Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fotógrafos do Choque -- 23/09/2001 - 15:46 (Ricardo Chacur) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
por Ricardo Chacur





O e-mail estava lotado: piadas, trabalho, assuntos de faculdade, e um em particular com fotos anexadas enviadas por um amigo. A mensagem desse amigo era uma noticia de que em alguns países asiáticos descobriram que comer cérebro fazia bem pra saúde.



Cérebro humano?





A primeira foto mostrava pequenos cérebros humanos sendo vendidos em potinhos, como se fosse comida de bebê em uma enorme prateleira de supermercado. Outras fotos mostravam os compradores asiáticos comprando o estranho produto.



Em uma outra foto, um homem cortava um cérebro humano,

Em outra foto se preparava para comer um feto.

Não agüentei.



Apaguei o e-mail, e ao mesmo tempo fiquei procurando descobrir quem tinha feito aquelas fotos. Felizmente, dois dias depois, acabei descobrindo toda a verdade em uma reportagem do "Caderno de Informática" do Estado de São Paulo. Nessa reportagem se explicava que as imagens daquelas fotos eram verdadeiras. O fotógrafo Zhu Yu é considerado um famoso "artista conceitual". Aquelas imagens horripilantes fazem parte de uma performance, e de um conjunto de uma obra com finalidade artística. O fotografo Zhu Yu, de Xanghai, comprou alguns corpos de adultos, crianças e fetos, como se fosse um estudante de medicina ou pesquisador, e montou sua "obra de arte".



Colocou os cadáveres em posições como se estivessem vivos, e tirou milhares de fotos, misturando atores vivos que fingiam canibalismo com os corpos dos falecidos.



Alguns críticos amaram, outros odiaram, achando que as fotografias eram agressivas e de péssimo gosto.



Acontece que alguns engraçadinhos acabaram descobrindo essas fotos na Internet, e inventaram textos mentirosos sobre a origem das fotografias. Toda essa especulação acabou se espalhando pela Internet, como se fosse um vírus, distorcendo toda uma realidade.



O fotógrafo Tom Forsythe não é tão polêmico como o colega de profissão Zhu Yu, mas também possui um estilo bastante diferenciado que provoca discussões. Esse fotógrafo americano sempre procurou criticar os consumismos mundiais, e resolveu fazer um ensaio fotográfico em poses sensuais com a famosa e memorável boneca Barbie: loirinha, magrinha e alta, participou de um ensaio fotográfico do mesmo jeito de como veio ao mundo, ou pelo menos como foi fabricada!



No site de Tom Forsythe é possível observar algumas fotos da boneca em posições de provocar inveja nas garotas da revista Hustler!



Aquelas fotos provocaram polêmica em alguns grupos religiosos e pais que sempre compravam as bonecas. A empresa Mattel, fabricante desse ícone do universo feminino infantil, processou o fotógrafo. No entanto, o tribunal de Los Angeles deu ganho de causa para o artista.



Os trabalhos destes artistas que antes ficavam confinados em galerias, museus e espaços artísticos, hoje invadem a Internet, provocando diversas polêmicas, criando gênios e mediocridade na "aldeia global" onde tudo pode virar motivo de piada, e uma mentira pode se concretizar em uma realidade assustadora.



Sites com Fotos do Fotógrafo Zhu Yu (Pessoas Canibais):



ATENÇÃO: Estas fotos não devem ser vistas por pessoas sensíveis ...



http://chinese-art.com/artists



http://www.chinese-art.com/Contemporary/volumefourissue2/



http://chinese-art.com/index_nonflash.htm



http://www.rotten.com/



http://www.theregister.co.uk/



http://www.ddanzi.com



Sites com Fotos do Fotógrafo Tom Forsythe (Fotos da Barbie):



www.creativefreedomdefense.org





Ricardo Chacur trabalha com produção de TV, escreve roteiros de quadrinhos e é um dos criadores dos Cabeças Caninas

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui