Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140834)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Espiritismo — como o encara Deus? -- 22/11/2004 - 20:39 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Espiritismo — como o encara Deus?



“GOSTAR e não gostar das mesmas coisas é o que resulta numa sólida amizade”, disse o historiador romano Salústio. De fato, amigo é aquele com quem se tem o máximo em comum, alguém em quem se pode confiar. Do mesmo modo, Deus nos encara como amigos e nos permite achegar-nos a ele, se gostarmos e não gostarmos das mesmas coisas que ele. Isto significa que nos sentimos atraídos às qualidades de Deus, tais como o amor, a paz, a benignidade e a bondade, e que fazemos esforços sérios para imitar estas características na nossa vida. — Gálatas 5:22, 23.



Então, para saber se o espiritismo é aprovado por Deus, poderíamos examinar primeiro os seus frutos. (Mateus 7:17, 18) Ajuda-nos ele a desenvolver atraentes qualidades piedosas? Para saber isso, vejamos dois exemplos da vida real.



Adivinhação, Importunação e Morte



Asamaja Amelia, senhora de meia-idade, em Surinã, tinha 17 anos de idade quando se envolveu na adivinhação, uma forma de espiritismo. Visto que as predições dela se cumpriam e os indagadores se beneficiavam com os seus conselhos, ela era muito estimada na sua localidade. (Compare isso com Atos 16:16.) Mas, algo a perturbava.



“Os espíritos que falavam por meu intermédio eram bondosos para com os que procuravam sua ajuda”, disse ela, “mas ao mesmo tempo tornavam minha vida miserável. Depois de cada sessão, eu me sentia surrada, e quase não conseguia mexer-me. À noite, eu esperava algum descanso, mas os espíritos não me deixavam em paz. Continuavam a perturbar-me, falando comigo e mantendo-me acordada. E as coisas que diziam!” Ela suspirou e olhou para baixo, meneando a cabeça em aversão. “Gostavam de falar comigo sobre o sexo e insistiam em ter relações sexuais comigo. Era chocante. Eu era casada. Não queria ser infiel e lhes dizia isso. Mas não adiantava. Certa vez, uma força invisível me sobrepujou, tocou e apertou meu corpo, e até mesmo me mordeu. Eu me sentia miserável.”



Talvez exclame: ‘Espíritos incentivando a imoralidade sexual? Isto é um pouco exagerado!’ São os espíritos realmente tão degradados assim?



“A coisa é ainda pior!” disse Izaak, já mencionado. “Certa noite, fomos chamados para ajudar uma mulher doente, perturbada por um espírito. O líder do grupo — médium dum espírito mais forte — tentou enxotar o espírito. Durante um dia inteiro rogamos a ajuda do espírito dele. Dançamos e tocamos tambores, e aos poucos a mulher melhorou. Ele mandou que o espírito nela saísse, e isto funcionou. ‘Obtivemos a vitória’, disse eufórico o líder. Daí nos sentamos e descansamos.”



Os braços gesticulantes de Izaak paravam por um momento, enquanto ele pausava significativamente. Daí prosseguiu: “Por um tempinho, tudo parecia bem, mas então um grito rompeu o silêncio. Corremos para a casa de onde vinha e vimos a esposa do líder. Ela gritava histericamente. Dentro da casa, encontramos a filhinha dela — com a cabeça virada para trás! Alguma força havia torcido e quebrado o pescoço dela, matando-a como se mata uma galinha — pelo visto, a vingança do espírito expulso. Era nojento! Esses espíritos são assassinos sadísticos.”



O Espiritismo e “as Obras da Carne”



Impureza, imoralidade sexual e assassinato — conforme encontradas nestas duas experiências com o espiritismo — são características diretamente opostas à personalidade de Deus. E isso ajuda a identificar quem realmente são esses espíritos. Podem fingir ser mensageiros de Deus, mas suas obras imorais e assassinas os traem como imitadores do inimigo de Deus e primeiro assassino da história, Satanás, o Diabo. (João 8:44) É o seu líder. Eles são seus ajudantes — anjos iníquos, ou demônios. — Lucas 11:15-20.



Mas, talvez pergunte: ‘São apenas raras as ocasiões em que essas características satânicas se manifestam no espiritismo? Poderia o espiritismo, por via de regra, colocar-me em contato com bons espíritos, que me ajudariam a aproximar-me mais de Deus?’ Não; a Bíblia alista a “prática de espiritismo” junto com as outras “obras da carne”, que são diametralmente opostas às qualidades cristãs. — Gálatas 5:19-21.



Em Revelação (ou Apocalipse) 21:8, os “que praticam o espiritismo” (“aqueles que convivem com demônios”, A Bíblia Viva) são colocados na mesma categoria ‘dos que não têm fé, e dos que são repugnantes na sua sujeira, e dos assassinos, e dos fornicadores. . . e dos idólatras, e de todos os mentirosos’. Como encara Jeová os que deliberadamente são mentirosos, fornicadores, assassinos e praticantes do espiritismo? Odeia os atos deles! — Provérbios 6:16-19.



Meter-se no espiritismo, portanto, equivale a amar aquilo que Jeová Deus odeia. É como rejeitar a Jeová, estar no campo de Satanás, e tomar o partido do arquiinimigo de Deus e dos seus ajudantes. Agora, pense no seguinte: Gostaria de ser íntimo de alguém que toma o partido dos seus inimigos? Claro que não. Antes, você se manteria longe de tal pessoa. Portanto, é óbvio que podemos esperar a mesma reação por parte de Jeová Deus. Provérbios 15:29 diz: “Jeová está longe dos iníquos.” — Veja também o Salmo 5:4.



O Espiritismo Resulta na Morte



Meter-se no espiritismo é também uma ameaça para a vida. Deus o encarou como um motivo para a existência da pena capital entre o seu povo, no antigo Israel. (Levítico 20:27; Deuteronômio 18:9-12) Portanto, não deve surpreender que os praticantes do espiritismo “não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:20, 21) Em vez disso, “terão o seu quinhão no lago que queima com fogo”, que representa “a segunda morte” ou a destruição eterna. (Revelação 21:8) De fato, algumas das igrejas da cristandade talvez tolerem hoje o espiritismo, mas o conceito da Bíblia não mudou.



O que se dá se você já deu os primeiros passos no caminho do espiritismo? Então fará bem em parar imediatamente e em dar meia-volta. Siga o divinamente inspirado conselho que Isaías, o profeta de Deus, deu aos israelitas da antiguidade. A situação deles era parecida à das pessoas que hoje se empenham em práticas impuras, mas que acham que, ao mesmo tempo, estão adorando a Deus. Portanto, há lições vitais contidas na experiência deles.



Don Cuervo





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui