Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Os neomarajás -- 18/02/2008 - 11:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS NEOMARAJÁS

Nivaldo Cordeiro

15/02/2008

Uma das maiores vitórias psicológicas que a ideologia esquerdista impôs à opinião pública foi confundir, pelo mendaz discurso incessante, o que é a esfera pública e o que é a esfera privada. Essa confusão deliberada serve para camuflar os abusos que o Estado tem praticado contra as pessoas, mas também serve para revelar o desejo mais secreto e mesquinho da maioria: o anseio por tornar-se funcionário público. Esse anseio é legítimo, pois entrar numa carreira de Estado virou o atalho mais curto para se obter fortuna.

Só é sua propriedade, meu caro leitor, aquilo que lhe pertence e o que sobra na conta corrente depois de pagos todos os impostos, taxas e óbolos inventados pelas três esferas de governo. Elas que nos roubam cotidianamente sem dó e nem piedade.

O ponto central é com relação à propriedade dos impostos arrecadados. É verdade que uma parte deles retorna enquanto serviços públicos à sociedade, sem os quais a vida cotidiana ficaria inviável. Um deles é o serviço de Justiça e outro o de segurança pública. Imprescindíveis. Outro ainda o de infra-estrutura viária, hoje cada vez mais privatizada. Mesmo aqui a propriedade e a capacidade e decisão sobre a destinação final do dinheiro arrecadado de impostos é do Estado, personificado nos agentes políticos e na burocracia profissional. Espanta-me a quantidade de pessoas que diz que o dinheiro arrecadado pelo governo é “nosso”. Uma ova. Entrou na conta do Tesouro o dinheiro é “deles”, dos burocratas e dos políticos, que travam uma batalha sem trégua para a definição da destinação final dos recursos.

A burocracia estatal tem a vantagem de ter o seu garantido por cláusula pétrea e pela obtenção de “vantagens”, como viajar à custa do contribuinte, com diárias de valor indecente, fazer cursos caríssimos à custo do Tesouro sem trabalhar, sistema de saúde privado, que não usam mesmo o SUS, que é coisa de pagador de impostos pobre. E agora têm os cartões corporativos. A classe política, por sua vez, está preocupada com os grandes fluxos, com a definição orçamentária dos investimentos, com a execução dos rendosos contratos de serviços, mais das vezes feita diretamente por agentes dos clãs políticos. Por isso que indicar o decisor estratégico de cada área do governo é fundamental para a classe política. A propriedade do dinheiro dos impostos é “deles” no exato sentido da expressão, pois têm o poder de usá-lo em seu favor e de lhe dar destino final.

Veja, caro leitor, que não se trata de separar o que é do Príncipe do que é público. O príncipe agora é esse coletivo anônimo amalgamado pela burocracia e pela classe política e os recursos dos impostos são, mais das vezes, privatizados diretamente, carimbados, como é o caso dos salários, das aposentadorias e dos juros da dívida pública, seguramente as três rubricas que, somadas, abocanham mais de dois terços da verba orçamentária. Mas como a verba total dos impostos é gigantesca, o que sobra é ainda suficientemente grande para ser objeto das disputas mais ferazes.

O problema é que, nas sociedades abertas como a nossa é ainda, os gastos ditos públicos (má expressão, pois como vimos são “privatizados” pelos amigos da “boquinha”) obrigatoriamente vão pra o Diário Oficial e estão sujeitos a Tribunais de Contas e a outras instâncias de controle, como o Congresso Nacional. E, pior de tudo, podem ser livremente informados, comentados e eventualmente denunciados pela imprensa. A vida dos marajás não tem privacidade, por isso o governo Lula, um governo de neomarajás, vive um escândalo a cada mês. Não podem usar em paz, na surdina, seus amados cartões corporativos. Não me dá pena, dá-me asco.


www.nivaldocordeiro.net




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui