Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Século XX - Questões Julho 2004 -- 09/08/2004 - 08:46 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


SÉCULO XX QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2004



REVOLUÇÃO RUSSA

1. UNESP JULHO 2004

Vladimir Ulyanov ficou conhecido como Lênin e foi considerado o grande líder da Revolução Russa de 1917, que pela primeira vez na história implantou um sistema comunista de governo. O comunismo tem como um de seus princípios de organização social

a) a defesa da livre iniciativa comum para todos.

b) a privatização dos aparelhos estatais.

c) o livre comércio.

d) o estímulo social à produção de capital especulativo.

e) a socialização dos meios de produção.



ALEMANHA PÓS 1 GUERRA

Carlos Guilherme Mota

2. MACKENZIE JUNHO 2004 Müller foi o último chanceler social democrata no poder. Ao deixá-lo, em 1930, agravou-se a crise parlamentar, que levaria ao fim da República de Weimar. O governo do Chanceler Brüning (1930 – 1932), de centro, e católico, governava com poderes extraordinários e com o apoio do presidente Hindenburg, combatendo os comunistas e os nacionais –socialistas (77 e 107 lugares no Reichstag após as eleições de 1930). Brüning, para controlar a crise, procura deflacionar a moeda e prepara um plano de nacionalização e de repartição de terras, indenizando previamente os proprietários. O desemprego crescente e os projetos de Brüning, para retornar à monarquia constitucional, levam à formação da Frente de Harzburgo.

Assinale o contexto da História Contemporânea a que se referem os episódios narrados.

a) Processo que levou Otto von Bismarck à chancelaria.

b) Unificação política Alemã.

c) Mudanças econômicas feitas por Hindenburg.

d) Escalada de Adolf Hitler ao poder.

e) Fim do III Reich.





DÉTENTE NUCLEAR

3. MACKENZIE JUNHO 2004 No século passado, por volta dos anos 70, o arsenal de armas nucleares à disposição dos militares da U.R.S.S. e dos E.U.A. era mais que suficiente para desintegrar várias vezes toda a humanidade, caso fosse usado em uma guerra. Nessas circunstâncias, o fantasma do holocausto nuclear esteve presente no cotidiano de bilhões de habitantes do planeta, até o fim da União Soviética, no começo dos anos 90. Contribuiu para afastar esse pesadelo catastrófico:

a) a crise dos mísseis soviéticos em Cuba.

b) a criação do Pacto de Varsóvia.

c) a vitória dos E.U.A. na Guerra do Golfo.

d) os acordos assinados por Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchev.

e) a decisão de H. Truman, de só usar a energia nuclear para fins pacíficos.



ORIENTE MÉDIO

4. UNESP JULHO 2004

A crise do petróleo, desencadeada por seus maiores produtores - os países árabes - a partir de 1973, transformou o Oriente Médio numa região explosiva por excelência. No centro dessa questão está a criação do Estado de Israel, que nunca foi aceita tranqüilamente pela maioria dos países árabes da região. (José Jobson Arruda, Nova História Moderna e Contemporânea.) Em 1967, um grande conflito ocorreu no Oriente Médio. Que conflito foi esse e quais países estavam envolvidos?

a) A Guerra do Golfo, que envolveu o Iraque e o Kuwait.

b) A Guerra dos Seis Dias, entre Israel, Egito, Jordânia e Síria.

c) A Guerra dos 100 dias, entre Israel, Iraque, Síria e Jordânia.

d) A Guerra Santa, entre o Iraque e o Irã.

e) A Guerra do Yom Kippur (o "Dia do Perdão"), entre Israel, Síria e Egito.



POPULISMO NA AMÉRICA LATINA

MACKENZIE JULHO 2004

5. Argentina de Juan Domingos Perón, havia um novo modo de fazer política, baseado em uma liderança carismática que dispensava a intermediação dos partidos em sua relação com a massa de liderados e se apresentava como uma alternativa de poder, oposta à tradicional dominação oligárquica.

O fenômeno político descrito acima ficou conhecido como:

a) ditadura. b) castrismo. c) populismo. d) coronelismo. e) marxismo.





MACKENZIE JULHO 2004

ALEMANHA PÓS 2 GUERRA

6. A Alemanha chega ao início do século XXI na condição de terceira potência mundial, superada apenas pelos E.U.A. e pelo Japão. Esse desenvolvimento remonta ao pós Segunda Guerra Mundial, período da realização do “milagre alemão”, quando o desenvolvimento industrial e econômico da sua porção ocidental foi beneficiado por vários fatores, destacando-se:

a) a presença de grandes jazidas de minério de ferro e de carvão mineral na região da Renânia, que já contava com uma herança industrial.

b) o intenso fluxo de capitais, por meio do Plano Marshall, dos países europeus ocidentais interessados na reconstrução de sua economia.

c) a modernização do porto de Roterdã, em seu litoral, intensificando ainda mais o seu poder exclusivamente exportador de matérias-primas.

d) a transferência e a descentralização das atividades de base do Vale do Ruhr para a região de Berlim Oriental.

e) a retomada da região da Alsácia e de Lorena da França, áreas fundamentais para o aproveitamento hidrelétrico necessário ao seu desenvolvimento industrial.





TERRORISMO 1972

FGV JULHO 2004

7 Em 1972, um ataque terrorista à Vila Olímpica, durante as Olimpíadas de Munique, resultou na morte de onze atletas de Israel. A respeito desse fato, é correto afirmar que:

a) O ataque foi realizado pelo grupo neonazista alemão Baader-Meinhoff, que fazia ostensiva propaganda antijudaica.

b) Os ativistas eram integrantes do grupo palestino Setembro Negro e exigiam a libertação de militantes palestinos e de outros líderes terroristas internacionais.

c) O ataque foi realizado por terroristas contrários aos acordos de paz firmados entre o governo israelense e líderes palestinos.

d) A prisão do líder palestino Yasser Arafat, realizada por forças militares israelenses, foi o estopim do conflito.

e) O ataque foi promovido por integrantes dos grupos terroristas israelenses Haganah e Irgun, infiltrados entre os atletas olímpicos.



UNESP JULHO 2004

FIM DA GUERRA FRIA

8. Com o fim da Guerra Fria e a desagregação da URSS, uma nova ordem econômica mundial passou a vigorar. Desta maneira, as fronteiras entre vários países foram redesenhadas e, em certos casos, novos territórios foram definidos.

Analise as afirmações:

I. Com a criação da ONU e do FMI, organismos de porte internacional, os limites territoriais entre os países do globo tornaram-se estáveis.

II. Na definição dos territórios deve-se obedecer, prioritariamente,

às condições naturais existentes em nosso planeta.

III. Até mesmo fronteiras remotamente demarcadas podem sofrer alterações com o passar do tempo.

IV. Os fatores sociais, econômicos ou políticos podem contribuir para que as fronteiras entre os países sofram alterações.

Estão corretas somente as afirmações

a) III e IV. b) II e IV. c) I e IV. d) I e III. e) I e II.



GLOBALIZAÇÃO

FGV JULHO 2004

Eric Hobsbawn. O novo século: entrevista a Antonio Polito.

São Paulo : Companhia das Letras, 2000, p. 71.

09. Leia o texto a seguir:

“Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar para além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não da eliminação de obstáculos econômicos.

Ela resulta da abolição da distância e do tempo. Por exemplo, teria sido impossível considerar o mundo como uma unidade antes de ele ter sido circunavegado no início do século XVI. Do mesmo modo, creio que os revolucionários avanços tecnológicos nos

transportes e nas comunicações desde o final da Segunda Guerra Mundial foram responsáveis pelas condições para que a economia alcançasse os níveis atuais de globalização.”

Considerando o texto acima, pode-se afirmar que a globalização:

a) Tem como um componente a aceleração do transporte de mercadorias, como ocorre com o sistema aeroviário.

b) Não se vincula a agentes econômicos, como firmas transnacionais, sistema financeiro ou Estados nacionais.

c) Constitui nova escala das relações sociais, devendo privilegiar apenas aspectos econômicos da vida humana.

d) Não permitiu superar a restrição da produção e circulação de mercadorias e informações na escala nacional.

e) Não se concretizou ainda, em nenhuma parte, ante o atraso científico e tecnológico de setores-chave, como o de transportes.





GLOBALIZAÇÃO E ONGs

UNESP JULHO 2004

10. A globalização da economia tornou as empresas brasileiras mais expostas à concorrência externa, obrigando-as a alcançar novos patamares de produtividade. Profundas transformações no mercado de trabalho trouxeram o desemprego, a expansão do subemprego e a ampliação da massa dos excluídos sociais, principalmente nas grandes cidades. Hoje, como o poder público não consegue atendê-los, surgem setores da iniciativa privada que investem, cada vez mais, na melhoria das condições de vida da população. Trata-se de uma ação voluntária que ultrapassa os incentivos fiscais oferecidos pelo Estado, e que envolve o comportamento ético, o fortalecimento das organizações não governamentais (ONGs), a preocupação com a imagem da empresa e a satisfação do funcionário. É o chamado

a) Terceiro Setor. b) Segundo Setor. c) Primeiro Setor. d) Setor Terciário.

e) Setor Secundário.





FMI

MACKENZIE JULHO 2004

11Quando o FMI exige que o país aumente a meta do superávit primário, está, na verdade, solicitando que o Brasil:

a) aumente as exportações dos produtos do setor primário da economia, com destaque para a soja e para o minério de ferro, que possuem grande aceitação

no mercado internacional.

b) em sua arrecadação, considerando as receitas da União, dos Estados e Municípios e descontando as despesas, apresente um saldo positivo e tenha condições de honrar o pagamento dos juros de suas dívidas.

c) utilize os recursos arrecadados com impostos e o que foi economizado em obras públicas e projetos sociais, visando reativar a economia, além de gerar

postos de empregos.

d) apresente uma balança comercial favorável, aliada à contenção de despesas, garantindo, dessa forma, uma estabilidade cambial da moeda nacional em relação ao dólar.

e) aumente os investimentos em obras públicas e em projetos sociais, melhorando o poder aquisitivo da população, garantindo o aquecimento da economia e provocando o interesse de maiores investimentos estrangeiros.



NEOLIBERALISMO

MACKENZIE JULHO 2004

12. Inspirado no liberalismo clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre outras medidas:

I. a atuação do Estado como empresário, como mediador das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas.

II. o desenvolvimento de uma política de privatização das empresas estatais, para reduzir o papel do Estado na economia.

III. a minimização do poder dos sindicatos e a redução dos direitos trabalhistas.

IV. a redução das barreiras para a circulação de mercadorias

e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura econômica.

Estão corretas:

a) apenas I, II e IV. b) apenas I, III e IV. c) apenas I, II e III. d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.



NEOLIBERALISMO

13. UNESP JULHO 2004

Desde meados da década de 1980, muitos países latinoamericanos vêm experimentando mudanças em sua economia. Esse processo está relacionado com o chamado Neoliberalismo, patrocinado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que estabeleceu um conjunto de "receitas" destinadas a estabilizar e liberalizar as economias dos países do continente, medidas essas que, por um lado, diminuíram drasticamente a inflação e, por outro, aumentaram também drasticamente os níveis de desemprego e a concentração de renda. Sobre essas "receitas" neoliberais, é correto afirmar que

a) envolviam o cancelamento das dívidas externas.

b) envolviam a estatização de empresas privatizadas.

c) propunham a reforma administrativa do Estado através

da contratação de funcionários públicos.

d) propunham a abertura geral da economia nacional para os capitais estrangeiros.

e) propunham grandes processos de reforma agrária.







TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

FATEC JUNHO DE 2004

14. Nas últimas décadas do século XX teve início a Terceira Revolução Industrial, que provocou inúmeras transformações na maneira de produzir, dentre as quais

a) a concentração da atividade de produção junto às reservas minerais, diminuindo o peso do transporte transoceânico.

b) a expansão da divisão e da hierarquização do trabalho, exigindo menos mão-de-obra especializada.

c) a expansão do toyotismo, isto é, de um modelo caracterizado pela capacidade de flexibilização da produção.

d) a introdução da linha de montagem que possibilita ampliar o controle de qualidade e diminuir, significativamente, os preços.

e) a expansão mundial dos centros de pesquisa, possibilitando aos países subdesenvolvidos tornarem-se tecnologicamente independentes.



UNESP JULHO 2004

RÚSSIA E CHINA CONTEMPORÂNEAS

15

A última década do século que findou foi marcada pela transição da economia socialista para a economia capitalista nos países do Segundo Mundo. Entretanto, hoje, as contradições entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido permanecem e se aprofundam. Exemplo disso é a matéria da revista Veja de 21.04.2004, que trata do sucesso de um programa de TV que ensina os chineses a consumir como ocidentais e oferece dados impressionantes: embora a maior parte do 1,3 bilhão de chineses viva em zonas rurais muito pobres, 270 milhões já deixaram a pobreza, impulsionados pela abertura da economia, que entre 1981 e 2002 cresceu à taxa média de 9,5% ao ano; quase 100 milhões de chineses fazem parte agora de uma classe média com dinheiro no bolso e ansiosa para consumir, sendo que quase 90 milhões deles assinam TV a cabo e cerca de 50 milhões têm acesso à internet.

Baseado no atual estágio de globalização da economia,

a) cite quatro características atuais da crise econômica na Rússia;

b) num futuro próximo, que papel poderá vir a exercer a China Popular?



RÚSSIA PÓS COMUNISMO

MACKENZIE JULHO DE 2004

16. Em uma ilustração Santiago mostra em Moscou uma grande fila para entrar no MacDonalds , enquanto o Mausoléu de Lênin está vazio .

Levon Boligian – Geografia, Espaço e Vivência

Com relação à ilustração citada, assinale a alternativa correta.

a) Representa a crise, não só econômica, mas também ideológica, vivida pelo sistema socialista, e a substituição de ícones do antigo regime pelos novos ícones capitalistas.

b) A fila demonstra claramente a crise de abastecimento vivida pelos países socialistas após a transição para o capitalismo.

c) Apesar da entrada de empresas norte-americanas na ex-União Soviética, ainda existe um forte sentimento nacionalista da maioria da população, em reconhecimento aos heróis da Revolução Russa.

d) Mesmo após a abertura política e econômica, o Partido Comunista continua centralizador e mantém viva a imagem dos fundadores do socialismo.

e) A crise de abastecimento, ocorrida nos países socialistas, não mudou o comportamento educado da população russa, resultante do grande investimento em educação feito pelo governo no período socialista.





OTAN

MACKENZIE JULHO DE 2004

17.Com a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso dos regimes comunistas do Leste Europeu e o fim da U.R.S.S. (1991), a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deparou com uma crise de objetivos que a levou a atuar militarmente, depois da década de 90, em algumas regiões do mundo, conforme os exemplos abaixo.

I. 1995 – Intervenção militar e manutenção da paz na Bósnia-Herzegovina.

II. 1999 – Intervenção militar e manutenção da paz em Kosovo.

III. 2003 – Comando da força internacional que atua em Cabul (Afeganistão).

IV. 2003 – Intervenção militar, com a justificativa de destruir o arsenal bélico no Iraque.

Estão corretos:

a) apenas I, II e III.

b) apenas I, III e IV.

c) apenas II, III e IV.

d) apenas I e IV.

e) I, II, III e IV.





UNESP JULHO 2004

MERCADOS COMUNS

(José Willian Vesentini, 1992. Adaptado.)

18

Até o fim da década de 1980, predominava uma ordem mundial bipolar, caracterizada pela rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética e pela existência de três principais grupos de países: os capitalistas centrais

(Primeiro Mundo), os capitalistas periféricos (Terceiro Mundo) e os de economia planificada (Segundo Mundo). Com a profunda crise que se abateu

sobre os países de economia planificada, surgiu uma nova ordem mundial, representada na figura. Após tê-la analisada, responda:

a) De quais blocos econômicos os países do continente americano participam? Cite os principais.

b) Por que o México e o Brasil, que são países industrializados, pertencem ao Sul subdesenvolvido?



CHILE

MACKENZIE JULHO DE 2004



19. Com a atual dinâmica econômica mundial, esse país latino-americano é classificado como um “global trader”, porque negocia com vários países, participa da APEC (Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), é membro associado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) e mantém estreita relação comercial com o NAFTA (Acordo Norte-americano de

Livre Comércio). Trata-se:

a) do Panamá. b) da Argentina. c) da Venezuela. d) do México. e) do Chile.







SURREALISMO E OUTRAS TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS



20 UNESP JULHO 2004 .



Os artistas surrealistas utilizavam os sonhos e o automatismo psíquico puro que, segundo a definição de André Breton, é a "ausência do controle exercido pela razão, com exclusão de toda a preocupação estética e moral". Com base nesses fundamentos, algumas obras surrealistas apresentam imagens com duplos significados, tais como a mão que também é um garfo ou os botões que também são seios. Salvador Dali, artista surrealista, considerava esse método como a capacidade de perceber duas ou mais imagens numa só configuração. O surrealismo pertence a um grupo conhecido como "vanguardas históricas", que modificou as concepções artísticas e culturais desde o início até, pelo menos, a década de 60 do século XX.

a) A que grande movimento artístico e cultural pertencem as vanguardas históricas como o surrealismo?

b) Cite duas outras escolas artísticas representantes das vanguardas históricas e comente suas principais características.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui