Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sexta-Feira 13 -- 10/08/2004 - 22:46 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






SUPERSTIÇÕES





Superstições: por que perduram tanto?



COMO você provavelmente sabe, há muitos que ainda acreditam que cruzar com um gato preto no caminho dá azar e que receiam passar debaixo de uma escada. Muitos também acreditam que sexta-feira 13 é dia de azar e que o 13.° andar de um prédio é um lugar arriscado. Mesmo sendo irracionais, tais superstições perduram.



Pense: por que alguns carregam um pé-de-coelho ou batem na madeira para afastar o azar? Não é porque, sem evidência sólida, acreditam que tais atos trarão boa sorte? O livro A Dictionary of Superstitions observa: “A mente supersticiosa crê que certos objetos, lugares, animais ou ações dão sorte e que outros dão azar.” — Veja Gálatas 5:19, 20.



CONHECE alguém que tem medo de passar por baixo de uma escada, ou que dá batidinhas em madeira para se livrar da má sorte? Por que será que alguns hotéis não têm andar nem quarto número 13? Por que foi que o almirante britânico Nelson mandou pregar uma ferradura de cavalo no mastro do navio Vitória”? Por que muitas pessoas usam ou carregam consigo amuletos ou outros talismãs? A resposta é que todas essas pessoas eram ou são supersticiosas.





CONSEGUIRAM A CIÊNCIA

E A CIVILIZAÇÃO ACABAR COM

A SUPERSTIÇÃO?





A superstição é uma crença ou conceito aceito cegamente. Há setenta anos, quando o progresso da ciência vinha expondo muitas das crenças aceitas cegamente, a célebre “Encyclopædia Britannica” predizia que o futuro traria “uma civilização isenta da última sombra de superstição”.



Contudo, essa predição nunca se cumpriu. Embora a ciência e a chamada civilização tenham feito com que algumas pessoas ficassem menos supersticiosas, uma edição mais recente da mesma enciclopédia admite: “Existem poucas pessoas que, quando pressionadas, não admitirão que prezam secretamente uma ou duas crenças irracionais, ou superstições.” Atualmente, segundo se diz, até mesmo pilotos de enormes aviões a jato, altamente capacitados e que não toleram tolice, “freqüentemente cruzam os cintos de assentos não ocupados antes da decolagem, ou cospem numa roda após a inspeção antes do vôo”. Tudo isso por causa de superstição.



Por que continuam ainda a existir tais superstições? “As superstições estão entre os melhores sustentáculos contra a dúvida, a ansiedade e a insegurança da vida”, diz o Dr. Edward Hornick, professor de psiquiatria em Nova Iorque. Adicionalmente, outras autoridades consideram as superstições como sendo “um medo errôneo da Divindade” ou “qualquer má orientação de sentimento religioso”. Tais sentimentos estão profundamente arraigados.



PODEM AS SUPERSTIÇÕES SER PERIGOSAS?











Don Cuervo





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui