Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amor Consciente -- 21/04/2000 - 00:24 (Ivanil Vitor Domiciano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Existe em nosso coração um lugar que vai muito além das realidades que conseguimos compreender e neste mundo vive o espírito. Lá a escuridão, as trevas, em todas as suas formas, são apenas miríades de luzes que ainda não chegaram aos nossos olhos e onde estão guardados todos os conhecimentos ou segredos de Deus, que ainda não são suportados ou aceitos pela maioria dos homens de hoje.



"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus." Mateus-5:8



Esta luz que se apresenta aos olhos da carne como extensa treva, só pode ser percebida pelo sentidos do espírito,



"Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os olhos; para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração nem se convertam e eu os cure." Atos-28:27



mas como o homem está esquecendo de que possui um, deixando de conhecê-lo a cada dia, está portanto, as cegas, caminhando para o grande precipício de sua própria ignorância. Passamos a maior parte do nosso tempo vivendo mais da esperança de coisas que ainda virão do que do amor que deveríamos, agora, dispensar as pessoas que estão tão próximas de nós.



"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus-6:34



E em um de seus presentes a humanidade, o Pai Nosso, Jesus nos ensina em um de trecho que pesamos o pão para o hoje e não para o dia de amanhã.



"...o pão nosso de cada dia nos dá hoje;" Mateus-6:11



E com isto conseguindo tornar tudo a nossa volta insuportável, decadente. Agravado também por estarmos deixando de nos importar-mos com o próximo.

Hoje quando andamos já nem olhamos mais para os lados e assim vamos caminhando, construindo, indiferentes aos resultados, nosso futuro certamente desastroso, sobre nosso ódio, nossa vaidade, nossa ignorância e falsa certeza de que estamos evoluindo. Dividimos a humanidade a cada discórdia em vez de unifica-la a cada sorriso; pois a muito e certo que a união é um dos resultados do amor verdadeiro.



"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!"Salmos-133:1 e Apocalipse-22:1



Estamos presos, limitando as fronteiras da nossa própria incompreensão. Nosso tempo é de covardia, falsos valores , falsas pessoas. Estamos passando por um imenso e intenso terremoto que instalou seu epicentro no interior de cada alma humana.

São tantos os estragos causados a alma humana que posso dizer que estamos perdendo os valores mais sublimes do ser, como: a compaixão, o entendimento, o suportar, a alegria, a liberdade e principalmente o Amor e a família, coração de toda a nossa sociedade.



"Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria [família], e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus." 1Timóteo-5:4



"Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo".1Timóteo-5:8



Mas não sejamos tão pessimistas assim, vamos também ter em mente a esperança, e mesmo pela fé, a certeza de que ao final ainda sobreviverão algumas almas, estará extinta, sim, a civilização como a conhecemos hoje, mas não nos será negada a oportunidade de conhecermos um forma de amor maior, evoluído. Com certeza não existe sobre a face da Terra uma só criatura humana que não ame, embora seus defeitos e constantes declínios. Mas este amor consegue ser extremamente variado aos olhos de bilhões de almas que nas suas deficiências o expressam de diversas maneiras. É um amor errôneo que nos induz a erros praticados por todas as criaturas que habitam o planeta. Por exemplo: uma pessoa é capaz de amar a outra da mesma forma que um cachorro ama seu dono. Uma forma simples e distorcida de se amar, um amor instintivo que está nos levando ao abismo. O homem evoluiu e precisa evoluir também a sua capacidade de humanidade e seu amor.

É essa forma instintiva de amor, cultivada pela nossa cultura, a principal geradora dos diversos conflitos. Conflitos de dúvidas, de incertezas que geram nada mais que discórdias e sofrimentos. É uma forma de amor primitiva que nada mais tem a oferecer a atual sociedade que procura uma explicação mais satisfatória para explorar adequadamente seus novos horizontes, desafios e sinistros que se impõem a frente de sua jornada pela existência.

Essa deficiência se estabelece como um muro, um desafio a ser superado, não por uma mas por todos os seres humanos. Cada qual dentro de suas capacidades. E uma vez consciente desta nova necessidade, a de compreender uma nova forma de amor, a humanidade explodirá em um novo conceito de amor, O AMOR CONSCIENTE, mais evoluído e mais capaz de dar ao homem uma visão mais clara de seus sentimentos, que não estará nascendo, mas despertando pois a muito encontrava-se latente, atrofiado, escondido em algum lugar das misteriosas profundezas da alma humana e seu conhecimento será apenas uma questão de tempo.

O Amor Consciente dará ao homem uma noção mais nítida e não deturpada de suas responsabilidades e de seus novos sentimentos, dará ao ser humano a capacidade de saber que está amando, do que quer amar, do que pode amar. E esta forma de amor é a que definitivamente alargará as distâncias e diferenciará o homem das outras criaturas da Terra. Colocando-o verdadeira e definitivamente como um ser não só especial como superior pois não só ama, mas tem consciência plena deste amor e do que com ele é capaz de fazer.

Com esta nova consciência de amor, esta sublime criatura que se tornará o homem, irá querer amar cada vez mais e será diferente por que ele descobrirá o verdadeiro poder do Amor e com ele poderá amar até mesmo aqueles que se dizem seus inimigos, se os tiver. Teremos descoberto o verdadeiro conceito ou necessidade do amor e estaremos dando a ele o seus verdadeiro valor que nos levará a atitudes antes milagrosas, impossíveis. Alguns perguntarão: quem é este cuja vontade de amar aprendeu a superar a vontade de odiar?

Então um amor evoluído será entregue aos homens em todos os cantos do planeta habilitando a alma humana a compreender além dos horizontes permitidos. Assim diferente do tradicional amor o Amor Consciente será a vontade filtrada e desimpedida de exercê-lo, de querer exercê-lo e de saber até que ponto ele é capaz de ser compreendido pelo próximo.



"Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas."Tito-1:15



Mas além de tudo, até chegar-mos a esta opção, não nos esqueçamos de que ainda somos seres humanos aptos a errar por ação ou omissão na mentira ou mesmo na verdade. E para aqueles que pensam ser isto apenas mais um sonho, ei de lembrar-vos que os sonhos nada mais são do que uma parte da realidade. Por que nada se realiza sem ser, antes, sonhado. Sonhem, pois o espírito renovador já bate às portas do novo horizonte aguardando sentado sobre a justiça e trazendo nas mãos o estandarte da liberdade e do novo Amor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui