Usina de Letras
Usina de Letras
199 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->A generalização da desordem -- 04/10/2007 - 10:24 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ex-Blog do Cesar Maia 03/10/2007

"A GENERALIZAÇÃO DA DESORDEM AJUDA OS GRUPOS CRIMINOSOS E COLOCA A DEMANDA POR SEGURANÇA ACIMA DAS DEMANDAS SOCIAIS!"

Trechos de artigo de Joaquim Villalobos, consultor para conflitos internacionais e ex-comandante guerrilheiro em El Salvador, no Clarin!

1. Na América Latina, não temos por ora conflitos étnicos e religiosos; no entanto, enfrentamos o que alguns qualificam como guerra civil continental contra o crime organizado, as quadrilhas urbanas, a delinqüência comum e a violência social. A produção e o tráfico de drogas estão ligados à globalização cosmopolita, mas, em nossos países, geram fragmentação social. Diversos grupos armados procuram cooptar e corromper as instituições, dominar territórios e controlar a população, os mercados e as estradas.

2. Este fenômeno supera em extensão as rebeliões políticas que existiram durante a Guerra Fria, e, em proporções diferentes, afeta todos os países. A ação policial e militar por mar, ar e terra que os governos realizam é sem precedentes; eles tentam recuperar o controle de instituições, mares, fronteiras, litorais, cidades e florestas que caíram nas mãos dos delinqüentes.

3. O Brasil está em guerra contra quadrilhas que dominam as grandes zonas urbanas; Guatemala e Honduras estão fragmentadas por máfias poderosas; o litoral atlântico da Nicarágua é um narco-território; a Colômbia combate os guerrilheiros de esquerda e os ex-para-militares de direita, que agora são narcotraficantes; em Salvador, as "maras" superam em número as guerrilhas dos anos oitenta; o México tem seis Estados em emergência, com intervenção de forças federais, e o maior perigo da transição cubana não é uma guerra entre cubanos, mas sim que o crime organizado assuma o controle da ilha.

4. Existe uma lumpenização da violência da esquerda. Esta violência é promovida por antigos e frustrados ideólogos esquerdistas, mas é levada a cabo por jovens ativistas que são recrutados e atuam em áreas dominadas por uma violência de delitos que é social, financeira e territorialmente muito poderosa. Que os protestos sociais resultem em violência espontânea é algo que ocorre excepcionalmente em qualquer lugar, mas, com o cenário descrito, incentivar sistematicamente a violência de rua e deslegitimizar as instituições das democracias emergentes é multiplicar a impunidade e a insegurança.

5. A generalização da desordem ajuda os grupos criminosos e coloca a demanda por segurança acima das demandas sociais. Isto abre caminho para os autoritarismos. Hoje, mais do que nunca, a esquerda necessita de paciência, de paz e de legalidade. O romantismo guerrilheiro das velhas esquerdas agora é reacionário. O maior perigo para estes novos "combatentes" da esquerda não é morrer como heróis, mas acabar como mafiosos ou terroristas.

E POR FALAR EM VIOLÊNCIA ORGANIZADA...!


Trecho inicial do Editorial do ESP

Banalização do caos

Se fosse para considerar apenas o nível de organização com que os sem-teto saíram às ruas na segunda-feira, simultaneamente, em 15 cidades de 14 Estados; o grau de desrespeito às leis e aos direitos alheios (como o de propriedade e o de ir-e-vir); a invasão do espaço público para nele perpetrar cenas de violência, muitos poderiam ver na mobilização realizada por cinco centrais de sem-teto (a maioria ligada ao PT) um movimento subversivo e sedicioso como outros que têm pululado em nuestra latinoamerica, no que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são o exemplo mais notório.


Pesquisa e Edição: JCM
Para indicar um amigo: http://cesarmaia.blogspot.com/



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui