Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Pedalando por aí... -- 07/12/2009 - 19:24 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PEDALANDO POR AÍ...





Através de pesquisas sobre esboços guardados no Museu de Madri, alguns historiadores acreditam que Leonardo da Vinci foi quem idealizou aquilo que se tornou a bicicleta. Entre os séculos XV e XVI foram desenvolvidos vários veículos de duas ou quatro rodas acionados por correntes, alavanca e outros dispositivos, mas causavam tombos aos usuários. Depois inventaram o pedal (1855), que foi instalado num velocípede. Quem criou a bicicleta propriamente dita foi Pierre Lallement, em 1863, em Paris.

A bicicleta serve não somente como meio de transporte, mas também ao lazer de crianças e adultos, sendo utilizada em corridas e competições esportivas. Hoje é considerada ecológica e seu uso, inclusive o da ergométrica, é recomendado pelos médicos para a manutenção da saúde.

Ah! Como eu gostava de sair logo cedinho com minha bicicleta! Na calma daquela época até crianças podiam passear sozinhas e sossegadas. Meu local preferido era uma praça de chão batido. Feliz, eu ficava rodando livremente pra lá e pra cá, perninhas em movimento e cabelos ao vento...

Outro dia peguei a bicicleta da minha filha e fui para a rua. Montei e comecei a pedalar. Meu Deus, o guidão não queria obedecer, entortava sem eu querer. Ziguezagueando, cheguei até a esquina e quis voltar. Mas, e a coragem de fazer a curva? Desci, virei a magrela e montei novamente. Andei mais um pouquinho, orgulhosa, e parei. Apeei. No momento em que fazia outra viravolta com a bicicleta nas mãos e os pés no chão, fui surpreendida: pedreiros meio escondidos numa obra, a me espiar, riam de se esbaldar...

Às 14h25 do dia 03/12/09, no cruzamento da rua das Palmeiras com XV de Novembro, Raimundo Inaldo da Silva (43) que pedalava na contramão foi abalroado por um veículo de marca Fiat de placa não identificada. Socorrido pelo Resgate, foi levado ao HU (Hospital Universitário) com fratura na perna esquerda e várias escoriações. O motorista fugiu.




Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui