Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ser Iniciado(a): dificuldades e confusões -- 13/09/2004 - 13:24 (Valéria Nagy) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Muitas pessoas acreditam que uma pessoa Iniciada é especial, diferente, um ser elevado e, a partir deste pressuposto, esperam que essas pessoas sejam o reflexo da quase-perfeição humana e cobram (mesmo que indiretamente), um comportamento sereno, calmo, constante e iluminado.



É normal que as pessoas se aproximem de alguém que saibam ser Iniciado, para que possam se sentir melhor e, por vezes, pedir conselhos ou ajuda, esperando um retorno confortador, acalentador e fraterno. Muitos acreditam que os Iniciados sabem tudo, dominam o passado e adivinham o futuro.



Realmente se pode esperar uma palavra amiga, um maior domínio emocional de um(a) Iniciado(a), mas até que ponto estão eles imunes à vida cotidiana e seus males?



O QUE É SER "INICIADO"?



São aquelas pessoas que fazem ou fizeram parte de alguma Escola Iniciática e que alcançaram os graus mais altos das mesmas (exemplo: Maçonaria, Rosacruz, Templários, entre outras).



Nessas Escolas, tem acesso a informações e aprendizados diversos, entre eles, profundo conhecimento de filosofia, história e misticismo.



OS INICIADOS SÃO PESSOAS MAIS ELEVADAS DOS QUE NÃO O SÃO?



No sentido de "serem melhores" que os outros, não.



A diferença de uma pessoa Iniciada daquela que não o é, se dá simplesmente na forma de absorção das informações que contém e da forma na qual as aplicará em sua vida e na vida dos demais (visto que um dos fundamentos principais é o da fraternidade).



Partindo dessa premissa, espera-se que os Iniciados tenham um equilíbrio emocional mais apurado e uma capacidade de compreensão do mundo exterior de forma mais aberta, livre de pré-conceitos ou influência doutrinária de qualquer espécie.



AS DIFICULDADES DE SER INICIADO(A)



Eu, Iniciada que sou, por vezes achei que o fato de sê-lo seria um fator que auxiliaria minha vida neste mundo. De que forma: poderia controlar melhor minha ansiedade e meus ímpetos agressivos (de forma geral).



Sim, de fato isso melhorou muito, se comparar como era quando mais jovem e como sou hoje (depois de muitos anos de estudos e exercícios de auto-conhecimento). Alcançar tais vitórias, com base nos estudos Iniciáticos, tem a força de vontade como um dos elementos essenciais. Afirmo que não é fácil assumir seus próprios defeitos e tentar moldá-los ou eliminá-los de seu ser, tendo em vista que muitos dos nossos defeitos custamos a admitir que possuímos.



Porém, há de se ter em mente que os Iniciados são seres-humanos como qualquer outro e, como tal, são passíveis de erros tal qual qualquer outra pessoa.



Inevitavelmente estamos inseridos neste mundo, trabalhamos, estamos no trânsito, nas ruas, convivemos com o estresse e pressão cotidianas. Temos relacionamentos familiares, amorosos e amizades e vivemos todos os conflitos que esses relacionamentos geram. Enfim, somos pessoas comuns, iguais a todas as outras, sem diferenças.



É natural, então, que sejamos imperfeitos, tolos, injustos e errados, às vezes.

Mas a questão aqui é que para quem é Iniciado(a), admitir e conviver com tais imperfeições não é fácil. Nos cobramos demais, queremos sempre estar em equilíbrio emocional, buscar não nos entregarmos aos comportamentos impensados e impulsivos.



Por vezes faço uma bobagem aqui ou acolá e me cobro esse equilíbrio. "Como pude deixar isso acontecer, você sabe que não é assim que funciona" são pensamentos constantes. Ora, acredito que se tenha de exercitar sempre. Muitas vezes, porém, consigo controlar os ímpetos. Respiro fundo e aguardo alguns minutos. Funciona! Outras vezes não consigo, quando vejo, já fiz. E daí vem a cobrança. Parece que o mundo te cobra a perfeição. É comum escutar de pessoas do seu convívio frases do tipo: "Você sabe que não deve agir assim, você tem o conhecimento...". Ora, mas não fui elevada ao posto de Avatar!!! Não sou uma deusa ou algo semelhante. Sei que tenho o conhecimento mas às vezes não dá, ajo como humana.



"Ah, você é humana"???



Pois é, sou e adoro ser.



Iniciado não é sinônimo de ser-perfeito. Iniciado é sinônimo de conhecimento, de busca, de sabedoria.



Controlar impulsos, tentar ser uma pessoa melhor, equilibrada e saudável não são obrigações apenas dos Iniciados e sim, de todas as pessoas!



Iniciados são humanos, portanto penso que as pessoas devem sim, pedir auxílio, conselhos ou apenas ter uma conversa pois eles podem dar algo de confortante e otimista, porém não penso que se deva elevá-los a uma categoria divina, escutando tudo o que dizem como sendo a absoluta e perfeita verdade. Isso pode ser um erro. Como disse, são humanos e erram como qualquer pessoa.



Estudar os mistérios pode dar a eles, conhecimento e elevação espiritual, mas não são seres premiados com o poder-absoluto de controlar o mundo invisível, tampouco o mundo físico em que vivemos.



A verdade-absoluta não está nas mãos de nenhum ser-humano! Nenhum ser-humano domina ou tem conhecimento dessa verdade. É bom ter isso em mente.



E os Iniciados também sentem dor, tristeza e solidão.



-----------------------------------------------

SP 13 de setembro de 2004

Valéria Nagy

www.valerianagy.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui