Usina de Letras
Usina de Letras
87 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->OS VELHOS OLHOS AZUIS DA VOVÓ BIM LATEM -- 15/10/2001 - 15:12 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ela tinha a cor da pele alva ao extremo. Seus cabelos eram cortados curtinhos e para sobrepor os fios brancos, que anunciavam a chegada do inverno da vida, tingia-os de louro-avenida.
Seus dedos eram longos. Não pintava as unhas. Não gostava de enfeites nos punhos ou anéis. Era oriunda de familia antiga de imigrantes italianos. Apesar do analfabetismo de seus pais, conseguiu fazer o madureza e depois ingressar na universidade. Formou-se em direito. Já nessa época, por intermédio de um empurrãozinho do vigoroso deputado emergente, foi ingressada no serviço público federal. Com o cartucho conquistado pode subir mais alguns lances da escada ascencional social.
Apesar de usar dolosamente as informações que detinha em razão do cargo que ocupava, para constranger os inimigos de seus amigos, nada de ruim ou nefasto aconteceu a ela durante todo o tempo em que trabalhou.
Aposentou-se. Seu marido era também aposentado do serviço público estadual. Os salários que somavam eram destinados no final do período de trinta dias também no auxílio e combate aos amigos dos inimigos dos seus amigos.
Juntamente com alguns membros da vizinhança formou um grupo de rezas bravas. Nas reuniões da seita as estratégias de combate aos importunos eram traçadas assim como nas montanhas traçavam-se os planos de ataque ao mundo ocidental. Seu codinome vovó Bim Latem era originário de uma arma terrível usada por seu grupo: a cachorrada. Ela como ninguém sabia adestrar os cãezinhos para trabalharem além do que comumente se destinavam. Assim depois de cumpridas as obrigações semanais de dar prazer múltiplo às suas proprietárias solitárias, as feras eram orientadas a latirem nos momentos rigorosamente escolhidos.
No assédio moral era "expert" a Sra Bim Latem. Conhecia todos os demiúrgos da cidadela. Conhecia delegados de polícia, escrivães, escreventes, presidentes e funcionários. Assim como o Taliban em nome de deus fulminava e matava, a velha senhora, já corroída pelos anos, também castigava e punia. Com ela não tinha "mamãe, a barriga me dói".
Mas eis que surge Cronos. O deus grego do tempo que manifestava-se impertinente e solicitava dela menos empenho e mais engenho. E quando sentia-se assim meio que macambuzia, jururu, ingressava ela num pesque e solte localizado na rodovia Pédopavão Km 312 mais 500 metros.
Estimulada, lembrava-se do seu primeiro dia de pescadora. Sua maior e melhor alegria inesquecível "ad perpetuam rei memoriam", deu-se quando fisgou um enorme bagre cabeçudo que soltou logo depois.
E assim, caçando uns e punindo outros a Vovó Bim Latem achou por bem que deveria tirar longas férias. Mas não faria isso sem antes ter a mais absoluta certeza de que o vilão que vivia no vilarejo do fim do mundo tivesse antes sido apunhalado pelo seu maior e fiel sicário.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui