Usina de Letras
Usina de Letras
253 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->E... NUNCA MAIS OS VI ! -- 01/08/2002 - 06:24 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

----- O complexo militar da montanhosa cidade de Chaves estende-se por uma área apreciável. Edifícios bem estimados, ora de grosso e bem laminado granito, ora de pré-fabricados robustos sustentados por cimento e ferro. Em redor, a paz estende-se verdejante, jardins e arvoredos calculados e traçados a dedo. O primor do zelo estreito afaga os olhos.

----- Logo de entrada sente-se que o ambiente bélico se extinguiu de vez. Os poucos militares que hoje ali se acolhem e transitam descontraiem-se em tranquíla pachorra, cumprindo o dever com futuro indefinido e sem objectivos assegurados. Pode-se concluir que o rumo passou a andar à deriva com a brisa do tempo a soprar indiferente sobre a bandeira da pátria.

----- Um ex-combatente ultramarino dos anos 62/65, de visita ao local, resumiu com excelente actualidade o produto do seu saudoso espelho: "Não valemos um míssil"!

----- De repente, eis-me metido entre os miolos do passado, de retorno à visão da minha vida entre as armas, como se tudo de novo recomeçasse. E o filme entrou a rodar.

----- Parti, tomei velocidade em cerca de 60 metros, impulsionei-me no trampolim olímpico e subi no espaço, exímio, em voo de anjo, até atingir o ponto de queda, enrolar-me em mortal duplo e aterrar impecávelmente vertical sobre o colchão protector. Os companheiros rejubilaram e os superiores entreolharam-se, afirmando o agrado da minha exibição. Eu era e fui (ainda sou um pouco) um ginasta fora do comum e um instrutor de aplicação militar que os coroneis não dispensavam, disponibilizando-me regalias muito para além do limite regido.

----- O campo de instrução e adestro físico era um âmplo rectângulo de 500x1000 mts com cerca de trinta engenhos diversos, qual deles um obstáculo previsto para testar a perfomance ao extremo.

----- Os recrutas mancebos, durante três meses consecutivos, saíam dali aptos a enfrentar e a vencer as mais delicadas agruras, feitos autênticos homens de aço, prontos a colocarem o peito, se necessário fosse, sobre a boca dum obus.

----- Zé Lisboa, Vicente, o Mestrinho de Seia, o Braga, e sobretudo o Carrilho, ribatejano temperado de touros, colosso de força e denodo, eram as figuras eminentes entre os instruendos do COM. Este revolucionário quinteto, todos eles muito para fora do tipo comum, passavam os fins de semana em retenção aquartelada. Não havia forma de lhes fazer repousar o cianeto viril.

----- Em Junho de 1961, todos eles com galão de alferes miliciano, foram para a guerra. O Príncipe Perfeito levou-os até Lourenço Marques. E... Nunca mais os vi!

----------------- Torre da Guia ------------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui