Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->DIREITA E ESQUERDA - UM LIVRO DE NORBERTO BOBBIO -- 02/11/2001 - 16:36 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ESQUERDA E DIREITA
Um livro de Norberto Bobbio


João Ferreira
2 de novembro de 2001


Norberto Bobbio é um dos autores de pensamento político mais publicados e lidos no Brasil. Além do Dicionário de Política , traduzido e publicado pela Universidade de Brasília e que já vendeu mais de 100.000 exemplares em 16 edições, até esta data, Bobbio circula pelo Brasil através das Ideologias e o Poder em crise, um livro que discute a terceira via política, e que, entre outras coisas interessantes, fala sobre os meandros do poder e sobre o poder político invisível. É também uma tradução e edição da Universidade de Brasília. Mas há muitos outros livros do autor traduzidos em português. A Editora da UNESP e outras editoras nacionais e estrangeiras participam desta divulgação. Entre os livros já circulando em tradução em Língua Portuguesa apresentamos aos leitores que ainda não o conhecem o volume Direita e Esquerda. Razões e significados der uma distinção Política.
Como há pessoas interessadas em informação sobre esta dicotomia político-ideológica, deixamos aqui o índice da obra para julgamento dos interessados. 1. A distinção contestada. 2. Extremistas e moderados. 3. A díade sobrevive. 4.à procura de um critério distintivo. 5. Outros critérios.; Igualdade e Desigualdade. VII. Liberdade e autoridade. 8. A estrela polar. A edição em Língua Portuguesa é acrescida de um Anexo intitulado "Repensar a Esquerda. Primeiras orientações bibliográficas (1980-1994), da autoria de Pietro Polito.

PEQUENO TRECHO ANTOLÓGICO

"Direita e esquerda são dois termos antitéticos que há mais de dois séculos costumam ser utilizados para exprimir a oposição das ideologias e dos movimentos em que o Universo, eminentemente conflituoso, está dividido no seu pensamento e em suas ações políticas. Como termos antitéticos são, quanto ao universo a que se referem, reciprocamente exclusivos e conjuntamente exaustivos. Exclusivos, no sentido de que nenhuma doutrina ou movimento podem ser simultaneamente de direita e de esquerda. Exaustivos, no sentido de que pelo menos na acepção forte dos dois termos, uma doutrina ou um movimento só podem ser de direito ou de esquerda."
[...] Dos dois termos antitéticos -direita e esquerda- se pode fazer uma utilização descritiva, uma utilização axiológica e uma utilização histórica. Descritiva, para representar sinteticamente duas partes em conflito. Axiológica ou valorativa para exprimir um juízo de valor positivo ou negativo acerca de uma parte ou de outra. Histórica, para assinalar a passagem de uma fase da vida política de uma nação para outra fase, podendo essa utilização ser por sua vez, descritiva ou valorativa.
A oposição entre direita e esquerda constitui um modo típico de pensar por díades, que já teve as mais diversas explicações: psicológicas, sociológicas, históricas e mesmo biológicas. Conhecem-se exemplos desse modo de pensar em todos os domínios do saber. Não há disciplina que não seja dominada por uma qualquer díade oniabrangente. Na Sociologia, sociedade-comunidade; na Economia, mercado-planejamento; no Direto, privado-público; na Estética, clássico-romàntico; na Filosofia, transcendência-imanência. Na esfera política, a díade direita-esquerda não é a única, mas encontra-se em toda a parte.
[.....................................................................................................]

"Apesar de a díade ou dicotomia ser constantemente contestada de vários lados e com argumentos vários e com maior frequência mas sempre com os mesmos argumentos, nestes últimos tempos de confusão geral, os termos direita e esquerda continuam a ser utilizados nas linguagem política. E todos os que os utilizam não parecem falar à toa porque se entendem muito bem entre eles".
[..............
"Como se sabe o uso destes dois termos remonta à Revolução Francesa[1789], pelo menos no que diz respeito à política interna[...]
NORBERTO BOBBIO
Cientista político italiano
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 538 vezesFale com o autor