Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reino de Deus -- 21/04/2000 - 00:31 (Ivanil Vitor Domiciano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
REINO DE DEUS



Grandes são os sonhos das criaturas, e ilimitados são os de Deus para com todas elas. Tanto que fez de cada ser seu reino e cada um deles vem cumprindo seu papel adequadamente, menos o filho mais amado, a humanidade. Em algum lugar o homem esqueceu de quem é, de onde veio, o que faz ou deve fazer aqui e para onde vai ou na melhor das hipóteses para onde deveria ir. Ostentando um orgulho idiota e guiado pôr uma certeza cega vamos a cada dia caindo de buraco a buraco procurando algo ou alguém que nos acompanha em cada queda e que nos encoraja na tentativa de sempre recomeçar de novo.

Partindo do ponto de vista de que a criação está no sei do criador e de que Deus transcende a toda a criação nada, portanto, pode existir sem Deus que é tudo o que procuramos.



Quem seria Deus e onde encontrá-lo?



Dizemos tudo sobre ele, criamos teorias, damos nomes, descrevemos e finalmente o maudamos a nossa limitadíssima sabedoria. Limitadíssima pôr ainda perimetrarmos o Criador a coisas e concepções tão superficiais quanto a nossa visão de vida e existência. De nossa boca a todo momento provem a palavra perfeito ou outra similar como uma das qualidades de Deus. Porém nosso modelo de perfeição contém erros, substancias imperfeitas, concepções que não condizem com a realidade de um ser além de tudo que nossas palavras podem descrever. O que participou bastante para nos perdermos nesta procura pela felicidade, pela eternidade, pelo amor.

A única capacidade que temos de perceber a Deus plenamente é através do sentimento puro de humanidade que possui cada alma, porém o ser pensante que caminha por sobre o planeta esquece a cada dia de como exercer estes sentimento de humanidade que o circunda e o abraça totalmente a todo instante como uma mão eterna. E com este sentimento de humanidade escasso entre nós, sentimos uma certa dificuldade de nos relacionarmos com nós mesmos, com o próximo e com Deus. Sem este sentimento somos incapazes de compreender a Deus e ao que ele nos propõem, que é a nossa incorporação em seu reino. Deus é tudo que podemos sentir, que podemos amar, multiplicar, que podemos transformar pois a tudo precede. Não é Ele alguém que podemos denominar por nomes, concepções ou delimitar por algum tipo de forma pois Este excede a toda criação é inacessível, intransponível. Mas com o sentimento de humanidade que Ele implantou em nossa alma podemos conhece-lo sem restrições ou dogmas e embuídos de um grande potencial humanitário para com todos os seres humanos perceberemos sem espanto no sobre natural ou nos milagres que Deus não só esta em todas as coisas como é todas as coisas. Quando sentimos com a alma expurgamos todos os tipos de forma ligadas e apegadas ao nosso materialismo e então conhecemos e aprendemos a identificar qualidades sutis a tudo o que nos envolve. Elas sempre estiveram e estão lá e aqui dentro de nós, só que estes olhos dado a nós pela terra não pode nos proporcionar esta visão e não fazemos muita coisa para podermos conseguir vê-las por julgar satisfatória a nossa condição de vida. Pois não é certo que quem não reclama ou é omisso e conivente com a situação? E quando aprendermos a superar esta barreira de superstição e utilizar plenamente a benção que Deus nos deus realmente aprenderemos a senti-lo. Algum dia veremos em cada criatura o brilho divino que a envolve e sentiremos em cada canto do cosmo a presença de Deus que nós ama além de nossa compreensão.

Esta é a pergunta que consciente ou inconsciente impulsiona toda a criatura , quem é Deus? E Ele é o que por orgulho ou ignorância não queremos compreender. Não quero dizer quem é Deus, seria um abuso, um absurdo de minha parte. No entanto posso afirmar que não o encontraremos concentrados somente na matéria e talvez, algum dia, em um alvorecer futuro embuidos de faculdades mais apuradas ao sentarmos tranqüilos a sobra de uma árvores livres de nossos erros terrenos descubramos que embora praticando o altruísmo pleno apenas chegamos mais perto Deus e que sua gloria cresce a medida que o descobrimos. Porém desta vez caminharemos por caminhos menos turbulentos e termos mais tempo e chance de buscá-lo na criação.

Deus precedeu, como já mencionei, a toda a criação que por sua vez esta contida em Deus. Habitando este meio comum, a Criação, estão os seres racionais, irracionais, a matéria, a alma, o que supomos não existir e o que havemos ainda de descobrir. E todo este esplendor nos envolve a cada momento com sua beleza e força de vida confirmando a cada momento o amor de Deus para com todas as coisas. As vezes, para não dizer sempre, pergunta-se onde melhor se poderia encontrar Deus. Onde ele está? E muitas vezes acusamos o Criador de nós abandonar. Nas nossas aflições e preocupações terrenas abafamos os sentimentos mais sublime do coração e nos esquecemos de quem somos. No entanto Deus na sua misericórdia se faz presente em cada canto: na beleza das flores, nos sorriso das pessoas, no olhar, na luz que sustenta a vida na terra. Perguntamos, DUES ONDE ESTAS? mas não queremos ouvir a resposta das quais a existência sublime de todas estas coisas são testemunhas e o atestam cada uma nas suas possibilidades. Quanto pobre de espirito somos que ainda não percebemos o quanto de belo, de bom acontece ao nosso redor e a todo momento. O cheiro de uma rosa, o som do sorriso de uma criança inocente e feliz a brisa refrescante do vento em nossas faces, a luz tranqüilizadora, as vibrações de nossa alma, o balançar harmonioso das árvores, e muito mais que se poder enumerar é a voz de Deus respondendo, a todo momento ecoam-se respostas de tranqüilidade, mas mesmo nestes momentos somos ambiciosos e orgulhosos, renegamos a Bem Aventurança e esperamos que Deus revele-se a nós através de um grande milagre, como por exemplo fazer o sol perder seu brilho ou algo dessa magnitude.



Nosso egoísmo na procura de Deus



É provável que exerçamos nosso egoísmo até mesmo quando procuramos Deus e queremos que Ele se revele de uma maneira especial para poder-se dizer que Ele se manifestou "para mim" e por isso não suportamos compartilhar com outras pessoas a presença de Deus nas coisas simples. Sempre o procuramos em algo maior do que o que podemos perceber e excluímos os demais meios pelos quais Deus se afirma a todo o momento e da melhor maneira a um povo ainda cego pelo desejo vão e enquanto nos firmarmos como tais seres destituídos nos faremos da presença Divina. O homem por força social é egoísta e é preparado para concorrer e transporta isto para sua fé. Quando o homem realmente aprender a ser solidário estará em condições de, na sua procura, reconhecer em cada pessoa um pedaço de estrada que conduz a Deus. Estrada esta que nunca estará completa com a caminhada de um só homem pois cada um proporcionará ao outro um trecho que si completa e permite encontrar o Criador. Ao contrário, o egoísmo só nos permite andar uma pequena porção em direção ao Ser Supremo e a caminhada é interrompida diante de uma ponte quebrada que significa pessoas as quais não conhecem a Deus e as quais nada fazemos para ajuda-las a iniciar sua procura e que só será restabelecida quando aprendermos a deixar de impormos o que pensamos saber e ajudar e exercitar mais nossa solidariedade que também se aplica na sublime caminhada em direção a Deus.



Reflexo na sociedade de nossas falhas em encontrar a Deus



Quando procuramos Deus, paralelamente procuramos, o amor, a paz, a segurança, o conforto, o consolo e levando em consideração os reflexos do mundo no qual vivemos o homem se perde cada vez mais nesta procura. Com espirito abalado a civilização segue conturbando toda a história conhecida com seu reino de terror, ou melhor dizendo, de burrice. O amor e a paz que não encontramos, a segurança, o conforto e o consolo que não temos reflete nossos contínuos fracassos nesta procura incessante que move todos os seres que é evoluir para Deus. No entanto esta procura fracassa não só por ignorarmos as respostas constantes de Deus aos nossos apelos, mas é agravada por procuramos solitariamente um Deus que a todo momento quer abençoar não apenas um mas a todos. E quando juntos todos empreenderem uma mesma jornada com um mesmo objetivo de certo sentirão o que se procura porque juntos saímos do seio do criador e juntos devemos retornar. E ao aceitarmos Deus e o vivermos plenamente teremos todas as outras coisas que desejamos e sem descanso devemos procurar em todos os lugares pois Deus está em todas as coisas.

A sociedade deste final de milênio se firma a todo momento tão individualista que na sua procura solitária deixa para traz o seu próximo, motivo principal pelo qual Jesus se permitiu sofrer a morte. Deus é mais que tudo todos que estão a volta, e na ignorância a sociedade fracassa tentando enxergar uma luz que a todo momento é ocultada pelo individualismo e orgulho de nossa civilização. Fracassamos e continuaremos a fracassar por que a todo momento ao olhamos a nossa volta sugeriremos encontrar um inimigo, vivemos tudo com ares de disputa e a cada esquina tememos encontrar algo ruim. Esta é a sociedade que construímos.

A prosperidade de nosso semelhante, de nossos irmãos deveria ser vista como uma dadiva de Deus e um momento de alegria para o nosso espírito o que provaria estarmos ligados a nosso próximo e amando-o a cada dia além de nos mesmos, porém a encaramos com orgulho e inveja sinônimos de mais um derrota em nosso procura de um Deus que é sinônimo de amor, solidariedade e paz. Como esperamos encontra-lo de outra maneira? Isso mesmo não encontramos e permanecemos estáticos e a única coisa com as quais deparamos dia a dia é com essas nossas caras de insatisfação e medo, porque naturalmente não podemos encontrar o caminho que procuramos seguindo placas que indiquem a miséria, a fome e o ter, em vez de seguir a que se põe constantemente a nosso frente e a ignoramos, Jesus, símbolo de todas as nossas aspirações.

A procura de Deus assemelha a uma grande escada onde em sua superfície podemos evoluir sozinhos nesta grande procura, mas quando nos deparamos com a superfície perpendicular a que estamos, que é o obstáculo a ser vencido para podermos chegar a um degrau superior nesta evolução notamos que sua altura é a soma da medida da estatura de cada ser humano sobre a terra. E neste momento percebe-se que o mistério que Deus revela a alguns não é nenhuma preferência mas uma condição recebida para que se possa ajudar o mais fraco de espirito com mais eficiência e os obstáculos colocados servem para nos mostrar esta realidade de que se tentarmos seguir sozinho, quando chegarmos em um ponto em que é necessário a fraternidade fracassaremos ao tentarmos vencê-lo sozinho e todas as conquistas individuais se verão por terra e descobriremos que de nada adiantou avançar individualmente com tanta ganância pois Deus providência mecanismos para que todos aprendam e cheguem juntos.

O que precisamos hoje é de voltarmos para dentro de nós mesmo, nós encontrarmos e então viajaremos em direção ao Ser Supremo, fonte de toda a nossa busca. E todo o que precisamos para isto já nos foi dado com antecedência e está guardado na alma de cada ser humano a espera de ser usado. Sendo cada criatura o templo vivo de Deus está em cada um de nós a porta que nós leva a salvação. Porém esta porta só pode ser aberta com a chave da humildade, do amor consciente.



Demonstrando a existência de Deus



Podemos encontrar nos dias atuais grupos com doutrinas de todos os tipos espalhadas pelo mundo inteiro que desenho uma face para Deus a semelhança de suas imposições. Digo imposições porque elas se preocupam muito em fazer a pessoas acreditarem em um Deus que elas próprias expressam em suas ações não existir. Resumidamente se nota que se enfia Deus pela goela adentro de uma pessoas. Penso que muitos tentam demonstrar o quanto supõem saber sobre Deus, desfilando baldes de pontos de vistas quando o que muito procuram é um abraço amigo, uma mão estendida, atos simples mas altruísta que vai demonstrar que cada ser vivo é a assinatura viva de Deus sobre a superfície de nossa mãe terra.

Se uma criatura nunca teve a oportunidade de conhecer uma Criador tão Sublime, embora tenha em seu âmago a vaga noção da existência deste Ser, temos como primeira missão demonstra-lo apartir de nossas ações, de nosso amor consciente e da nossa disponibilidade. Este ser vai precisar e do fundo da ignorância em que se encontra estendera os olhos de sua razão e verá a glória Suprema no amor total e gratuito ao próximo que se valida em cada ação e por si só vera uma luz envolta ao ser, luz esta que é a presença divina de Deus que desperta neste próximo o interesse pela sua existência e descobrirá aos poucos que o ser que o ajuda é um reflexo do que ele pode ser e começando a ver a luz que nós faz viver verá um Ser Supremo que a tudo precede e faz existir e caberá, então, a quem se viabiliza, a oportunidade de ensinar que tudo o que ele descobriu é Deus e então ele terá encontrado O Criador dentro de si mesmo.

Somos em nossas ações o que o próximo pode ser e se somos um emaranhados de desqualificados, cegos e inabilitado em receber o que Deus tem a nos oferecer, sendo o templo de Deus na terra o que teremos a oferecer? Porém se demonstramos o contrário estaremos cativando e conscientizando de sua missão mais uma criatura que se encontrava perdida.

Portanto antes de dizermos a uma pessoa descrente ou mesmo sem oportunidade de conhecer profundamente a existe um Deus criador e bom é preciso primeiro mostra-lo através de nós ou poderemos estar exercendo nosso egoísmo ilusório. Inconscientemente tentando não difundir o amor e o retorno ao Criador, mas invertendo a situação mostrar que Deus esta do seu lado ou é seu Deus. Pobre espírito. Deus é a simplicidade e insistimos em esconde-lo por traz de palavras indecifráveis e das quais poucos têm acesso restringindo de tal maneira o acesso da maioria a um conceito que está embutido na própria essência da criatura. Faz-se isto para demonstrar o quanto são íntimos de Deus e que a Ele ninguém chega sem a intermediação. Levando-se em consideração que apenas Jesus Cristo serve como intermediador entre Deus e o homem, a restrição ao conhecimento de Deus é uma egoísmo barato e que deve ser revisto pelas pessoas. Todos devem Ter conhecimento comum e em tão estado professa-la ou inútil serão nossos esforços.

O Reino de Deus



Este Reino abrange não só regiões desconhecidas como súditos dos quais nem imaginamos existirem. E existem porque não dependem da nossa crença para tal, mas do poder criativo e benevolente de Deus que não poupou espaço nem criatividade. Em uma espaço entre duas pessoas existem vidas das quais que sãos ignoradas por não ignorá-las e que fazem parte deste imenso Reino de Deus. Mas O Reino não se abrange apenas ao meio mas se infiltra dentro de cada ser sede de seu maior e principal Reino do qual incondicionalmente já participamos. Dele não farão parte apenas um grupo de pessoas que se intitulam escolhidos e no seu devido tempo todos compartilharão de sua glória. O reino de Deus é formado por tudo que é imaginável e inimaginável, mas está incompleto devido a teimosia do homem que insiste em criar um reino para si próprio excluído as demais criaturas e até mesmo seu próximo. O que Deus tem a nos oferecer molda-se nas bases da ajuda mutua onde cada ser, cada item da criação constitui um material útil na construção de da casa e sem esse material a residência acha-se incompleta. Ao ser humano, podemos associa-los aos tijolos que participa da construção e a falta de um deixa um espaço ocioso. Nossa função no reino vai multo além do que ocupar um espaço, participando dele temos a missão de a cada dia reconstrui-lo com almas novas que participam nesta expansão excelente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui