Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como enriquecer sem trabalhar -- 23/01/2005 - 19:11 (ƒ.; ®.; ane©.; o) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PT nunca mais.

Veja por que motivo:



Variações invariáveis

Jânio de Freitas




Saiu de moda. Talvez por cansaço, como é comum nas modas, talvez porque o noticiário econômico seja influenciado demais pelo governismo, e o dado é impiedoso. Mas o fato está aí: a dívida do governo, que é nossa porque somos os condenados a pagá-la, tem crescido assombrosamente. Mais de 30% em apenas 24 meses.



O governo Lula recebeu-a em R$ 623 bilhões e ao entrar neste janeiro já a elevava a R$ 812 bilhões. Obra da sua política de juros. Os títulos da dívida governamental são, hoje em dia, a melhor fonte de enriquecimento fácil.



Assim se explica a insignificância do investimento produtivo procedente do exterior e sua preferência pela chamada aplicação de curto prazo: aplica, recebe o lucro presenteado pelos juros sem iguais no mundo, e leva o dinheiro de volta. O lucro que vai embora é dinheiro que foi pago ao governo sob a forma de impostos e contribuições compulsórias, ou proveniente de mais aumento da dívida. É, portanto, um modo de empobrecimento da população e da economia do país.



Quando a dívida era um quinto ou um sexto da atual, costumavam defini-la como uma bomba relógio. Dívida que se tornava impagável e fatalmente levaria a estrangulamento de consequências atômicas. A definição desapareceu (lucros recordistas sempre preferem o silêncio), mas sua verdade é cada vez mais verdadeira.



Folha de São Paulo

Leia e Assine



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui