Usina de Letras
Usina de Letras
189 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Bisonho x Neófito: Será ? -- 08/11/2001 - 14:16 (Alberto Novaes Coutinho Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Língua Portuguesa é muito interessante. O que a faz ser assim é seu mistério. Uns a odeiam, outros têm simpatia. No fundo, não é culpada pelo rancor que muitos cultivam; nós o somos (não sou cego: a educação no Brasil é decadente. Porém, acredito haver bastante comodismo de nossa parte). Ela é nossa palavra, nossa verbalização, nossa vida, nós nos expressamos através dela; portanto, cabe-nos desvelar essa mulher bela e sedutora. Desta forma, poderemos até dormir com ela! Realizarmos todas as nossas mais loucas fantasias linguísticas. Tornemo-nos seus amigos e veremos.
Bem, depois de tanta apologia, vamos voltar ao "...muito interessante..." da Portuguesa gostosa, opa! Quero dizer da Língua dela, não, não...da Língua Portuguesa, ao muito interessante da Língua Portuguesa. Desculpe-me, é que fico excitado quando nela penso... tão poderosa, pode nos conduzir angelicamente ao Parnaso ou, sem tanta delicadeza, ao Tártaro terrificante.
Numa das minhas tantas consultas no Aurelião, conheci uma palavra oficialmente, mas sem ter a intenção prévia de procurá-la (nós fazemos do dicionário um lugar de promiscuidade, vamos atrás de uma palavra e saímos com várias!) "Bisonho" era a dita-cuja. Quando topei com ela, fui remetido ao passado:
- Chamam um doido de lá do colégio de bisonho - disse-me um amigo, com aquela cara de maníaco sexual, seu apanágio.
- Por quê? - indaguei.
- Ele é muito feio, só espinha!
Por pouco tempo, pensei "qual será o significado dessa palavra? Será um monstro horrendo, integrante de alguma mitologia? - Eu sou o Bisonho, vou te pegar, comer tuas vísceras... Ou, então, será um primo do próprio Belzebu? - Bisonho, vem cá. Olha, preciso que tu quebres um galho pra mim, tó muito ocupado aqui no Inferno, bicho! O negócio é o seguinte... e, após algum tempo, Bisonho lança-se ao trabalho: - Psiu, venha cá, meu caro, façamos um trato; dou-te um BMW, uma mansão, uma bela mulher, uma lancha... tudo isso por uma bagatela: tua alma."
Algo parecido aconteceu com a palavra "Neófito". Eu, com preguiça de ir ao Tira-Dúvidas Buarque de Holanda Ferreira, refleti "essa é fácil: Neo quer dizer novo e Fito , planta. Assim , qualquer planta recém descoberta é chamada genericamente de Neófita".
Seria o Bisonho um amante voraz de Neófitas?! - Aaai, Aaai, que FOOOOME, e as neófitas acabaram... BISONINHO, vá comprar mais comida - AH! Pai, não quero!! - VAI AGORA, SEU MOLEQUE! EU NÃO TÓ PEDINDO, TÓ MANDANDO !
O fato é que, nesta época, eu ainda não era "dicionariomaníaco", logo, não fui sanar meus pensamentos impuros acerca do significado destas palavras.
Às vezes fico matutando: como pode haver tanta ignorància numa só pessoa? Imagine toda a nescidade das 6 bilhões que existem no planeta!
Bisonho, sem mais delongas, significa: principiante, inexperiente. Neófito, idem.



[N. do A.: Por favor, mandem-me elogios, escrachações ou quaisquer outros comentários. Façamos a Usina de Letras, com esse tipo de intercàmbio permanente, exteriorizar suas potencialidades. Engendrando cada vez mais tal dinamismo, todos só temos a ganhar. Essa é a minha mais profunda vontade, ajudem-me a realizá-la!!! Um grande abraço]
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui