Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Em nome do pai, da mãe e do filho, oh, sim !... -- 28/08/2005 - 12:17 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Reflectindo profundamente sobre o baralho de cartas, sobre o quadriculado tabuleiro que permite jogar xadrez ou damas, sobre o conjunto de peças do dominó, cujos inventores ninguém conhece, acho que estou perante o laborioso raciocínio de alguém que suplantou em inteligência o famigerado produto das endeusadas tábuas da lei, que Moisés em circunstância azada concebeu, mas teve a astúcia de atribuir a sua feitura a Deus.

Em qualquer um dos jogos citados, a diversidade de cambiantes tem, em pormenor, um justificado e exclusivo lugar. Nos dez mandamentos, uma só e curta frase seria bastante para dominar todo o imbróglio que do conteúdo emana: não faças a outrem o que a ti mesmo não queres que façam.

Quem, um a um, medite sobre a inaplicabilidade prática do decálogo - trata-se em grande parte de um cerceio à existência tranquíla, porque o ser humano é o mais terrível dos predadores - desde logo se solicita interrogar: que Deus é este que instituiu como directiva fulcral uma lei tão medíocre? Mais: o comportamento da natureza demonstra sem equívoco que, segundo o racionalmente estabelecido, os dez mandamentos são um autêntico paradoxo.

Eu, raciocinando sobre a origem de os dez mandamentos serem dez e não nove, ou doze, por exemplo, se deve exclusivamente ao facto de a pessoa ter dez dedos nas mãos.

A terminar esta rápida equação ao persistente erro temporal em que a humanidade milita, em nome de uma segunda outra vida, questiono: então não é tremendamente lesante que se evoque "em nome do pai, do filho e do espirito santo" e não "em nome do pai, da mãe e do filho"?

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui