Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->A CALÇA JEANS -- 26/06/2007 - 17:18 (Deborah Douglas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CALÇA JEANS


Nos anos 70, comprava-se uma calça jeans, geralmente da Alpargatas. Quem podia comprar contrabando, comprava a calça LEE.
Usava-se a calça diariamente. Lavava-se e lá estava ela no corpo novamente. Ela desbotava e rasgava de tanto uso. E quanto mais velha, rasgada e desbotada, mais a gente se sentia na moda e bem vestida. Não se possuía tanta roupa quanto possuímos agora, portanto uma calça jeans era uma relíquia, um objeto de estimação que não tirávamos do corpo. Nos dias de hoje pagamos caro por uma calça desbotada e rasgada. Qual é a graça, eu te pergunto? A classe média mais abastada usa uma calça jeans durante uns três meses, aí já ficou velha e eles doam como forma de caridade às pessoas menos favorecidas. Caridade verdadeira?
Agora também inventaram a calça jeans bordada. É bonita, mas já viram o preço?
Nos dias de hoje existem jeans de várias cores e modelos. Com bordados e apliques. Com bolsos ou sem. Cintura alta, média e baixa. Jeans para todos os gostos.
Outro dia fui comprar uma calça jeans. A vendedora me mostrou vários modelos. Aí eu pensei. O charme da calça jeans é que ela nunca sai de moda. Seja no verão ou inverno. Seja nos anos 70 ou 2000. Seja velho, moço ou criança. Como pode um tecido duro, que desbota, sendo inventado inicialmente só para trabalhadores rurais, pois resistia ao trabalho pesado. Como pode uma invenção que não teria nada para ser tão difundida, tornar-se a roupa preferida de 9 entre 10 pessoas? Não achei resposta para esta pergunta. Você sabe por quê?
De qualquer maneira acho que nem os mais ricos sabem disso, mas acredito que a simplicidade da alma habita em cada um de nós. A sensação de durabilidade faz com que gostemos mais deste tecido. E o mais importante. Foi um símbolo de uma época onde se queria paz e amor. Talvez ainda estamos querendo o que os hippies queriam, por isso, mesmo inconscientemente, tratamos o jeans como a segunda pele. Já que ele durou tanto tempo, por quê não pode durar também a idéia que ele transmite? A idéia de simplicidade, praticidade, paz e amor.
Seria bom que todos que vestissem uma calça jeans daqui pra frente, pensassem nessas idéias e difundissem, não idéias, mas a prática delas.
Acho que vou criar um slogam: “ Vista uma calça jeans e pratique sua idéia original”. O que vocês acham?

Deborah Douglas (pseudônimo Alma Collins)

TE CONVIDO A VISITAR MEU BLOG
O ENDEREÇO É http://almacollins.zip.net
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui