Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Química - 7a. Apostila-1a. parte -- 12/09/2004 - 22:10 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
7a.APOSTILA-

“Valorize o trabalho do seu professor que se esforça para o seu bem-estar, dedicando-se na confecção de um material didático de bons níveis de conteúdo e de compreensão, direcionado só para você. Sendo assim, procure utilizar deste instrumento da forma melhor possível, lendo, interpretando, debatendo e, enfim, estudando par o seu progresso individual e profissional futuro.”.

Prof. Adalberto Borges

TABELA PERIÓDICA-Os elementos químicos, na tabela periódica atual, estão dispostos em ordem crescente de números atômicos,originando na horizontal os PERÍODOS e na vertical(em colunas), as FAMÍLIAS ou os GRUPOS.

Existem 7 períodos na tabela periódica. Os períodos são contados de cima para baixo na tabela. O 1º período corresponde à camada K; o 2º período corresponde à camada L; e assim sucessivamente.

Quanto aos grupos, são 18(colunas). Também os grupos podem assim ser divididos: A, B e 0(zero) que também é chamado de 8 A.

Os grupos A estão em número de 7(ou 8, se não se considerar o grupo 8 A). Todos os grupos A e o 0(zero) são chamados elementos representativos, pois realmente eles representam, cada número do seu grupo, o número de elétrons na última camada e têm um padrão mais previsível, pois a semelhança de propriedades químicas entre os elementos do mesmo grupo é muito grande. Os subníveis mais energéticos são s e p.Especificamente, para os grupos 1A e 2 A, o subnível mais energético é s. E para os grupos 3 A a 8 A, é o p.

Ainda, quanto aos grupos A, cada número do grupo indica o número de elétrons na camada de valência, isto é, na última camada. Então, ocorre o seguinte:

Grupo Nº de elétrons na última camada Elétrons nos subníveis na última camada Nome

1 A 1 s1 Metais Alcalinos(exceto H) (alcalinos=formam bases)

2 A 2 s2 Metais alcalinos terrosos

(são menos reativos que os alcalinos)

3 A 3 s2 p1 Aluminóides ou família do boro

4 A 4 s2 p2 Carbonóides ou família do carbono

5 A 5 s2 p3 Nitrogenóides ou família do nitrogênio

6 A 6 s2 p4 Calcogênios

7 A 7 s2 p5 Halogênios

8 A 8 s2 p6 (exceto He = s2) Gases Nobres

OBSERVAÇÕES: a) família ZERO recebeu esse número para indicar que sua reatividade nas condições ambientes é NULA; b) o elemento químico hidrogênio(H), embora não faça parte da família dos metais alcalinos, está representado na coluna 1 A por apresentar 1 elétron na última camada, no subnível s. Daí, o hidrogênio estar isolado na tabela periódica, não sendo, pois, metal alcalino; c) O único gás nobre que não apresenta 8 elétrons na camada de valência é o He.(dois elétrons na última camada, no subnível s);

Já os grupos B (vão do 1B ao 8 B) são chamados elementos de transição, com um comportamento menos previsível, e os subníveis mais energéticos são d e f. Há os elementos de transição externa, onde o subnível mais energético é d (estão no centro da tabela periódica, grupos 3B a 8B, com exceção dos lantanídeos e actinídeos, no grupo 3B). Os lantanídeos e actinídeos têm o subnível mais energético o subnível f.

Os lantanídeos estão no período 6º e grupo 3B. E os actinídeos no 7º período e grupo 3B.

Existem os elementos cisurânicos(estão antes do elemento químico urânio) e apresentam número atômico inferior a 92. Já os transurânicos(estão depois do urânio) e apresentam o número atômico superior a 92.

Cada tabela periódica tem informações dos elementos químicos de forma deferente, que são indicadas em uma legenda que fica, geralmente, ao seu lado. Usualmente, o símbolo do elemento químico fica ao centro e, logo abaixo, o seu nome e , ainda mais abaixo, o número de massa. Já o número atômico ficando acima do símbolo do elemento químico. Lembre-se, entretanto, que ao representar o elemento químico nas resoluções dos exercícios, o número atômico fica abaixo e à esquerda do símbolo do elemento químico. E o número de massa fica acima, e tanto á esquerda como à direita do símbolo do elemento químico.

CALSSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS- Uma maneira de classificar os elementos é agrupá-los segundo suas propriedades físicas e químicas, em: metais, ametais, semi-metais, gases nobres. Uma classificação de alguns novos livros, retiram os semi-metais, talvez porque pela dificuldade de se medir um comportamento e características próprias dos semi-metais.

CARACTERÍSTICAS:

METAIS: em geral têm altos pontos de fusão; grandes intervalos de temperaturas de estabilidade do líqüido; boa condutibilidade elétrica e térmica; brilhantes, opacos; dúcteis(capacidade de formar fios) e maleáveis(capacidade em formar lâminas); grande tendência em perder elétrons(capacidade em formar cátions);

AMETAIS: com comportamento inverso dos metais, têm, em geral, baixos pontos de fusão; pequenos intervalos de temperaturas de estabilidade do líqüido; más condutibilidades elétrica e térmica; foscos, translúcidos; quebradiços; grande tendência em ganhar elétrons(capacidade em formar ânions);

HIDROGÊNIO- É um gás incolor, inodoro, sem gosto, muito pouco solúvel em água. Seu comportamento é totalmente diferente dos outros elementos químicos da tabela periódica, sendo um elemento atípico. FISICAMENTE, o hidrogênio comporta-se como um não-metal. QUIMICAMENTE, enquadra-se como um semi-metal. Tanto ele pode perder elétrons(formando cátions) como ganhar elétrons(formando ânions, no caso hidretos).

GASES NOBRES- Têm como característica principal a INÉRCIA QUÍMICA, isto é, não são reativos, com raríssimas exceções (como os compostos de xenônio em condições especialíssimas), daí serem chamados de GASES INERTES. Isto é pelo fato de todas as camadas dos seus elementos químicos estarem COMPLETAS, não mais necessitando de elétrons.

PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS-

A tabela periódica pode ser utilizada para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas. Essas propriedades podem ser de dois tipos: PERIÓDICAS E APERIÓDICAS.

As propriedades aperiódicas são aquelas cujos valores variam (SEMPRE crescendo ou SEMPRE decrescendo) à medida que o número atômico aumenta e que não se repetem em períodos determinados ou regulares. Exemplo, a MASSA ATÔMICA, que SEMPRE aumenta de acordo com o aumento do número atômico desse elemento(há pouquíssimas exceções quanto a massa atômica, como quando passa do elemento Co para o Ni).

As propriedades periódicas são aquelas que, na medida em que o numero atômico aumenta, os valores variam em PERÍODOS( isto é, os valores SEMPRE crescem ou SEMPRE decrescem em determinado PERÍODO ou INTERVALO). Por exemplo, a ELETRONEGATIVIDADE sempre cresce da esquerda para a direita em CADA PERÍODO DA TABELA PERIÓDICA.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui