Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Discurso de Formatura - Patrona -- 05/12/2006 - 17:14 (ANA SUELY PINHO LOPES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Boa Noite!
Professor Doutor Ivan Marques de Toledo Camargo, na pessoa de quem, respeitosamente, cumprimento toda a Mesa, Prezados Formandos, Professores, Pais,Familiares e Amigos.

Agradeço sinceramente o privilégio a mim concedido e expresso minha satisfação a todos que me escolheram para este honroso papel.

Os que me conhecem há mais tempo, sabem que há cerca de quatro anos, estive aqui na condição de formanda participando de uma noite tão especial quanto esta. Noite que foi decisiva para minha vida profissional.

Mas não estou aqui para falar sobre minha pessoa e sim do brilho de mais uma constelação que hoje comemora não apenas o término de um curso , mas o despertar de uma profissão comprometida com a organização e disponibilização da informação, do papel social que hoje a nossa gloriosa UNB lhes concede.

Queridos alunos e tão brevemente colegas, lembrem-se que a partir de hoje vocês têm um compromisso com a liberdade de cada cidadão brasileiro, por meio da garantia da preservação da memória do país e do acesso a informação, sem distinção de raça, credo ou condição social.

Na era da Informação nosso compromisso tem estreita relação com a ética e transparência que terá como objetivo o uso politicamente correto da memória do acervo documental do país.

Cada um de vocês que hoje assume essa função deverá ser luz para o desenvolvimento do Brasil.
No atual contexto político está nítido que a informação é capaz de provocar transformações sociais e mudar trajetórias.

Vocês serão responsáveis, cada um em uma instituição, por garantir que provas documentais das atividades desenvolvidas no nosso país, sejam preservadas e utilizadas quando requeridas pela sociedade no respeito à Constituição Federal.

Rui Barbosa um grande defensor do direito e da igualdade social disse em um de seus discursos que oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem.

Eu acrescentaria que estudo e fé no amanhã os levarão a realização profissional e a certeza do dever cumprido.

Abracem as conquistas difíceis, porque a recompensa virá na mesma dimensão do esforço empregado. Dêem vida a seus sonhos, façam-nos crescer e voar. Pois o sonho é o início das realizações.

Cada um de vocês, queridos formandos saberá intimamente a direção a percorrer.
Sigam o pulsar do coração, não emudeçam, não se deixem intimidar pelos obstáculos, jamais desistam, porque viver é uma busca continua.

A vida lhes foi dada para lutar e defender ideais. Por mais obscuro que alguns caminhos lhes pareçam, tomem como um desafio, que poderá ser vencido com garra e competência.

Entendam que em cada passo há riscos que levam a oportunidades de melhorias e conseqüentemente ao sucesso.

Eu posso lhes dizer que minha ascensão profissional, é fruto de esforços e sonhos, e se tenho algo a oferecer a vocês, afirmo que reside no meu próprio testemunho da vida acadêmica, profissional e social.

A Universidade de Brasília, onde me formei e trilhei uma grande parte da minha vida acadêmica, motivo pelo qual me orgulho, lhes deu a essência para que vocês enfrentem o mercado de trabalho alicerçados na ética, na moral e nos bons costumes.

Cabe a vocês agora, meus caros formandos, traçar seus caminhos com profissionalismo, honestidade, dignidade e fé... assim, certamente colherão bons frutos.

Façam pelo Universo e ele fará por vocês!

Eu dedico esta belíssima noite aos nossos Pais, ao Prof. Dr. Renato que muito tem feito pela atuação da nossa profissão e especialmente à Deus!

Parabéns a todos.
Obrigada e uma boa noite!

Ana Suely - Discurso de Patrona da Turma de Arquivologia da Universidade de Brasília em set/2005.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui