Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50613)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Químmica-7a. Apostila-3a. Parte -- 12/09/2004 - 22:16 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESTADOS FÍSICOS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA- Em condições ambientais (pressão de 1 atm e 250 C), tem-se 11 elementos gasosos: H, N, O, F, Cl e os gases nobres; dois são líquidos: Hg e Br; e os outros da tabela periódica são sólidos.

O Césio(Cs)- P.F.= 280 C; e o Gálio- P.F. 29,70 C , num dia de calor, acima dessas temperaturas, eles também serão líquidos.

O PLANETA TERRA- A Terra tem uma área onde os seres vivos habitam, que é chamada de BIOSFERA(significa região que tem vida), que é uma “película” da Terra. Também todos os seres vivos só existem em função do ar(ATMOSFERA), da água (HIDROSFERA) e do solo(LITOSFERA). Do espaço exterior vem a ENERGIA SOLAR.

A ATMOSFERA: A atmosfera envolve a Terra que é formada por gases e uma certa quantidade de vapor d&
8242;água. A quantidade percentual aproximada é a seguinte: nitrogênio(N2)= 75,55%; Oxigênio(O2)= 23,13%; Argônio(Ar)= 1,26%; Gás carbônico(CO2)= 0,04%(este percentual vem gradativamente aumentando e, então, os percentuais dos outros gases vem diminuindo); Esses percentuais são EM MASSA; Hidrogênio(H2)= 0,006%; Neônio(Ne) 0,001%; Hélio(He): 0,00006%; e outros.

HIDROSFERA: A água pura (H2O) é formada por 11,1% de hidrogênio e 88,89% de oxigênio EM MASSA.

A água é muito abundante no nosso Planeta. Encontrada na forma sólida(gelo, nas geleiras), líqüida(oceanos, rios, etc.) ou na forma gasosa(como na umidade do ar, por exemplo).Uma das águas mais puras que existem na natureza é a água da chuva. No entanto, ela já contém dissolvidos os componentes do ar (N2, O2, CO2, etc.), além de certa quantidade de poeira.

Quando a água da chuva penetra no solo, ela dissolve novos componentes, especialmente sais(mais ou menos solúveis). Por este motivo, quando a água brota da terra, pode surgir como ÁGUA MINERAL, do tipo magnesiano(com compostos de magnésio), ou ferruginoso(com compostos de ferro), ou sulfurado(com compostos de enxofre), etc.. Pode, também, surgir a ÁGUA SALOBRA, contendo quantidade excessiva de sais, com gosto ruim e imprópria para consumo humano, muito comum nos Estados do Nordeste brasileiro. Um caso interessante é o da água subterrânea, que dissolve cálcio e magnésio, sob a forma de bicarbonatos, e depois goteja numa caverna e dá origem às ESTALACTITES(formações penduradas no teto) e às ESTALAGMITES(formações que se elevam do solo), constituídas de carbonatos de cálcio e de magnésio;A água, proporcionalmente, é encontrada na Terra nos seguintes locais, em proporção de MASSA: Oceanos(94%); gelo e neve(4,2%); subsolo(1,2%); superfície(0,4%); atmosfera(0,001%); seres vivos(00003%).

A ÁGUA DO MAR contém quantidades seguintes por quilo dos seguintes íons: cloreto(Cl&
8254;= 19,35%); sódio(Na+= 10,76%); sulfato(SO4)2-= 2,71%; Magnésio(Mg2+= 1,29%); cálcio, potássio, bicarbonato e brometo.

A água DEIONIZADA, é aquela em que existem quantidades iguais entre os íons H+ e OH&
8254; da água, não existindo nenhum excesso de cátions nem de ânions. É uma água completamente neutra.

Ela contém menos íons do que a água cuidadosamente destilada(que são retirados os sais da água).

LITOSFERA- A litosfera(ou a crosta terrestre) só é conhecida, com relativa precisão, até poucos quilômetros de profundidade. A composição média em massa é: oxigênio(46,45%); silício(27,96%); alumínio(8,28%); ferro(5,63%) cálcio(4,15%); sódio(2,36%); etc.

Estes diferentes elementos aparecem na crosta terrestre formando MINERAIS(são raros os elementos !livres, como os metais nobres – Au, Ag, Pt – e alguns não-metais – como enxofre.).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui