povo francês, se é estrangeiro (...) Luís combateu o povo: foi vencido. É um bárbaro, um estrangeiro prisioneiro de guerra (...) o traidor não era o rei dos franceses, era o rei de alguns conjurados. Fazia recrutamentos

secretos de tropas, tinha magistrados particulares; considerava os cidadãos como seus escravos (...).” Discursos e relatórios. Saint-Just. Lisboa: Presença, 1975, p. 41. O discurso de Louis Antoine Saint-Just foi pronunciado num dos momentos mais dramáticos da História

Francesa. Esse discurso refere-se:

a) Às revelações de que o rei havia conspirado com os Estados estrangeiros em guerra contra a França.

b) Às lutas entre os duques de Orléans e da Borgonha durante a Guerra dos Cem Anos.

c) Aos episódios que insuflaram a população de Paris a destruir a Bastilha, símbolo do absolutismo francês.

d) Ao processo de emancipação política do Haiti, liderado por Saint-Just e por Toussaint Louverture.

e) À revolta de Saint-Just contra o terror revolucionário levado à frente pelo rei Luís XVI.



2. MACKENZIE JUNHO 2004 A Revolução Francesa eliminou privilégios do Antigo Regime, difundindo os princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Napoleão Bonaparte adotou medidas que violaram esses princípios. Assinale a alternativa que contém uma dessas medidas.

a) A ratificação da reforma agrária realizada pela Revolução.

b) O congelamento de preços, por meio da decretação da Lei do Máximo.

c) A proibição, no Código Civil Napoleônico, de greves operárias.

d) A manutenção do Consulado.

e) O Tratado de Tilsit.





3. UNESP JULHO 2004 .



A Revolução de Fevereiro havia expelido o exército de Paris. A Guarda Nacional, isto é, a burguesia nas suas diferentes gradações, constituía a única força armada. Contudo, não se sentia bastante forte para enfrentar sozinha o proletariado. Ademais, fôra constrangida, embora depois da mais tenaz resistência e de opor cem obstáculos diferentes, a abrir pouco a pouco as suas fileiras, deixando que nelas ingressassem proletários armados. Não restava, portanto, senão uma saída: opor uma parte dos proletários à outra. O Governo Provisório formou com esse fim 24 batalhões de Guardas Móveis, de mil homens cada um, integrados por jovens de 15 a 20 anos. Pertenciam na sua

maior parte ao lumpem-proletariado. (Karl Marx, Lutas de Classes na França de 1848 a 1850.) O texto de Marx refere-se ao processo histórico conhecido como Revolução de 1848, que acabou com a monarquia burguesa de Luís Filipe I e iniciou a Segunda República, que, entretanto, não foi capaz de resolver os graves conflitos sociais existentes na França. O Governo Provisório, de que fala Marx, era basicamente dividido entre duas tendências políticas.

a) Quais as duas tendências políticas que se dividiam e se enfrentavam no Governo Provisório?

b) O que era o lumpem-proletariadode que fala Marx?



ROMANTISMO

4. UNESP JULHO 2004

Do ponto de vista cultural, a primeira metade do século XIX assistiu ao predomínio do movimento romântico ou Romantismo, uma reação ao academicismo classicista e ao racionalismo da Ilustração. Sobre o Romantismo, é correto afirmar que

a) representou uma volta aos ideais do Renascimento.

b) buscou uma volta ao passado medieval, mas seu propósito declarado era a volta à natureza.

c) foi parte do movimento parnasiano, que enfatizava o individualismo e a ação revolucionária.

d) gerou o Neoclassicismo, como reação ao Classicismo renascentista, e inspirou a Revolução Francesa.

e) foi um movimento literário e musical que não se estendeu às artes plásticas.



CAPITALISMO E CONTESTAÇÃO

5. UNESP JULHO 2004 .



A partir de meados do século XVIII, o modo de produção capitalista se torna dominante e a sociedade européia ocidental passa por uma profunda transformação em todos os níveis da estrutura social e econômica. Tais mudanças se materializaram na Revolução Industrial que, ao longo do século XIX, concretizou o sistema capitalista e alterou todo o modo de vida social.

a) Quais as duas grandes classes sociais surgidas ou afirmadas durante o processo que constituiu o modo de produção capitalista?

b) Contra a hegemonia ideológica do capitalismo na

Era Industrial se constituíram outras ideologias que negavam e criticavam essa hegemonia. Cite duas e caracterize-as.



EXPANSÃO TERRITORIAL EUA

MACKENZIE JULHO 2004

6. O Oeste era uma área de fronteira dinâmica. Em meados do século XVIII, o termo Oeste significava “a área entre os montes Apalaches e a margem leste do rio Mississipi”. Cem anos depois, Oeste veio indicar a região além do rio Mississipi, até o oceano Pacífico. Assinale a alternativa que apresenta fatores que contribuíram para a conquista do Oeste, nos Estados Unidos do século XIX.

a) O Corolário Roosevelt, a marcha para o oeste, os acordos de paz com as tribos indígenas e a política de não agressão aos países do continente americano.

b) Os vários conflitos econômicos e militares entre uma sociedade burguesa, comercial e industrial, apoiada no trabalho escravo e uma sociedade agrícola

e latifundiária, apoiada no trabalho assalariado.

c) O pioneirismo nortista, a ocupação da Luisiana, a Doutrina Monroe e a euforia desencadeada pela decretação da libertação dos escravos em 1850.

d) O crescimento demográfico com a chegada de imigrantes europeus, a necessidade de aumentar a produção de alimentos pela incorporação de novas terras e a procura de metais preciosos.

e) A doutrina do Destino Manifesto e a pouca resistência dos colonos espanhóis e franceses em aceitar os novos limites territoriais norteamericanos,

conquistados após a guerra de Independência.



GUERRA DO ÓPIO

FGV JULHO 2004

7. No século XIX, potências européias protagonizaram conflitos no continente asiático, devido ao comércio com a China e à produção e venda de ópio. Com relação a tais conflitos, é correto afirmar:

a) A primeira “Guerra do Ópio” foi desencadeada pela Inglaterra, preocupada em eliminar a produção da droga no Oriente e o seu consumo, que se alastrava pela sociedade chinesa e pelo Oriente.

b) A primeira “Guerra do Ópio” permitiu aos chineses o controle sobre o tráfico de ópio no Oriente e a recuperação da Mandchúria, tomada inicialmente pelas tropas inglesas.

c) O fim da primeira “Guerra do Ópio” resultou no controle sobre a distribuição do chá pelos comerciantes chineses e no fim da participação dos ingleses no tráfico de ópio.

d) Ao final da primeira “Guerra do Ópio”, os ingleses obtiveram, pelo Tratado de Nanquim, a concessão da ilha de Hong Kong e o acesso a novos portos comerciais chineses.

e) A primeira “Guerra do Ópio” decretou o fim das intervenções ocidentais na China e o estabelecimento de uma política de isolamento semelhante àquela adotada pelo Japão no mesmo período.



SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

MACKENZIE JULHO DE 2004

8. Analise as características abaixo.

I. Estruturação de grandes complexos finaceiroindustriais, que detêm grande poder e controle sobre o Estado.

II. Substituição do capitalismo concorrencial ou liberal pelos monopólios ou oligopólios, com a formação de trustes e de cartéis.

III. Desenvolvimento de complexos metalúrgicos e mecânicos e surgimento de grandes e novas potências industriais, que contribuíram para o início das duas grandes guerras mundiais.

É correto afirmar que:

a) as três características são traços que correspondem à segunda fase da Revolução Industrial, quando se instaurou o imperialismo no mundo.

b) a característica I corresponde ao período de instauração do imperialismo mundial, enquanto as características II e III referem-se ao período do

Capitalismo concorrencial, ou seja, à fase inicial do capitalismo industrial.

c) as características I e II correspondem à primeira fase da Revolução Industrial, período da expansão do imperialismo. A característica III insere-se na terceira fase da Revolução Industrial, com a inserção do liberalismo econômico.

d) as três características correspondem aos princípios neoliberais, aplicados a partir da segunda fase da Revolução Industrial.

e) as características I e III correspondem à segunda fase da Revolução Industrial, período em que se aprofundou o colonialismo no mundo. A característica II corresponde à fase do neoliberalismo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui