Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O VENDEDOR E O PROFESSOR -- 22/02/2005 - 19:14 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






“O homem é um ser eminentemente social

( Theobaldo Miranda Santos, em Noções de Sociologia Educacional )





Nasci alfabetizado.

Sou do tempo em que, histórias em quadrinhos, davam na escola, braços abertos ou joelhos no milho.

Nesse tempo, lia além de gibis, fotonovelas, edições do Clube do Livro, Jornal das Moças, Caretas, Seleções, O Cruzeiro e Eu sei tudo... Através de suas páginas, aprendi a gostar de prosa e poesia, fotografia, cinema, numismática, filatelia, charadismo, etc.

Sou leitor contumaz.

Nos sistemas de comunicação, falei ao telefone de manivela e até pouco tempo esperava horas para ver completada uma ligação interurbana.

Na televisão, vi Rifaina, divulgada como a última cidade paulista a receber telefonia. Esperei pela expansão telefônica e hoje tenho um celular no bolso.

Quantos utensílios de investigação detetivesca vi difundidas nos cursos por correspondência e nos filmes de televisão.

As câmeras fotográficas hoje são digitais e estão nos celulares de multi-uso:- fotografia, mensagens de texto, verbais, hora certa, agenda,dicionário, internet, etc.

E´comum chamar-se a escola de segundo lar e com isto nasceu a Escola da Família.

... e a família, como vai?

No passado, havia sempre um Aristarco na vida do alunado...

Hoje os professores vivem meio perdidos com a prepotência de alguns diretores e com a fragilidade dos Conselhos de Escola.

Os projetos escolares dão aos gestores gordos bônus anuais.

Os professores, com baixos salários, acabam com o bônus da desigualdade...

O professor, luta o ano todo, para vender bem seus conteúdos.

O bom vendedor é dono de trato social refinado e o cliente é a razão de sua existência. .

A escola é uma empresa e nas matérias de formação ou prática comercial, aprende-se que o freguês sempre tem razão.

O prof. Antônio D’Avila, em seus livros, discorre sobre o clareamento dos contatos simpáticos, reforçados pela sociologia educacional.

Num dos módulos do Circuito de Gestão, podemos encontrar:

-Acolher (mais do que receber, apoiar, estimular), dialogar perguntar e ouvir a resposta, ser verdadeiro), confiar ( acreditar no potencial), compartilhar ( é saber dividir sucessos e fracassos).

O escritor Charles B. Roth sempre foi procurado pelo seu livro:

-Como vender bem 365 dias por ano. Na abertura do livro uma mensagem de Aldous Huxley que, diz: Todo homem que sabe ler tem poderes para elevar-se, para multiplicar as maneiras em que existe, para tornar sua vida, significativa e interessante. Na escola, como na vida, tudo gira em torno de 23 letras ( mais três ?) e dez algarismos. Faltam para os professores maior conhecimento de informática, video-games, jogos de mesa, filatelia, numismática, etc..

Como seria bom se todos os livros alfabetizadores estivessem folha por folha ao alcance dos internautas, no Centro de Referência em Educação Mário Covas.

Nas emissoras de rádio do passado, Domingo Mobral, Projeto Minerva e Escola para todos animavam a Educação contra o analfabetismo. Ser professor é ser eterno aprendiz!

Como seria dignificante se os tradicionais ACTs fossem efetivados por acesso e ficassem livres das restrições educacionais do portal da Educação.

A escola da vida ensina e torna-nos universais, mas a sala de aula é a abertura para a sociedade comum,

O professor precisa apresentar bem a sua mercadoria para

vender com sucesso. Isto requer recursos:-de uma

brinquedoteca alfabetizadora, geométrica, conjuntos pedagógicos de jogos, fantoches, psicomotricidade, carimbos educativos, etc.

Faltam nas mãos do professor as publicações da CENP e do MEC.

Nas escolas públicas, o mimeógrafo à álcool contínua em moda.

O xerox custa caro demais. Hoje podemos usar os impressos de propaganda comercial, além das revistas da D Paschoal, Clubkids, gibis vindos das secretarias do Governo, entre paradidáticos que são oferecidos pelo governo federal.

O professor quando eclético consegue vender bem e ter bom resultado a cada ano, independente das diferenças individuais de sua clientela.Mesmo sendo considerada o templo do Saber, a escola é confinamento profissional e sem animação social, o profissional independentemente da graduação, acaba absorvido do humano para o mecânico.

Faz-se necessário sempre dinâmicas de valorização... Neste ano, logo na primeira aula, o professor preocupado, cobra de sua turma: “precisamos fazer algum trabalho para decorar a Diretoria de Ensino...” O aluno que nem sabia o que era DRE, já previa gastar a mesada com os trabalhos escolares ! Trabalhar bem todo profissional quer...

Ter material disponível. sem precisar fazer empenho e pedir alvará de uso, todo professor almeja.

Qualquer profissional, mesmo com sua aula preparada, sempre precisará num repente de alguma coisa da escola onde trabalha.

Já ouvi supervisor "dono da verdade" dizer:-“ professor é mestre em álibis, concluindo, coordenador pedagógico é apenas o animador da equipe, nada mais..."

Com isto todo o cartaz para a Direção. A Escola é ou não uma equipe? É conjugação no singular ou no plural?

Assédio?.

Apesar de alguns diretores e PCPs, ainda trabalha-se bem com o respeito e a tolerância profissional dentro de uma Escola”.

O bom vendedor sabe que o seu produto tem que ser o melhor sempre . “ Se o aluno não aprende da maneira que é ensinado devemos ensiná-lo da maneira que pode aprender

Em todo começo de ano, receber bem é o melhor caminho para quem sonha um ano proveitoso e. feliz. O professor, ao contrário dos demais, tem a metade dos dias do ano para vender bem o seu produto.

Lembrando mensagens alheias:



“Quem não se arrisca a abrir novas portas terá sempre a mesma porta pela frente”



A ESCOLA

Paulo Freire



Escola é

O lugar onde se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários , conceitos...

Escola é, sobretudo, GENTE,

Gente que trabalha, que estuda,

Que alegra, se conhece, se estima...



“O futuro pertence aqueles que acreditam na

beleza de seus sonhos”.



Quem gosta de fachadas é o

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui