Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Farsa ! -- 19/08/2004 - 00:35 (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA/Alcir J.T. de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Farsa !





O Brasil não passa como estrutura social de uma gigantesca farsa, que por insistir em perpetuar-se deitada em um esplêndido e dessecrado berço à dormir, vem por conseqüência perdendo suas riquezas, seus maiores valores e sua independência ante o cenário mundial que impiedosamente aproveita-se da nodorra moral que por eles incentivada assola a nação, nos impondo este dormitar ante as evoluções tecnológicas e principalmente este pesado sono ante a evolução social, humana e filosófica que vemos meramente como um sonho irreal inatingível e disperso pelas névoas da corrupção da impunidade e da desigualdade que nos impedem de ver o caminho que deveríamos seguir para que nos distanciemos deste cômodo, plácido e asfixiante marasmo desprovido de valores em que sucumbimos como sociedade e nação.

Acordar para as mudanças, significa destruir as mentiras que nos prendem aos conceitos ultrapassados, acabar de vez com a mediocridade que nos nivela as expectativas, as ações e a vida, não podemos mais permitir as injustiças e os privilégios que criam as desigualdades, as distinções desprovidas de méritos concretos, os falsos valores e as instituições que perpetuam as fraudes toleradas pela necessidade covarde de manter esta autofagia moral e intelectual que nos reduz a condições insignes no painel evolutivo das sociedades organizadas e que desde a alegada descoberta, beneficiam apenas aos controladores escravocratas que nos espoliam e submetem as vergonhas da ausência de valores que levam a esta condição servil, submissa e vexatoriamente subalterna em que nos encontramos. Ao insistir em dar continuidade a esta postura, seremos destruídos pelo mesmo esquema, que já dizimou grupos que tentavam e outros que quase conseguiram atingir o status de sociedade e de nação e ao fracassarem na empreitada,o preço altíssimo a ser pago, foi o de extinguirem-se quase ao total esquecimento e algumas que sequer sabemos com certeza terem existido sobre o planeta.

Para evitar este fatídico e até agora inexorável fim, temos cada um como cidadãos a obrigação de lutar contra as facilidades, cujo fim é o de criar as dificuldades que nos paralisam a atordoam, de tomar como propósito inabalável a luta pela igualdade e contra a corrupta postura de privilégios que faz de uns mais cidadãos que os outros apenas por seu poder de corromper e aviltar a estrutura moral que ainda insiste em existir, questionar e reconstruir de seus escombros as instituições como hoje inexistem e que assim sendo em nada contribuem para a formação de uma sociedade forte, coerente ética e inteligente, encerrar com este abominável ciclo de estelionato eleitoral em que foi transformada a democracia no Brasil, tanto por este quanto pelos governos que o antecederam, acabar com o mercado persa em que transformou-se o congresso nacional, terminar de vez com o prostíbulo infecto em que transformou-se o judiciário, que com suas prostitutas togadas, vende os favores das sentenças benevolamente milionárias aos cortesãos que mais pagarem as referidas meretrizes em detrimento da única dama em seu meio : a própria justiça, rever os códigos que regem o relacionamento das policias com os cidadãos para os quais elas deveriam existir unicamente para proteger e não como o que acontece, que as fazem ter como metas impedir que eles exercitem a sua cidadania soberana e de quebra faturar algum com o sistema de conivência ao qual acabam por defender, colocar em seus devidos lugares os militares que vêem-se como superiores e não como parte integrada na construção de uma civilização, disciplinar rigidamente os empresários no que concerne ao equilíbrio entre lucro e caráter, mudar as regras econômicas dando-lhes um caráter social e coerente que vise em primeiro plano a igualdade harmônica e o acesso aos benefícios tecnológicos e culturais dela advindos, priorizar a educação e todos os meios para atingi-la, usufruindo plenamente de seus benefícios, execrar do meio quem deva e honrar quem mereça, premiar a coerência e punir exemplarmente as armações, arapucas e falsas vantagens, coibir a mentira em nome das instituições e de uma falsa governabilidade, execrando sem corporativismos infames aos que se apropriam indebitamente de uma profissão ou carreira para canalhamente locupletarem-se em detrimento da ética que deveria norteá-la, como sociedade devemos olhar para as injustiças para com outros, como se fossem contra nós cometidas, rever individualmente nossas formas de agir, priorizando a integridade e o auto respeito, para que possamos tratar verdadeiramente aos outros como queremos ser tratados, por de lado o(s) deus(es) de carreira e de vinganças pecuniárias e passar a crer na humanidade como forma superior de divindade, aprender a respeitar as diferenças sem impô-las ou impingi-las a ninguém, encerrar com as mentiras que hoje predominam só irá nos elevar a condição de vencedores na busca pela evolução e pela conseqüente transformação da farsa injusta,obtusa e incoerente que hoje somos em uma sociedade e finalmente em uma civilização que ira se perpetuar pela verdade e pela grandeza dos valores que cultiva e pelos quais se norteia.







Alcir Jose Trigo de Souza







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui