Usina de Letras
Usina de Letras
285 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Em curso plano petista para rasgar a Constituição -- 12/11/2007 - 15:21 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EM CURSO UM PLANO PETISTA PARA RASGAR A CONSTITUIÇÃO

Por Aluízio Amorim

http://www.diegocasagrande.com.br - 09.11, 18h26

Embora o PT já tenha quase 30 anos de vida até hoje não conseguiu amealhar quadros e lideranças fortes com preparo intelectual e competência capazes de conferir à legenda a habilitação ao exercício do poder. A prova dessa fraqueza do partido, que na verdade nunca ultrapassou o âmbito sindicalista, aconteceu já no início do primeiro mandato na montagem dos ministérios. Foi então que surgiu a pergunta: afinal, onde estão os quadros do PT, seus intelectuais?

Para começo de conversa, embora com todos esses anos de atividade política, o PT teve sempre um eterno candidato à presidência: Lula. E, mesmo com quase seis anos detendo o poder, o partido continua na estaca zero naquilo que concerne a fazer surgir novas lideranças com cacife eleitoral e que reúnam condições mínimas para o exercício de um mandato, seja ele executivo ou legislativo.

Embora se possa fazer ressalva à oposição e, principalmente ao PSDB, o certo é que essa agremiação, ainda que de postura titubeante, apresenta para o eleitorado dois candidatos à presidência da República inegavelmente fortes: José Serra e Aécio Neves. E mesmo o DEM, que tem sofrido avarias nos seus quadros e promovido até mesmo algum expurgo, faz surgir novas lideranças, como o prefeito Gilberto Kassab, que está mudando a cara do município de São Paulo. Isto é um fato inegável e basta dar uma volta pela capital paulista para ver que Kassab está promovendo uma verdadeira limpeza urbana.

Pelo que consta, Serra também faz um governo eficiente, igualmente seu colega mineiro, por mais que tenhamos restrições à estratégia política desses dois governadores tucanos com sua tolerância ao lulismo.

Agora experimentem encontrar algum novo político de expressão no PT? Nada. Nada além de sindicalistas que aparelham todos os órgãos estatais e, onde metem a mão, destroem o mínimo de organização que existia, como no caso do transporte aéreo, sem falar no fato de que a incompetência e a incúria do petismo ameaçam castigar o país com um funesto apagão energético que já começou com a crise do gás. Não há uma obra de infra-estrutura conseqüente na área da energia que é vital.

Em rápidas pinceladas o quadro político é este aí. E, com 2010 cada vez mais perto, o desespero começa a tomar conta dos milhares de apaniguados do PT empregados nos organismos públicos, sem falar no fato de que ONGs, sindicatos e os tais movimentos sociais estão todos dependentes diretos do Estado. Não admitem perder o poder nem que a vaca tussa. Como já deu sobejos exemplos, a democracia do petismo é aquela do partido único. Os petistas postam-se como os detentores da verdade universal: "nunca antes neste país", entremeia o Apedeuta em cada frase que profere.

À falta de qualquer nome de peso para concorrer ao pleito de 2010 só resta ao PT a recondução de Lula para um terceiro mandato. Não se iludam. Aprovada a CPMF começa o segundo tempo desse jogo de cartas marcadas voltado a construir as condições para transformar o pleito do ano que vem num plebiscito. Os petistas no momento estudam uma fórmula capaz de revestir de legalidade o ato de rasgar a Constituição para eternizar Lula e seus sequazes no poder.

Em seu boletim desta sexta-feira distribuído por email, denominado ex-Blog, o prefeito do Rio de Janeiro, político matreiro e bem informado, publica o conteúdo de uma comunicação interceptada entre dois dirigentes petistas revelando o sórdido plano para ludibriar a Nação e lhe enfiar goela abaixo o terceiro mandato de Lula.

Transcrevo a seguir o que está no boletim ex-Blog, do Prefeito César Maia. Alguma coisa tem de ser feita para brecar esse plano diabólico, cuja execução representará o sepultamento da democracia e, mais adiante, a venezuelização do Brasil. O conteúdo do texto interceptado e veiculado por César Maia é o seguinte:

"Agora sim, o procedimento que vamos adotar está lido, relido e analisado por dois grandes juristas, cujos nomes já lhe informei pessoalmente. O memorando dele é objetivo e claro. Os passos serão os seguintes, na Câmara e no Senado. A novidade que ele confirmou, é que com este procedimento se prescinde de emenda constitucional prévia. A) Decreto legislativo convocando plebiscito em 2008, na data da eleição municipal aprovando a segunda reeleição, ou terceiro mandato consecutivo. B) Basta a assinatura de 1/3 dos deputados e depois dos senadores. C) Presença no painel em plenário: 50%. D) Votação se dá por maioria simples independente do numero de votos. Uma vez realizado o plebiscito com a vitória inevitável pró segunda reeleição ou terceiro mandato, a legitimidade da tese e a pressão popular, seriam avassaladoras. Aí sim se faria tramitar a PEC como simples ratificação da vontade popular. Irresistível. Ideal seria que a proposta de Decreto Legislativo fosse apresentada simultaneamente nas duas casas já com 1/3 dos deputados e senadores. Mas é importante que a primeira votação seja na Câmara. Lembro que nenhum parlamentar de nossa base que não queira se comprometer terá problemas. Basta se ausentar da votação. Um terço temos fácil e depois garantir o quorum de 50% e se ausentar, e deixar para os mais firmes a maioria simples em plenário, é outra vez muito fácil. Depois do plebiscito, que deputado ou senador terá coragem de votar contra a PEC? O terceiro mandato sairá das ruas".

É isto aí. A Venezuela hoje é o Brasil amanhã. A menos que haja alguns brasileiros com alguma liderança política e espinha dorsal que resolvam largar seus interesses particulares, ainda que momentaneamente, e façam aquilo que deve ser feito.

http://oquepensaaluizio.zip.net



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui