Usina de Letras
Usina de Letras
260 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Um avô desesperado -- 06/08/2007 - 08:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM AVÔ DESESPERADO

General Torres de Melo

Grupo Guararapes - Fortaleza/CE
Doc 74/2007

“A JUVENTUDE? É UMA MARAVILHA. A JUVENTUDE É QUASE TUDO. É A HUMANIDADE E A ESPERANÇA RECOMEÇANDO” (GUIMARÃES ROSA).

Estou com 82 anos. Tenho netos e bisnetos. Vivo sem entender o que irá acontecer com eles. Três já estão fora do Brasil, lutando pela vida e eu com saudades deles. Ouço um grito mudo acusando a JUVENTUDE, mostrando que ela é má, pois matou um jovem num trote na USP, destruiu a Reitoria da USP, tocou fogo num pobre índio em Brasília e agrediu uma humilde brasileira de maneira estúpida na Barra da Tijuca/Rio. É ela a culpada ou conseqüência de outros fatores? Fizemos uma análise da situação brasileira e chegamos às seguintes conclusões:

PRIMEIRA: Poder Político. Este Poder encontra-se quase, senão todo totalmente corrompido. É triste ver-se que os três Poderes estão tão interligados na corrupção que não se pode afirmar qual deles é o menos confiável. O Executivo e o Legislativo chegaram a tal ponto que até os seus chefes estão enredados de tal maneira que já deveriam ter sido colocados fora de suas funções. Citar os casos e escândalos não nos parece necessário. A sociedade estarrecida assiste ao circo da irresponsabilidade se apossar do picadeiro da politicagem. Tudo é válido. Comprar consciências, vender a honra, ficar rico de qualquer maneira são ações praticadas no dia a dia, na Capital da República, que parece mais um bordel do que a cidade que deveria ser exemplo para o País. Para enganar o povo os próprios políticos acusam o Sistema Político vigente. Grita-se como se fosse o grito de homens dignos e honestos. Todos sabem que qualquer que seja o regime: DITADURA – DEMOCRACIA COM REI OU SEM REI – FEDERAÇÃO OU CONFEDERAÇÃO ou “o diabo que se queira”, nenhum deles resistirá ao poder deletério da falta de compostura dos homens públicos. O Brasil, hoje, é um País corrupto. Mais corruptos já foram Alemanha, França, Rússia, URSS, Inglaterra, Roma e China, onde houve as revoluções mais sanguinolentas, onde milhões de pessoas foram mortas pela fome e pela canalhice de seus dirigentes. Ou se coloca na cadeia os grandes ladrões ou iremos mergulhar na anarquia total. Há alguém preso por roubar do erário? Não e não. O Exmo. Sr. Procurador da República – Wellington Divino – que processa os Presidentes LULA e FHC por ações de improbidade, por não cumprirem a lei federal, afirma: “No Brasil só vão para cadeia pretos, pobres e putas” e acrescenta que no Brasil “Há dois tipos de Justiça: para quem pode e para quem não pode pagar”. Quando uma autoridade deste porte afirma uma barbaridade deste quilate e quando um Ministro da Justiça defende criminosos e humilha FRANCENILDOS, o que se pode esperar da JUVENTUDADE que assiste a tal descalabro?

SEGUNDA: A FAMÍLIA. A família brasileira encontra-se doente e destroçada. Como se tivesse desaparecido o AMOR. As pressões de uma sociedade materialista e consumista levaram à desagregação familiar. Chega a parecer que não há mais o LAR ou a CASA DE FAMÍLIA. Ou todos têm carros ou todos são infelizes. Não há diálogo entre pais e filhos. A TV mostra valores os mais deletérios possíveis. “Trair, ter amante, subir passando por cima dos outros, casar e descasar”, são cenas apresentadas nas novelas e a população, na sua maioria ignorante, inculta e fútil, aceita como coisas normais. Casa de recursos ou da luz vermelha passou a ser MOTEL. Ser virgem é pecado e a SANTA MULHER – a mãe dos nossos filhos – não é mais a viga mestra da sociedade brasileira. A mulher, a maior beleza de Deus, passou a ser uma mercadoria de troca ou de compra conforme as medidas do busto ou dos quadris. Vou citar alguns exemplos que bem demonstram a degradação em que vivemos.
Há coisa mais triste do que a situação da distinta esposa do Presidente do Senado ter comparecido à Sessão no dia da defesa do marido? Quanta humilhação e sofrimento daquela esposa traída? Imagine-se a dor desta senhora ao sentar à mesa com os seus filhos. E o choro de outras senhoras em depoimentos nas CPI? Outro caso que confirma a desagregação da família aconteceu quando estava eu no Comando da PMSP. Interceptei um carro que corria pela madrugada nas ruas de SP, como se estivesse em pista da Fórmula Um. Uma linda menina de 15 anos estava com um rapaz. Poderia ser minha filha. Resolvi entregá-la aos pais. Seu apartamento encontrava-se num prédio de elevado luxo. Procuro pelos genitores e me aparece uma irmã mais velha. A MÃE jogava com amigas, o PAI não sei onde estava, talvez com uma amante, traindo a esposa. Só lhe disse o seguinte: hoje, sua irmã chegou viva. Amanhã poderá voltar morta. Diga para seus pais que não poderão chorar no enterro, pois eles são os responsáveis. Os pais dos jovens que tocaram fogo no pobre índio em Brasília e dos jovens que bateram, estupidamente, numa empregada doméstica, se choraram foram lágrimas falsas e de culpas. Não queiram fugir da responsabilidade. Vocês, pais da modernidade, são criminosos da JUNVENTUDE. A JUVENTUDE BRASILEIRA encontra-se sem rumo e os exemplos que recebem dos Pais e do Poder Público são os piores e deprimentes. Gostaria de terminar este parágrafo contando um exemplo que me marcou. Uma professora distribuiu folha de papel em branco e um lápis para sua turma e pediu que cada menino desenhasse sua casa. Um deles colocou no papel apenas um ponto. A mestra interrogou o menino: “pedi para você desenhar sua casa e você fez apenas um ponto”. O garoto respondeu: “Minha casa é um ponto”. Retrucou a professora: “Não pode ser! Você chega na escola de carro, com motorista e empregada e mora num belo apartamento. O menino falou: mesmo assim minha casa é um ponto. A conclusão é fácil e bem objetiva: O garoto tinha toda razão. Naquele LAR não havia AMOR. Tinha tudo de material menos o sentimento que eleva a pessoa humana e a diferencia do animal. Pobre criança e pobre JUVENTUDE que vivem sem AMOR. Onde se ama há um ombro onde se pode chorar. Onde vai chorar a nossa juventude se não tem PAI nem MÃE?

TERCEIRA: A ESCOLA E A UNIVERSIDADE. A juventude não recebe educação em casa como mostramos acima. Vive só, por não ter LAR. Agora vai para a Escola e alguns chegam até à Universidade. O que vou escrever não é imaginação e sim o que conversei com jovens e professores.
A escola não é mais a continuação da Casa. Professores que não se impõem e transmitem aos jovens um complexo de inferioridade. Não há mais o sentido do mérito. As Escolas são sujas, particularmente as públicas. Chega-se à 8ª série sem se saber ler ou a história do Brasil. Há Estado da Federação em que é proibido reprovar. A disciplina é coisa do passado. Professor apanha de aluno e é transferido da Escola. Teve a sorte de não morrer e o aluno nada sofreu. Aconteceu no Ceará e acontece pelo Brasil afora. Há turma de desordeiros que manda na Escola e o professores com medo. Aluno de calção e professor de chinelo, camisa de malha e sujo. Nome feio dito por falsos mestres e os alunos levados ao sexo livre e outras coisas mais. A Escola não educa e não ensina e é comum se ouvir: “O GOVERNO FAZ QUE PAGA, O PROFESSOR FAZ QUE ENSINA E O ALUNO FAZ QUE APRENDE. Um descalabro total.

A Universidade é uma casa em que o jovem apenas vai à aula. Ninguém o procura para saber de sua vida. Perguntei aos jovens se conheciam o diretor de suas faculdades e a resposta foi decepcionante: Não. Nunca o vi, disseram. Perguntei se algum professor alguma vez conversou com eles a respeito da vida. E a resposta foi um grande não. A UNIVERSIIDADE não deixa saudade. As UNIVERSIDADES, públicas ou privadas, tratam o aluno da mesma maneira, diferenciam- se nas instalações, onde os banheiros nas primeiras são sujos e imundos e nas segundas há preocupação de limpeza. Um professor UNIVERSITÁRIO me afirmou: “se colocar papel higiênico, roubam”. E uma jovem me disse: “levo o meu, dentro da bolsa, pois não há tal coisa em minha faculdade”. Se até aí o quadro é dantesco, vamos imaginar a frustração do jovem que recebe um diploma e não tem mercado de trabalho, além de não ter qualidade para exercer a especialidade para a qual foi formado. Milhares de frustrados. Doutores lixeiros e jovens sem rumo. O resultado foi a invasão da Reitoria da USP. Verdadeiros vândalos a depredaram e a Reitora, em lugar de manter a disciplina, sem personalidade e demagogicamente, vai logo afirmando que os jovens e professores não serão punidos. Um Mestre desta maravilhosa Escola de saber nos afirmou: “Esta senhora nunca poderia ter sido REITORA”.

Querem culpar a JUVENTUDADE E AQUI VOU arrematando COM DUAS QUESTÕES PERTINENTES:

a. A culpa é da juventude?
b. O avô não é para estar desesperado?

A JUVENTUDE é vítima de uma sociedade permissível, corrupta e irresponsável.
A JUVENTUDE é vítima de um PODER POLÍTICO que abraçou as três palavras: DINHEIRO – SEXO E PODER e nelas se chafurda, se afunda e se degrada nos escândalos quase que diários, onde a capital da República é nada mais que um grande Bordel.

A JUVENTUDE é vítima da falta de uma família organizada. Não tem um Lar. A MULHER, pedestal sacrossanto da organização social, foi degredada e passou a ser uma mercadoria que se compra e vende pelas medidas do corpo, quando deveria ser o depositário Santo de Mãe. Alguém já afirmou: “Prova-se a existência de Deus com a Sua maior obra de arte que existe na face da terra: a Mulher. Só DEUS poderia fazer a Mulher Mãe”.

A JUVENTUDE é vítima de ESCOLA que não educa e de uma UNIVERSIDADE que despreza os VALORES da vida. A ESCOLA E A UNIVERSIDADE não formam o cidadão. Não criam no jovem a palavra AMOR e, sim, desenvolve os valores do DINHEIRO , do SEXO e do PODER.

A JUVENTUDE é vítima de uma sociedade materialista, consumista e que prega a desgraça da IGUALDADE pela mediocridade e, não, pela IGUALDADE de oportunidades.

A JUVENTUDE que destruiu a Reitoria da USP, espancou a pobre senhora empregada doméstica, que tocou fogo no índio, que morre nos desastres das velocidades dos carros, que se degrada no álcool e na droga é, antes de tudo, vítima:

- de HOMENS que no PODER mentem, roubam, não amam a Pátria;

- da SOCIEDADE que não valoriza a FAMÍLIA e apóia o sexo livre e tem no DINHEIRO o novo DEUS, sob o engodo de proporcionar toda a felicidade.

A fórmula DINHEIRO+SEXO+ PODER-AMOR = DESGRAÇA é a realidade Brasileira e é por isso que:

O AVÔ ESTÁ DESESPERADO.

GENERAL REFORMADO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO.

PS: O GRUPO GUARARAPES ASSINA, TAMBÉM, O DOCUMENTO COMO ESPERO QUE MILHARES DE PESSOAS O FAÇAM RETRANSMITINDO PARA AMIGOS.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui