Usina de Letras
Usina de Letras
223 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->CASAMENTO – UMA REDEFINIÇÃO DE VIDAS -- 03/01/2008 - 12:42 (Benedito Generoso da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CASAMENTO – UMA REDEFINIÇÃO DE VIDAS


Casar é conjugar, o que significa encerrar, ao mesmo tempo, duas individualidades. Na prática equivale anular dois sujeitos, dois desejos, duas visões de mundo, duas histórias, dois projetos de vida e duas identidades individuais, para dar origem a uma só identidade conjugal, ou seja, transformar tudo isso em uma história única, num projeto de vida a dois, porém um só objetivo. Oficialmente, encerram-se duas certidões de nascimentos formalizando uma outra certidão, a de casamento.
A união pelo casamento ocorre entre duas pessoas estranhas que um dia se conheceram, se amaram e decidiram formar uma família, ambos com um passado individual diferente, que se encontram e se redefinem e assim o casal constrói não somente a realidade presente, mas redimensiona a realidade passada que cada um já viveu, gerando uma memória comum que integra no presente dois passados individuais, para juntos construírem o futuro ainda sonhado. Os dois devem estar conscientes que é fundamental que um saiba não só da vida do outro, mas também dos sentimentos, carências, dúvidas, conflitos, etc. Há necessidade de conhecer-se e sentir prazer com esse conhecimento recíproco e mútuo. Ambos devem estar conscientes que ninguém consegue passar a vida ao lado de alguém com o qual não compartilha dos mesmos interesses, hábitos e valores.

DIRIGINDO AOS NOIVOS

Vocês acabaram de se unir pelos laços do matrimônio e vão iniciar uma nova vida, visando à constituição de uma família em bases sólidas, porquanto fundamentadas no amor e respeito um pelo outro. Não poderão esquecer, entretanto, que a vida a dois exige grande soma de renúncia, compreensão e tolerância, em que um busca fazer o outro feliz e assim ambos encontrarão a felicidade. E para se atingir essa felicidade é preciso que cada um de vocês pense que o melhor meio de obtê-la é procurar tornar o outro sempre mais feliz. O casamento não é, como se costuma dizer, uma loteria, uma espécie de destino, mas sim uma jornada consciente que ambos percorrem em busca da realização, como seres humanos.

CONCLUINDO

Portanto, prezados noivos, sigam em frente pelo caminho que escolheram, ou seja, através da união matrimonial, rumo ao futuro que lhes espera com muitas flores, não faltando, porém, alguns espinhos. Entretanto, não deverão nunca desanimar muito menos se arrependerem dessa maravilhosa escolha que fizeram e hoje selaram diante de todos nós, que só o bem de vocês desejamos, torcendo para que na hora certa colham os frutos dessa semeadura. Não permitam que a chama do amor se extinga em seus corações e procurem fazer da vida a dois um hino de amor e uma perene oração de agradecimento a Deus, contando sempre com Ele para caminhar ao lado de vocês nesse caminho que ora iniciam. Sigam em frente, recebam nossos parabéns e aplausos.


BENEDITO GENEROSO DA COSTA
benegcosta@yahoo.com.br
DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui