Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NÃO SE ESQUEÇA -- 22/06/2004 - 14:44 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NÃO SE ESQUEÇA



Eu juro que ia contar um dos segredos que tenho, mas fui ao banheiro antes, e acabei me esquecendo o que era. Eu sou de uma família de pessoas extremamente esquecidas. Entre nós já aconteceram as coisas mais incríveis. E as histórias intermináveis que aconteceram conosco, vão de esquecer o filho no posto de beira de estrada, e só lembrar dele duzentos quilômetros à frente, até fazer necessidades no bidê... Bem, mas isso é mais uma distração que um esquecimento, você pode dizer. Mas a distração é muitas vezes, um agravante do esquecimento... Já esquecemos nossos filhos na escola e no supermercado também...

Lembrei. Eu ia contar justamente o segredo que tenho sobre o esquecimento. Eu tenho fama de nunca esquecer nada. E fui a pouco ao banheiro, pensando em escrever sobre o esquecimento, e acabei esquecendo. Felizmente, já havia colocado o título acima, e foi por isso que não me esqueci. Ou melhor, foi por isso que me lembrei do que já havia me esquecido.

E a minha irmã que foi fazer inscrição para um concurso, não me lembro pra quê, e estava tão distraída que esqueceu o próprio nome quando perguntaram.

Eu estava falando mesmo de quê? É mesmo, me lembrei. Estava dizendo que tenho esse problema e no entanto tenho fama de que sou o maior “cabeça”, por aqui. Vou contar logo, antes que me esqueça. O segredo é esse: como sou esquecido e sei disso mais do que ninguém, não confio na minha memória. Anoto tudo o que eu tenho que fazer. E me esqueci a pouco, porque estava meio apertado para ir ao banheiro. Depois fiquei frente ao computador tentando me lembrar o que ia escrever. Como tinha me demorado um pouco, a tela estava escura, e fiquei muito tempo sem lembrar, até que toquei o mouse. Assim que toquei, apareceram as palavras “o esquecimento”. Aí foi fácil. Lembrei de tudo.

Mas o que é mesmo que eu ia contar, meu Deus?... Sei, sei... Que sou tido como o maior cabeça da turma. É que anoto tudo. E nunca falo nada antes de anotar. Anoto também o que eles falam. Uso uns sinais para isso. E o fato de escrever, já me faz lembrar com mais facilidade, e acabo nem precisando ler o que escrevo.

Lembrei que ia dizendo antes, que como não confio na minha memória, nunca mudo as coisas de lugar. Tudo meu está rigorosamente no lugar, e é por isso que também tenho a fama de organizado. Meus armários, as minhas roupas livros e discos estão no mesmo lugar há muito tempo. Por exemplo, se nesse momento me perguntarem onde é que está o meu disco tal, eu sem olhar, sei qual está antes e depois do que perguntaram. Também, jamais troco os cds de capa. Acabando de usar, e ele volta para sua própria capa, e também para seu lugar. Porque se eu mudar, jamais vou me lembrar onde é que coloquei.

Então, o meu segredo, é este: por não confiar na minha memória, anoto tudo, e coloco tudo no mesmo lugar, e ainda dá pra esnobar os outros, anotando o que eles falam. E quando eles precisam lembrar de alguma coisa, vem aqui e perguntam pro “gênio”...

Não é uma boa dica para os esquecidos? É só colocar referências que não esquece. Ou melhor, se lembram... Guardar as coisas nos mesmos lugares também.





**

Adelmario Sampaio





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui