Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PINGA-FOGO - POEMAS DE ZACARIAS MARTINS -- 27/11/2004 - 07:56 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hoje, às 20h, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, o poeta e jornalista Zacarias Martins lança o sexto livro individual de sua carreira literária. Trata-se de “Pinga-Fogo”, publicado pelas Edições AGL, um selo editorial da Academia Gurupiense de Letras, que tem por objetivo facilitar a publicação de livros de autores locais.



O lançamento do livro faz parte da programação de aniversário de cinco anos de fundação da AGL, a primeira academia de letras a ser fundada no interior tocantinense. Na oportunidade, haverá, ainda, um sarau lítero-musical, animado pelos cantores Chiquinho Chokolate, Paulo Albuquerque, Palmares, Carlinhos Falcão, dentre outros, bem como, performances com atores da Cia de Teatro Sorria Meu Bem, que estarão encenando alguns trechos do livro de Zacarias Martins.



Zacarias Martins explica que o livro reúne uma seleção de poemas lúdicos e humorísticos, além de alguns que falam de amor, muitos dos quais, já conhecidos do público, através de apresentações do poeta em escolas e outros eventos culturais.

O crítico literário gaúcho Nelson Hoffmann, que assina o prefácio do livro, afirma que a poesia de Zacarias Martins é simples, singela, e aborda o cotidiano de todos nós, ressaltando que ela não inova, não traz novidades, embora, por vezes, surpreenda com verdadeiros achados, citando como exemplo o texto “O Aniversário”, que, segundo ele, é um caso típico. “A gente lê o pequeno poema e acompanha a declaração que é tão comum: os cumprimentos natalícios para uma pessoa querida.



De repente, a surpresa: a pessoa querida é... a máquina de escrever. Só então a gente se dá conta: o autor é um escritor”, observa.

Ainda de acordo com Hoffmann, o detalhe que mais se destaca é o lado irônico, debochado até, da escritura do poeta. Não um deboche no sentido de ofender, machucar, mas no sentido de provocar o riso, demonstrar o ridículo de certas atitudes, tipos ou ações humanas. “É a caricatura plena, no que Zacarias Martins é mestre. Nesse sentido, por exemplo, é de se ler e reler o “Decálogo do Bom Político”.



O agir dos nossos políticos, a fala, os gestos, o modo de ser, tudo está ali, em síntese, sem tirar nem pôr, provocando risos do começo ao fim, desvendando a artificialidade e, assim, sugerindo reflexões sobre a verdadeira e honesta prática política. Ridicularizar ainda é um bom caminho para a correção”, explica.



PERFIL DO AUTOR

Zacarias Martins é natural de Belém do Pará, onde nasceu em 23 de julho de 1957. Reside em Gurupi desde 1983. Escritor, poeta, jornalista, compositor, articulista e ativista cultural, possui publicados os seguintes livros de poesias: “Transas do Coração” (1978); “O Poeta de Belém” (1979); “Poetar” (1980); “O Profeta da Felicidade” (1984); “Vox Versus” (1986) e agora, “Pinga-Fogo” (2004).



Também participou de dezenas de antologias literárias pelo Brasil afora. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (1989); participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras (1989) e do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, em 1998, sendo eleito seu primeiro presidente. É fundador da Academia Gurupiense de Letras (1998), sendo hoje vice-presidente da entidade. Militante ativo na imprensa, por várias vezes atuou como editor, redator e colunista de revistas e jornais. Atualmente, atua na assessoria de comunicação da Prefeitura de Gurupi e é editor de um jornal quinzenário em Formoso do Araguaia.



Devido a sua atuação destacada no campo da cultura, recebeu várias condecorações, das quais afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II e a Medalha do Mérito Cultural Presidente Tancredo Neves, todas em São Paulo. Ainda na capital paulista, foi nomeado Senador da Cultura, representante do Estado do Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina. Da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel, em Salvador (BA), recebeu o título de Magnífico Trovador e a Câmara Municipal de Gurupi outorgou-lhe o título honorífico de Cidadão Gurupiense. (Lenna Borges)



---------------------------------------

Publicado no jornal "Folha Popular", de Palmas (TO), edição de 27/11/2004
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui