Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Contando histórias da páscoa -- 29/03/2007 - 06:25 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Contando histórias da páscoa



imagem: http://www.ilona.com.br




Gabriel chegou à escola todo feliz:

- Oba! Na próxima semana é o Domingo de Páscoa: que bom, vou ganhar muitos ovos de chocolate!

- Você sabe o que é Páscoa, Gabriel ? - perguntou-lhe a professora.

- Bem, disse ele, acho que é o dia em que nós ganhamos ovos de chocolate do coelhinho da Páscoa, não é?

- Não, Gabriel , não é só isso não.

Vamos ver se nós aprendemos hoje o que é a Páscoa.

“Há muito tempo, quando só se conheciam as civilizações antigas, um povo (os judeus) comemorava o fim do inverno e a entrada da primavera, pois era uma época em que os campos se enchiam de flores, o pasto ficava verdinho, anunciando que em breve se poderia fazer a colheita dos frutos, cereais, que iriam garantir o alimento para toda população.

Nessa época também os rebanhos aumentavam.

Nasciam muitos carneiros, ovelhas e outros animais; por isso os pastores comemoravam com muito amor a chegada da primavera e eles davam a esta festa o nome de Páscoa.

Muito mais tarde, na época de Jesus, ela teve outro significado para o mundo cristão.

Nós sabemos que Cristo veio pregar o amor entre as pessoas e não foi compreendido pela maior parte da população e pelos reis da época. Por este motivo ele foi crucificado.

Essa crucificação aconteceu nessa época em que o inverno se despedia para dar entrada à primavera - época da Páscoa – no mundo ocidental.

Depois de ficar crucificado por três dias, quando foi retirado da cruz, Jesus foi enterrado em um local bem seguro, com uma pedra que fechava a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá por seus amigos, durante a noite.



imagem:fotosearch.com.br


No entanto, os guardas que tomavam conta do lugar, tão logo anoiteceu viram que a terra estremeceu e que Jesus surgiu de dentro do lugar onde estava a pedra, conforme havia prometido.
Antes de morrer Jesus havia dito que ressurgiria dos mortos, ao 3º dia, provando assim que a vida que Deus nos dá é eterna.

Assim que souberam, todos os seus amigos ficaram muito felizes, e como era época das festas de Páscoa (ou festa da primavera) deram a esse fato o nome de Páscoa da Ressurreição, que é comemorada todos os anos pelos cristãos.”

- Mas e o coelho e os ovos? Aonde eles entram nessa história? Não estou entendendo, quero saber dos ovos.

- Está bem, Gabriel. Paciência, a história ainda não acabou.

Como você sabe, o ovo é o símbolo da vida.

É através dele que todos os animais nascem e se reproduzem.

Você já viu quando a galinha choca e como nascem os pintinhos que mais tarde serão galos e galinhas também?

Com este símbolo temos a representação da Vida Eterna, que foi como Jesus sempre pregou.

- Mas estes ovos que a senhora falou não são de chocolate.

- Você tem razão, Gabriel. Acontece, que antigamente para comemorar a Páscoa, as pessoas presenteavam ovos verdadeiros de aves cuja casca era pintada com muito carinho para servir de enfeite e lembrança para a pessoa a quem eram ofertados; porém, esses ovos tinham a desvantagem de se quebrarem e se estragarem com facilidade.



imagem:http://www.fotosearch.com.br



Com a vinda da era moderna, os homens resolveram comercializar a idéia e assim produziram ovos de Páscoa de chocolate, de açúcar, porcelana, alumínio e outros materiais que serviram para conservar a idéia do ovo com facilidade e vantagem para comemorar a Páscoa da Ressurreição.

- Agora sim, entendi sobre os ovos. Mas e o coelho?


imagem:http://www.fotosearch.com.br/


- Bem, o coelho é o animal que representa o divulgador da notícia da ressurreição do Cristo por ser um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a idéia de alegria e felicidade.

Contam também que a tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa.

Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo.

Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida? Eu não duvido.



imagem:http://www.fotosearch.com.br


Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos.

Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Eles geram grandes ninhadas!

Então é assim, Gabriel, a comemoração da Páscoa associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e os ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, que são oferecidos como presentes.

E como a origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução e o significado da Páscoa para os cristãos é ressurreição, renascimento, início de uma nova vida - nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Foi assim que decidiram juntar as duas figuras: Coelho + Ovo de chocolate e crianças do mundo inteiro ficaram felizes no dia da Páscoa.

E ainda ficam. O que é muito bom!

Na realidade o que não é saudável é o fato de que a maioria delas fica feliz sem sequer saber o real significado desse dia.

- Tem razão professora - disse Gabriel - eu mesmo não sabia nada disso e acreditava que o Domingo de Páscoa significava apenas o dia especial em que o coelhinho vinha trazer ovos para a gente.

Agora que conheço a história não vou me importar se não receber nenhum ovo. Ou melhor, vou me importar sim, mas vou entender que eu posso comer chocolate qualquer dia e que a lição da Ressurreição de Jesus é um motivo que devo guardar em meu coração e ficar muito feliz por ter acontecido.

Espero que no próximo Domingo de Páscoa eu possa comemorar o amor que Jesus nos ensinou com todas as pessoas que conheço. Se tiver ovinhos de chocolate, tanto melhor...

- Isso mesmo Gabriel. Para nós, os cristãos, o centro de nossa fé será sempre Cristo que morreu e ressuscitou para nos mostrar que o Reino de Deus pregado por Ele está presente e vivo entre nós. O sonho de um mundo irmão, de paz e solidariedade.

E lembre-se, essa lição é para todos os dias de nossas vidas. Nós devemos amar sempre aos nossos semelhantes: nos dias de festa, nos dias comuns, nos dias alegres e até nos dias tristes, porque quando respeitamos e amamos as pessoas, nós somos felizes.


FELIZ PÁSCOA GABRIEL!



imagem:http://www.fotosearch.com.br

texto adaptado/ Heleida Nobrega Metello
fonte:siteamigo.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui